sábado, 30 de setembro de 2017

26º Domingo do Tempo Comum - Mt 21,28-32



EVANGELHO
Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes
e anciãos do povo:
28
Que vos parece?
Um homem tinha dois filhos.Dirigindo-se ao primeiro, ele disse:
`Filho, vai trabalhar hoje na vinha!'29O filho respondeu: `Não quero'.
Mas depois mudou de opinião e foi.30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa.Este respondeu: `Sim, senhor, eu vou'.Mas não foi.
31
Qual dos dois fez a vontade do pai?'Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: 'O primeiro.'Então Jesus lhes disse: 'Em verdade vos digo,
que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus.32Porque João veio até vós, num caminho de justiça,e vós não acreditastes nele. Ao contrário,
os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso,
não vos arrependestes para crer nele.
Palavra da Salvação. 

A sabedoria da Fada Mestra
Esta história aconteceu lá no reino das fadas. A Mestra das fadas estava se sentindo muito velha e queria muito saber em que fada confiar para substitui-la, quando chegasse à hora.Então simulou que estava muito doente e que precisava muito de um chá de ervas silvestres que só existia lá do outro lado na floresta sombria.As fadinhas ficaram apreensivas com a doença da Mestra, pois a tinham como uma mãe. Era ela que tinha ensinado tudo que elas sabiam sobre magia.A Mestra tinha predileção por duas fadinhas muito graciosas e achava que uma delas seria a sua sucessora era: a fada Azul e a Fada Vermelhinha. Elas sabiam tudo sobre as técnicas mais rigorosas da magia, pois a Mestra não escondia nada delas. Então pensou em chamar a Fada Azul, por ser mais educada, mais simpática, para buscar as ervas lá na floresta. De certo, pensava ela , jamais se negaria , seria a escolhida, a melhor.A pequena aprendiz de fada foi depressa chamar a fadinha.Quando ela chegou, a Mestra falou: _ Fada Azul, como você sabe estou muito doente e como preciso das ervas para me curar. Só que não posso fazer magia para buscá-las e também não posso permitir que sejam feitas, pois senão elas perdem seu valor medicinal. Por isso, estou pedindo para que você busque as ervas para mim. E a fadinha, toda carinhosa, respondeu a Mestra: _ Pode deixar comigo, Mestrinha.  Chamou a Fadinha certa. Vou num pé e volto noutro. A senhora só quer as ervas? Não quer que eu mesma prepare o chá? Ou traga algumas torradas para acompanhar? _ Não, querida! Muito obrigada, pela sua gentileza. Mas só quero as ervas! _ Estou indo o mais rápido possível. Pode confiar! Não vai nem dar tempo de fechar seus olhos. E falando assim saiu disparada pela porta. A Mestra ficou satisfeita com a fadinha que ao sair de lá, de perto da Mestra, esqueceu a promessa que tinha feita a ela e não foi buscar as ervas. Logo que a Mestra ficou sabendo que a Fadinha Azul que disse que iria, mas não foi… Ficou decepcionada.. Desapontada mesmo. Esperava tanto daquela fada.  Chegou a pensar que ela será a sua substituta, mas agora não… Representava mais nada para ela. Mandou chamar então a Fada Vermelha, que era um poço de preguiça. Levou tempo para ela chegar e, quando chegou o mau humor estava em alta. _ Como vai, Fada Vermelha! Senti sua falta, não veio me visitar. E ela respondeu: _ Ninguém me disse que era pra eu vir! _ Tudo bem, eu te entendo. Só que eu preciso de um favorzinho seu! _ Ah… Agora eu sei por que não tinha vindo aqui antes. Sabia que não tinha me chamado aqui à toa. _ Deixe de ser mal-criada, fadinha! _ Mas foi a senhora mesma quem me criou! _ Deixa pra ela. Eu queria que você fosse buscar as ervas lá na floresta para mim, para curar meu mal! _ O quê?  Enlouqueceu!!!Lá naquela floresta escura? Mas de jeito nenhum, de maneira alguma, não tem magia que me faça ir lá. Pode esquecer, pediu para pessoa errada. Eu não vou de jeito nenhum !!! Esquece. Falando assim ela saiu sem se despedir. A Mestra quase morreu mesmo, mas não foi por falta das ervas, foi de tristeza, por ver que não poderia entregar o Reino das Fadas àquelas que ela achava que estavam mais preparadas. Passou um tempinho e a Fada Vermelha entrou com as ervas na mão e entregou-as à Mestra. Mestra__ Mas… Mas… Você disse que não iria buscá-las? Fez-me sofrer tanto pela sua atitude e agora aparece com as ervas aqui? Por que fez isso? Fada Vermelha_ Eh……. É…. Que você já sabe.. Eu sou assim.. Falei que não ia, mas me arrependi e fui. Estão ai as ervas. Espero que elas te ajudem a melhorar Falando assim deixou a Mestra com sua pequena aprendiz e saiu. Então, com as ervas na mão, ela virou-se para a aprendiz de fada e perguntou? _ Qual das duas fadas agiu melhor nesta história? A pequena ficou toda corada de vergonha, mas disse: _ Sabe Mestra.. A meu ver todas duas agiram erradas. Foram ingratas… Uma porque disse sim e não foi e, a outra, porque fez à senhora sofrer com seu Não e depois arrependida foi buscar as ervas. Quero dizer que se a senhora tivesse mesmo doente e precisando das ervas, quase teria morrido por negligência delas. Mas pensando por outro lado a falda vermelha agiu melhor do que a azul. Graças a ela a erva chegou e se o senhor tivesse mesmo doente teria sido a vermelha que a salvaria. _ Muito bem! Parabéns pequena aprendiz. Só uma delas merece ser a minha substituta.. _ É mesmo, Mestra? Mas quem será? _ Pela atitude de ter trazido até mim o que necessitei foi à fada Vermelha, vou treinar para ser a grande Mestra um dia. Chame-a para mim, querida aprendiz. E assim aconteceu. Quando a Mestra se aposentou, chamou a Fada vermelha deu-lhe bons conselhos e a proclamou a rainha das Fadas, pela atitude de mudança… de conversão operado pelo seu coração E a outra fadinha? Não ficou com raiva? Claro, né.. Quem é que gosta de perder, ela até souber dizer a coisa certa, mas no momento de fazer ela não soube cumprir com suas palavras. Por isso, devemos ser sempre fieis a quem amamos e dispostos a servir fazendo muitas vezes do nosso não uma ação do nosso sim.
Compromisso da semana: Neste mês missionário, rezar de modo especial por todas as pessoas que anunciam o evangelho, sobretudo as que passam por dificuldades em lugares distantes e violentos.


FONTE- CATEQUESE  CATOLICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário