quinta-feira, 21 de setembro de 2017

25º Domingo do Tempo Comum

Apucarana, 24 de setembro de 2017.
TEMA: “Amigo, eu não fui injusto contigo... Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?”

“Somos convidados a servir o reino de Deus com generosidade, amor e gratuidade, seguindo os caminhos do Senhor, que são de justiça e bondade. “

1.AMBIENTAÇÃO: Olá crianças!!! Vamos iniciar nosso encontro com muita alegria, cantando o sinal da cruz. ( cantar outros cantos de animação também).
2.PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO:

Vamos analisar umas figuras!
Figura 1 - O que os meninos estão fazendo? Por que que estão assim?

Figura 2 -  As meninas estão conversando calmamente ou não? O que vocês acham que aconteceu?

1 Figura 3 - O que essas imagens representam?


      Conclusão:
       Vejam só, nós julgamos pelo que os desenhos mostravam, mas lá no fundo não sabemos exatamente o que aconteceu!  Apenas damos um palpite.  O evangelho de hoje nos fala sobre a generosidade e bondade de Deus, que é diferente da nossa. Deus nos ensina a não julgar pelas aparências.   Vamos meditar o que Ele nos ensina em Mateus 20, 1 - 16).

3.EVANGELHO ILUSTRADO PARA CRIANÇAS : (Mt 20,1-16a)





Conclusão: Deus quer que não julguemos as pessoas, quer que não sejamos invejosos, mas que sejamos amorosos e misericordiosos.  A generosidade e as recompensas de Deus são diferentes das nossas. Saber que a inveja não agrada a Deus.

Na historia vimos que os homens que trabalharam mais e receberam o mesmo pagamento ficaram murmurando contra o dono da vinha.

Mas o que é murmurar ou resmungar? (deixe as crianças responder) É falar entre dentes, baixo, se queixar, com mau humor, é falar mal.

Porque eles murmuravam? (deixe as crianças responder) Porque se sentiam injustiçados, eles estavam com inveja dos homens que trabalharam menos e ganharam o mesmo tanto.

O que é inveja? (deixe as crianças responder) Inveja é querer o que o outro tem, é cobiçar as coisas do outro. É se sentir triste quando o outro vai bem ou possui algo que a gente queria ter.

Já aconteceu isso com você?

Por exemplo NA ESCOLA- A inveja que temos por não tirarmos uma nota boa, ou não termos um tênis de marca, ou material escolar como algum colega, esse sentimento invejoso não agrada ao Senhor. Ele conhece o nosso coração.

Ou às vezes em casa, queremos o que os nossos irmãos têm,ou fazem e achamos que somos injustiçados. Você tem inveja de alguém? Por quê?

Muitos gostam de ser primeiro em tudo, e querem que os outros se dêem mal, não querem perder ou ser segundos. Jesus nos ensina com esta parábola que no reino dos céus não é primeiro quem tem essa atitude, mas é primeiro aquele que ama o próximo e se nega a ser invejoso, é primeiro aquele que trata aos outros da maneira que gostaria de ser tratado.


4.Atividades:
a) Para colorir atividade alusiva
b) Brincadeiras recreativas

Pesquisa: Luzia de F. G. da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná

Fonte: http://www.missacomcriancas.com.br/site/25o-domingo-do-tempo-comum-ano/







Nenhum comentário:

Postar um comentário