sexta-feira, 1 de setembro de 2017

22º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Evangelho - Mt 16,21-27

Naquele tempo:Jesus começou a mostrar a seus discípulos
que devia ir à Jerusaléme sofrer muito da parte dos anciãos,
dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei,e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo:'Deus não permita tal coisa, Senhor!
Que isto nunca te aconteça!'Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse:'Vai para longe, Satanás!Tu és para mim uma pedra de tropeço,
porque não pensas as coisas de Deus mas sim as coisas dos homens!'
Então Jesus disse aos discípulos:'Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo,tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la;e quem perder a sua vida por causa de mim,vai encontrá-la.De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro
mas perder a sua vida?O que poderá alguém dar em troca de sua vida?
Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos,
e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.
Palavra da Salvação.

Tome a sua cruz e siga-me


1º personagem entra carregando uma pequena cruz (como se fosse uma cruz enorme , entra xingando , excomungando a pequena cruz como se ela fosse enorme, coloca uma almofada no ombro pra carregá-la).
Carrega-a com muita dificuldade, puxa-a pela corda e chora sobre ela, resmunga com o povo, faz uma cena e tanto com a cruz como se estivesse cansado demais de carregá-la.
2ºpersonagem – entra com uma cruz bem maior, entra carregando com dificuldade, não consegue ficar em pé é peso demais, ele vai colocando mais peso pelo caminho, mais sacolas, mais garrafas pets, mais lixos, latas panelas… pára , pede ajuda ao outro , o outro tenta se esconder , finge que a sua é maior que está muito mais difícil que a dela .ele sofre com sua cruz
3º personagem. Entra com sua cruz, mas entra cantando, alegre, como se a cruz não fosse tão pesada.. Pára, limpa a cruz, coloca flores, enfeita com lenços coloridos, se alegra com a cruz… Depois ele percebe os outros, o 2º caindo. Ele tentar chegar rápido para ajudá-lo, mas cai tb.. Ele pede ajuda ao 1º que finge não poder ajudar, pois a cruz dele é muito pesada, ele se esconde atrás da cruz. O 2º se e levanta tenta ajudar o outro a ficar em pé.. Com muita dificuldade eles ficam em pé… Então o 2º tenta caminhar.. Está cansado, é difícil.. O 3º o anima, mostra o caminho.. Diz que ele precisa ser forte.. Mas ele não consegue erguer a cruz, o 1º não quer ver nada, saber de nada e nada faz.
O 3º então levanta o irmão, isso sem deixar a cruz em momento nenhum e ergue a cruz, chama o 1º que fica em dúvida.. O 3º coloca a cruz do outro e o dá o ombro pro outro tb.. E tentam caminhar.. Está difícil demais. Então o 1º é tocado e sai para ajudar os outros dois… Com isso eles ficam em pé com suas cruzes e os três caminham com facilidade saindo pela porta e alguém diz a seguinte frase:
“É preciso renunciar-se a si mesmo, pegar a sua cruz e seguir nos passos de Jesus”.
Ideia para trabalhar esse Evangelho

Existe uma história com dobradura que é muito interessante!! Pode ser dado uma folha de papel sulfite para cada criança e começar a contar a história para eles dessa forma:

Nenhum comentário:

Postar um comentário