sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA


Apucarana, 27 de dezembro de 2015.


FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA






1. AMBIENTAÇÃO: Olá crianças! Que maravilha podermos nos encontrar na Salinha Catedral para aprendermos mais das coisas lindas de Deus! Vamos iniciar cantando a canção do Sinal da Cruz. 
( cantar também outros cantos de louvores)

2. PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO: 
Nesses dias nossas casas estiveram enfeitadas com muita cor e beleza para comemorarmos o Natal. O tinha de decoração na sua casa? ( aguardar que respondam). Vamos lembrar quais são os símbolos do Natal, então?

a) Presépio:  O primeiro foi Criado por São Francisco de Assis, no século XIII, em 1223. Com o objetivo de ensinar as crianças o nascimento do menino Jesus.

b) Árvore natalina:  É simbolizada por um pinheiro enfeitado de luzes e de bolinhas coloridas, e para os cristãos reúne dois símbolos religiosos: a luz e a vida.


c)Estrela de Belém - Simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente.




d) Papai Noel - Personagem destacado no natal . São Nicolau, chamado santa Klaus, bispo de Myra, na Licia antiga (atual Turquia). Durante o século IV, este homem de fé marcante foi transformado legendariamente neste Papai universal que oferece às crianças: brinquedos, presentes e carinhos.



EVANGELHO: Todos esses símbolos enfeitam nossos lares porque Deus se fez homem e veio morar entre nós - sabe como?? Como Menino Jesus. Vamos agora lembrar como isso aconteceu.

Era uma vez uma moça chamada Maria que morava na cidade de Nazaré, ela gostava de ajudar as pessoas. Sua maior qualidade era ser humilde de coração. Por isso ela achou graça diante de Deus que a escolheu para ser a mãe de seu filho Jesus Cristo, o Salvador do mundo. 
Então Deus enviou um anjo até a casa de Maria, o anjo disse:
- Maria, não temas! O Senhor é contigo! Traga novas de grandes alegrias. Tu achaste graças diante de Deus, eis que você dará a luz a um filho e dará o nome de Jesus, este será chamado de filho do Altíssimo, e será o príncipe da paz.
Maria ficou muito feliz e orou agradecendo a Deus.
- Obrigada, Senhor! Porque escolheste a tua humilde serva para ser a mãe do seu filho amado.



Logo que o anjo falou com Maria, ela foi visitar sua prima Isabel para contar as boas novas, no entanto Isabel ao ver Maria ficou possuída do Espírito Santo. E disse: 
- Bendita és tu entre as mulheres, bendito é o fruto do teu ventre.
Passaram-se nove meses a barriga de Maria já havia crescido e ela teve que viajar com seu esposo José para Belém para se recensear. Quando chegaram a Belém a cidade estava cheia de gente, muitas pessoas de todas as partes estavam ali para o recenseamento, por isso José não achou nenhuma vaga nos hotéis da cidade, todos estavam super lotados.
José falou para o atendente de um dos hotéis.





- Amigo, minha esposa está prestes a dar a luz será que você não tem um lugarzinho que ela possa ao menos passar esta noite?
- Só tem o estábulo, onde ficam os animaizinhos se você quiser podem passar a noite lá.
E lá se foram José e Maria para o estábulo. Era um lugar simples e humilde e ali mesmo Maria deu a luz ao menino Jesus, O Salvador do Mundo, O Príncipe da Paz e o envolveu com faixas e colocou-lhe em um bercinho de palha chamado de manjedoura.



E lá no campo, estavam os pastores, cuidando de suas ovelhinhas, quando um anjo do Senhor apareceu e lhes deu a notícia do nascimento do menino Jesus.
- Jesus, nasceu lá em Belém em um estábulo.
De repente apareceram muitos anjos cantando:
- Glória a Deus nas alturas e paz na Terra entre os homens de boa vontade.
Os pastores imediatamente foram a Belém ao encontro de Jesus e ficaram felizes em vê-lo.







Os magos que moravam viram a estrela no Oriente e a seguiram e ela os levou onde estavam o menino com a sua mãe. Então os magos prostraram-se e adoraram Jesus e presentearam o menino com ouro, incenso e mira.







E foi assim que Jesus veio ao mundo , nasceu numa cidade chamada Belém, tendo como família José e Maria e cresceu em sabedoria e graça para nos ensinar a amar!










ATIVIDADES: 
a) Salinha de recreação para os bebês
b) Montagem do Presépio - para as crianças maiores.






CONTRIBUIÇÃO: Pesquisa - Luzia de F. G. da Silva - Escola Nossa Senhora da Alegria - Apucarana








Nenhum comentário:

Postar um comentário