terça-feira, 15 de dezembro de 2015

4º Domingo do Advento


“Será cumprido o que
o Senhor lhe prometeu.”



"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!"






Evangelho Lucas 1, 39-45

Uhuuuuulll Jesus está chegando! E antes Dele vai chegar uma pessoa super especial. Vocês sabem quem é?
Estamos falando de João Batista, precursor de Jesus, filho de Isabel e Zacarias.
Nesse domingo, vamos ouvir no Evangelho sobre a visita que Nossa Senhora fez a sua parenta, Santa Isabel, que já era idosa e estava grávida. Isabel morava um tantão longe de Nossa Senhora, e mesmo estando grávida, Maria foi até lá. Vamos curtir essa Palavrinha Salvação?
Depois que o Anjo Gabriel anunciou o nascimento de Jesus, Nossa Senhora se levantou e foi com muita pressa a uma cidade de Judá, na região montanhosa. Lá nesse lugar morava isabel.
Quando Nossa Senhora entrou na casa de Zacarias e falou com Isabel, o bebê João Batista se mexeu de tanta alegria em sua barriga e ela ficou cheia do Espírito Santo de Deus!
Depois disso, Isabel falou bem alto:
"Bendita es tu entre as mulheres e Bendito é o fruto do teu ventre. De onde vem esta grande honra, da mãe do meu Senhor vir me visitar?
Maria ficou um tempão com Isabel e a ajudou a cuidar da casa, do bebê João Batista e de tudo o que Isabel precisasse. Por isso mesmo, Maria é a mãezinha que nos ensina sempre a servir ao próximo!

Teatro:
Ana: oi Amiguinhos! Tube bem?
Bia: Oi galerinha! OI Ana...
Ana: Oi! tubem bem? Está precisando de alguma coisa?
(Bia fica surpresa)
Bia: Oiii? O que vc perguntou?
Ana: Perguntei se está precisando de alguma coisa! Está?
Bia: Vc está doente?
Ana: Não! Porque?
Bia: Ué? Vc me perguntando se quero alguma coisa! Só pode estar doente!
Ana: Claro que não!
Bia: Ah bom! Se é assim... estou precisando que vc faça minha tarefa da escola...
Ana: Claro! Faço com maior prazer!
Bia: Faz com prazer? Estou realmente surpresa! Bom... preciso de muito mais coisas... preciso que vc arrume meu quarto, meu guarda roupa...
Ana: Acho que vc esta abusando agora!!!
Bia: Não estou não!
Catequista: Oi crianças!
Ana: Que bom que vc chegou catequista. a Bia está abusando...
Catequista: Abusando?
Bia: Catequista, presta atenção que eu vou explicar! Cheguei aqui e a Ana veio perguntando se preciso de ajuda!
Ana: Perguntei mesmo! Mas ai ela começou a falar que queria que eu fizesse a tarefa, arrumasse o guarda roupa o quarto! Vê se não é abuso?
Catequista: Mas por que vc ofereceu ajuda pra ela?
Ana: Então... eu prestei muita atenção no Evangelho de hoje, e aprendi com Maria que devemos estar prontos a servir como ela fez a Isabel...
Bia: Agora entendi! Vc está falando da visita de Maria a Isabel...
Catequista: Olha que lindo! Nossa Senhora, quando soube que Isabel estava grávida, foi correndo ajudá-la!
Bia: Mas por que ela fez isso?
Catequista: Ela fez isso porque Isabel já tinha mais idade quando engravidou!! Então Maria foi oferecer ajuda!
Ana: Exatamente o que eu quero fazer, quero imitar Maria e oferecer ajuda para quem precisar!!
Catequista: Muito bem!! Devemos aprender com Maria a sempre estar prontos a oferecer a nossa ajuda a quem precisa! E Jesus aprendeu muito bem com Ela... afinal Ele veio nos ensinar que é preciso servir!
Bia: Agora estou entendendo e também quero imitar Maria!!
Catequista: E tem mais uma coisinha... Maria, Nossa Mãezinha, nos fortalece sempre através da oração! Ela intercede, ela ora pelas nossas necessidades! Então vamos pedir que ela venha nos ensinar como servir sempre!!!
Ana e Bia: Amém!

ORAÇÃO

Motivar as crianças para que façam pedidos a Nossa Senhora e após fazer a oração.
Querido Jesus, que eu possa aprender com Sua Mãe a sempre servir a todos que precisam da minha ajuda. Que assim como ela, eu aprenda a falar sim a todo chamado que o Senhor me faça! E que Nossa Senhora leve esses meus pedidos como presente a Ti Jesus! Amém...



Dinâmica:
Trabalhar os valores.
As crianças podem estar em círculo sentadas no chão.
Antes de iniciar, explicar as palavras que combinam com os gestos. (pode se fazer cartazes)
Depois de treinar um pouquinho a dinâmica pode ser realizada.
PAZ: levantar os braços
AMOR: jogar beijo
SOLIDARIEDADE: abraçar a si mesmo (ou o amiguinho ao lado)
FELIZ NATAL: bater palmas

Era uma vez, um meninos chamado AMOR. Ele sonhava sempre com um mundo diferente, cheio de coisas boas, amizade e felicidade.
AMOR tinha um lindo sonho: que todas as pessoas do mundo colocassem em prática a SOLIDARIEDADE e a PAZ.
AMOR sabia que não era um sonho impossível, mas difícil de realizar. Então, partiu pelo mundo pedindo ajuda a todas as crianças.
Na escola onde estudava, na igreja, ele encontrou seus amigos e contou seu sonho. Neste instante o AMOR começou a perceber que o sorriso dos seus amigos transmitia  PAZ e que a SOLIDARIEDADE existia.
Neste momento, um amigo perguntou:
AMOR, você encontrou um mundo cheio de PAZ e da SOLIDARIEDADE que procurava?
O AMOR alegre respondeu:
- Sim encontrei! Ele existe no coração de cada pessoa, basta sabermos nos colocar no lugar do outro.
Assim, o menininho chamado AMOR e seus amigos ficaram muito felizes e saíram alegres por iniciares mais um ano distribuindo sorrisos de FELIZ NATAL e FELIZ ANO NOVO!






Nenhum comentário:

Postar um comentário