quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

EPIFANIA DO SENHOR Mt 2, 1-12

EVANGELHO
Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente  viemos adorá-lo”.
Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.
Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.
Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

UNIAO EM TORNO DE JESUS

Ao redor  da gruta onde Maria e Jose esperavam o bebe que iria nascer  havia treis canteiros com flores belíssimas, o primeiro de rosas brancas, o segundo de rosas amarelas,e o terceiro de rosas negras.
Borboletas coloridas,leve-me leve-me para dentro da gruta quero ver a criancinha que nascer,
Disse uma florzinha bem branquinha .
 Borboleta  de bolinha eu também  quero ver,  reclamou uma das flores negras .
Borboleta de listrinha veja como sou bela ....quero enfeitar o presépio.
As borboletas prestativas atenderam os pedido das belas flores e a gruta cobriu-se de cores  ,perfumes e  muitas alegria.
O bebe já tinha nascido , E Maria  e Jose apresentaram o filho de Deus, o salvador do mundo.
Os carneirinhos  deram ao bebe muitas lã para aquece-lo   , os sábios, conhecidos , por Reis
Magos, trouxeram de seus países ouro, incenso e mirra, e as flores se uniram, num grande ramalhete, formando um arco de três cores, unidos pelo amor de Jesus.
Os presentes dos magos também nos indicam quem é o menino recém-nascido e nos ajudam a compreender sua missão. O ouro indica que ele é o verdadeiro rei, diferente dos reis da terra, pois Jesus vem instaurar o reinado de Deus pelo perdão e pela justiça. O incenso indica que ele é Deus e como tal deve ser adorado, em seu infinito poder de amar e dar a vida. A mirra indica a natureza humana de Jesus, Deus que se encarna, assume a condição humana, sofre até as últimas consequências e dá a vida na cruz.
E nós, onde e quando temos encontrado o Senhor? E quais presentes temos oferecido a ele?
Nada de separação, de racismo e desunião, Jesus mensageiro de Deus quer que vivamos em União e Paz.
Este ano novo seja de benção a todos que sofrem, de alegria para os que vivem tristes com injustiças e humilhações porque nos de todas as raças somos irmãos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário