sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

2º Domingo do Tempo do Advento – Ano C

Acolhida – Desejar a paz que sejam bem vindos, pode ser cantando.


Animação- Música Sinal da cruz, pecado pecadinho pecadão, louvar com a vovó ou a escolha do grupo.

Explicar o significado do Advento- período de preparação, tempo de espera d’aquele que há de vir. Quem vira – Jesus. Estamos esperando a vinda de Jesus. Somos convidados a nos preparar para receber Jesus.
Em que devemos mudar nosso comportamento. Procurando não brigar, não responder aos mais velhos, não mentindo, sendo caridosos com os necessitados...

Terminar este momento com uma oração , e logo após cantar a música pecado pecadinho pecadão isso não entra no meu coração. Oração – do Pai nosso e Ave Maria com gestos.



O Precursor

Evangelho: Lc 3,1-6 
No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia,
Herodes administrava a Galiléia, seu irmão Filipe, as regiões da Ituréia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.


E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ´preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. E todas as pessoas verão a salvação de Deus´”

“Todo homem verá a salvação de Deus”.

   HISTORIA-                                O PEIXINHO LUZ

        Era uma vez um mar...
         Um mar escuro, muito escuro. As criaturas que lá viviam pouco enxergavam, pois onde não existe luz, os seres têm dificuldade de enxergar sabiam?
         Tudo, lá naquele marzão, era tão triste, tão escuro, tão feio e assustador.
         Os bichinhos mal se conheciam e quando isso acontecia, era sempre motivo de muitas brigas e desavenças. Cada um queria defender o seu espaço. Ninguém sabia o que era repartir alguinhas, um cantinho qualquer para outro peixinho necessitado. Ajudar os outros? Que nada! Viviam cada qual no seu cantinho, egoístas que eram – acho que é por isso que viviam no escuro.
         O Rei dos Mares, o Senhor das águas, olhou aquele mar tão triste, tão dividido e teve pena, pois ele amava cada uma daquelas criaturas que habitavam o Mar Feio. Ele então pensou e chegou a conclusão que aqueles bichinhos precisavam de luz. De uma luz forte, muito forte, que mudasse a vida deles. Que trouxesse a eles uma esperança, uma vida nova. E começou a trabalhar nessa ideia. Isso mesmo! Iria mandar ao mundo o seu Filho tão amado. Ele sim, traria luz definitiva para aquele marzão.
         Mas, era preciso preparar bem seu Filho, pois sabia que muitos perigos o mar oferecia e, foi aí, que ele resolvera mandar antes de seu Filho, o peixinho Luz.
         O peixinho Luz era especial, era o mensageiro do Senhor das Águas. Sua missão? Ah, sim! - Preparar o caminho para quando viesse ao mundo das águas, o Filho amado do Senhor. E o peixinho animado e feliz com sua missão disse ao Senhor:
         Glub, Glub... Pode deixar Senhor. Eu prepararei os caminhos para quando o seu Filho chegar. Vou endireitar suas estradas e levar luz ao mal. Minha luz será pequena diante da que virá; mas eu chamarei todos a me seguir e vou prepará-los para o Senhor.
         E lá se foi o peixinho Luz “pro marzão feio”.
         Finalmente... Catapum! O peixinho Luz chega ao Mar Negro. Nossa! Como ele se assusta! É tudo assustador naquele escuro. Era uma feiura sem fim, uma tristeza sem fim. Mas o peixinho Luz era corajoso e não se esquecia da sua missão. Com a ajuda do Senhor das Águas, ele brilhou, brilhou muito!Um brilho que encheu de luz a sua volta.
         Os moradores do mar se aterrorizavam  e perguntavam entre si:
         Lula: - De onde vem essa luz tão forte, que chega até nos cegar?
         Polvo: - que é o intruso que ousa vir nos incomodar?
         Estrela do Mar: Tanto brilho, tanta luz, tanta beleza!
         Peixe: - Vejam! O mar está lindo assim cheio de luz. Quem será esse ilustre visitante?
         E o peixinho começou a sua missão e chamava os moradores par a ouvi-lo e seguir sua luz. Falava bonito e mostrava a todos que era preciso mudança, conversão. Que aquela vidinha triste e sem graça teria que mudar, pois em breve, muito em breve, eles receberiam uma luz definitiva, que iria diante Daquela que viria, não era nada! Ela, sim! Seria uma luz eterna, e quem a seguisse não morreria jamais.
         Gente, foi uma confusão! A bicharada ficou toda alarmada, não sabia o que fazer.
         Alguns pensaram, pensaram, e decidiram:
         Todos: - Vamos seguir essa luz!
         E se colocaram ao lado do peixinho Luz. Confiaram em suas palavras e agora estavam dispostos a segui-lo e ajudá-lo em sua missão. Afinal de contas, aquela luz do peixinho já havia tocado o coraçãozinho de alguns deles. Agora eles estavam dispostos a tudo mudar.
         Mas nem todos haviam se decidido ainda. Eles conversavam assim:
         Polvo: - Eu não vou! (dizia o polvo). Como posso seguir esse peixinho Luz? Melhor é ficar aqui, no escuro! É feio, mas é seguro...
         Lula: - Mudar? Eu? De jeito nenhum – dizia a Lula.
         Peixe: Pois eu vou! Aquela Lua, aquele brilho, aquele chamado! Eu tenho que segui-lo. Alguma coisa aqui dentro mudou – falou com brilho nos olhos o peixinho colorido.
         Peixe Espada: Eu também irei. A vida no mar depois da vinda do peixe Luz mudou. Imaginem quando a Luz que ele nos prometeu chegar? Tudo será lindo, limpo, claro e cheio de vida – dizia em alto e bom tom, o Peixe Espada.
         E o peixinho Luz cumpria a sua missão. Chamava por onde passava os moradores do mar a viverem a alegria da Luz; da Luz que estava para chegar.
         E o marzão começou a mudar. Muitos e muitos peixinhos preferiram ficar com a Luz e aprenderam a se amar a serem solidários e fraternos. E estavam prontos a seguir a Nova Luz anunciada pelo peixinho.
         Dizem que no Marzão Feio que era antes todo escuro e triste, estava mudado! Já existia luz e alegria e todos aguardavam a vinda gloriosa da Grande Luz.
         Dizem também que lá no marzão ainda existem muitos bichos que vivem no escuro, se recusando a seguir a luz, não acreditando nas verdades do peixinho... não se convertendo, não se abrindo à mudança e, por isso, vivem tristes e escondidos, com seus corações fechados, trancados pelo egoísmo.
         E vocês, crianças, também são como esses peixinhos, no grande mar que é a vida?
         Vocês estão com o Peixinho Luz, que é o mensageiro do Senhor, João Batista?
         Ou estão no escuro, não acreditando que a Frande Luz, que é Jesus, possa encher de vida nova a vida de vocês?


Devemos preparar o nosso coração
 para Deus plantar a semente da sua Palavra
 e fazer brotar muitos frutos bons.



Nenhum comentário:

Postar um comentário