sexta-feira, 22 de julho de 2011

XVII DOMINGO DO TEMPO COMUM

24 de julho de 2011

Ano A - Cor Verde

“O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo.
Um homem o encontra... e cheio de alegria... vende todos os seus bens e compra aquele campo.”

ACOLHIDA
Animador: Eu vou seguir Jesus e você vai também, só falta comprar passagem, passagem para o velho trem.Parou.
Com.: Parou! Vixe mas você chegou muito animada hoje.
Animador: è que eu quero seguir Jesus e assim como ele alcançar o céu.
Com: eu também quero seguir Jesus, mas eu to com uma dor de cabeça danada só de pensar, tem dia que eu nem durmo.
Animador: como assim amiguinho.
Com:é que perto da minha casa nem passa trem, como eu vou seguir Jesus então.
Animador: não precisa pegar nem trem, nem ônibus, nem carro ou avião. Pra seguir Jesus temos que fazer as coisas que ele ensinou: amar a Deus nosso pai, honrar o papai e a mamãe e amar o próximo, perdoando e respeitando sempre.
Com: agora ficou mais fácil né? Ihu eu vou seguir Jesus e vocês vai também.
Animador: Então vamos fazer todos juntos nossa oração.

MÚSICAS: ...

EVANGELHO (Mt 13,44-52)

O quebrador de pedras

(Contamos a história com todos os elementos sobre uma mesa e, à medida, que contamos, vamos levantando o objeto de transformação visualizando para as crianças no que ele queria se transformar).

Era uma vez um simples quebrador de pedras que estava insatisfeito consigo mesmo e com sua posição na vida. Um dia ele passou em frente a uma rica casa valiosa e luxuosa de um mercador, onde importantes figuras freqüentavam a mansão.

- “Quão poderoso é este mercador!” pensou o quebrador de pedras. Ele ficou muito invejoso disso e desejou que ele pudesse ser como o comerciante.

Para sua grande surpresa, ele repentinamente tornou-se o mercador, usufruindo mais luxos e poder do que ele jamais tinha imaginado, embora fosse invejado e detestado por todos aqueles menos poderosos e ricos do que ele.

Um dia um alto oficial do governo passou à sua frente na rua, carregado em uma liteira de seda, acompanhado por escravos fortes e altos e escoltado por soldados, que batiam fortes seus tambores para afastar os pobres. Todos, não importa se eram ricos ou pobres, tinham que se curvar à sua passagem.

- “Quão poderoso é este oficial!” ele pensou. “Gostaria de poder ser um alto oficial!”

Então ele tornou-se o alto oficial, carregado em sua liteira de seda para qualquer lugar que fosse temido e odiado pelas pessoas à sua volta.

Era um dia de verão quente, e o oficial sentiu-se muito desconfortável na suada liteira de seda. Ele olhou para o Sol. Este brilhava orgulhoso no céu, indiferente pela sua pequena presença abaixo.

-“Quão poderoso é o sol!” ele pensou. “Gostaria de ser o Sol!”

Então ele tornou-se Sol. Brilhando ferozmente, lançando seus raios para a terra sobre tudo e todos, crestando os campos, amaldiçoado pelos fazendeiros e trabalhadores.

Mas um dia uma gigantesca nuvem negra ficou entre ele a terra, e seu calor não mais pode alcançar o chão e tudo sobre ele.

-“Quão poderosa é a nuvem de tempestade!” ele pensou “Gostaria de ser uma nuvem!”

Então ele tornou-se a nuvem, inundando com chuva campos e vilas, temor a todos.

Mas repentinamente ele percebeu que esta sendo empurrado para longe com uma força descomunal, e soube que era o vento que fazia isso.

-“Quão poderoso é o Vento!” ele pensou. “Gostaria de ser o vento!”

Então ele tornou-se o vento de furacão, soprando as telhas dos telhados das casas, desenraizando árvores, temido e odiado por todas as criaturas na terra.

Mas em determinado momento, ele encontrou algo que ele não foi capaz de mover nem um milímetro, não importasse o quanto ele soprasse em sua volta, lançando-lhe rajadas de ar. Ele viu que o objeto era uma grande e alta rocha.

-“Quão poderosa é a rocha!” ele pensou. “Gostaria de ser uma rocha!”

Então ele tornou-se a rocha. Mas poderoso do que qualquer outra coisa na terra, eterno, nunca se mexeria. Mas, enquanto ele estava lá, orgulhoso pela sua força, ele ouviu o som de um martelo batendo em um cinzel sobre uma dura superfície, e sentiu a si mesmo sendo despedaçado.

-“O que poderia ser mais poderoso do que uma rocha? Pensou surpreso. Ele olhou para baixo de si e viu a figura de um quebrador de pedras.

Então ele ficou sabendo que muitas vezes procuramos por aquilo que está dentro de nós mesmos. Pobre quebrador de pedras, perdeu a oportunidade de ser feliz e encontrar a sua maior riqueza, pois ela estava o tempo todo com ele mesmo. Assim é o reino dos céus, está tão próximo de nós, tão dentro de nós e nós, na maioria das vezes, achamos que ele está sempre no mais forte, no que possui mais valor, no distante e vamos procurar por um reino que não existe.

Precisamos é acreditar mais nesse Deus que mora em nós, nessa pérola que é nosso coração povoado por Ele, nessa rede que é o nosso corpo pra prender as palavras que Deus nos ensina, só assim, seremos verdadeiramente grandes possuidores desse reino.

ATIVIDADE: Pintura


PAI NOSSO COM GESTOS

Pai Nosso que estais nos Céus.
(Palmas abertas para cima, olhar voltado para o Céu).

Santificado seja o Vosso nome.
(Os braços elevam-se num gesto de louvor, com as palmas das mãos voltadas para a outra, à altura da cabeça).

Venha a nós o Vosso reino.
(Braços em cruz).

Seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu.
(Os braços descem).

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
(Mãos estendidas para a frente, como para receber o pão).

Perdoai as nossas ofensas,
como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
(Bate-se no peito e logo se dão as mãos).

Não nos deixeis cair em tentação.
(Os braços estendidos com as palmas das mãos num gesto de repulsa).

Mas livrai-nos do mal.
(volta-se à posição inicial: palmas abertas para cima, olhar voltado para o Céu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário