quarta-feira, 6 de julho de 2011

15º Domingo do Tempo Comum



Mateus 13,1-23

A Parábola do Semeador


  1. Oração

Sentar em círculo com as crianças e perguntar se já conhecem todas as pessoas que estão ali. Ao dizerem que não, afirma que Deus conhece sim e, ainda mais, conhece o coração de cada um. Se for possível passar um coração de pelúcia ou de isopor, fica mais dinâmico. Uma pessoa do grupo começa. Diz o que está trazendo hoje em seu coração e pede a Deus que abençoe o amiguinho que está ao lado, perguntando seu nome, após o que entrega o coração. Ir até o fim e, depois, fazer uma breve oração pelo dia e pela reunião.

  1. História

Utilizando um fantoche como o semeador, o narrador conta e o boneco encena. A ilustração ficará mais nítida se for possível usar elementos que simbolizem os pássaros, os espinhos, as pedras e o Sol.

Narrador: Olá, gente! Hoje tenho uma bela história. É de um homem que trabalhava na lavoura, plantando sementinhas. Era um semeador. A casa dele fica longe do trabalho, por isso, ele encheu um saco bem grande com várias sementes. Como estava muito cheio, algumas delas foram caindo pelo caminho.

As primeiras caíram e, logo que o semeador virou as costas, os pássaros, que adoram sementes, comeram todas.

Tiveram algumas que caíram sobre algumas pedras. Ninguém mexeu com elas, mas, como o Sol estava muito forte, elas secaram.

O semeador seguiu seu caminho e então algumas sementes caíram perto de um monte de espinhos. Elas até tentaram crescer, mas, os espinhos as sufocaram.

Por último, algumas sementes caíram numa terra boa. Elas cresceram e viraram lindas flores e árvores.

Vocês gostaram? Na verdade, foi Jesus quem contou essa história e, como muita gente não entendeu, ele explicou que ele era o semeador e as sementinhas eram os seus ensinamentos. Vocês sabem quais são os ensinamentos de Jesus? (esperar as crianças responderem).

Cada lugar que a sementinha caía era um coração diferente:

A primeira ficou dando sopa e os pássaros comeram. Eles representam o mal que vem e tira da gente tudo o que aprendemos de bom.

A segunda sementinha caiu num coração de pedra. O dono do coração nem ligou, era muito egoísta, nem quis saber de Jesus, e as sementes secaram ao Sol.

Sabe aqueles espinhos? Os ensinamentos caíram num coração que só estava preocupado com as coisas do mundo, com brinquedos, roupas, dinheiro. Então, tudo isso, o sufocou.

Mas, a última, essa caiu num coração bom! E vejam só que lindos frutos ela deu!

Jesus terminou a explicação dizendo que ele planta semente em todos os corações, mas, é a gente que precisa cultivá-las, caso contrário, elas morrerão ou alguém as levará embora.

  1. Dinâmica

Vamos plantar sementes de amor nos corações de nossos amiguinhos?

(cada criança recebe um coração de papel e alguns pedacinhos. Pedir para que todas as crianças façam bolinhas com os papéis e depois colem nos corações das outras. Encerrar explicando que cada um precisa cuidar de sua semente para que elas virem lindas flores ou árvores bem vistosas).

  1. Pintura
  2. Música: Girassol


Um girassol florido no jardim.

Buscando a luz do sol sorriu para mim

Eu também sou pequeno girassol

Buscando a luz de Deus sou feliz assim

Tenho mil sementes de amor para te dar (abraçar)

Tenho mil sementes de carinho pra te dar (abraçar)

Tenho mil sementes de ternura pra te dar (abraçar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário