quarta-feira, 13 de julho de 2011

16 º DOMINGO COMUM

CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LOURDES – APUCARANA - PARANÁ
Apucarana, 16 e 17 de julho de 2011.

16 º DOMINGO COMUM- TEMA - Parábolas sobre o reino de Deus

1. AMBIENTAÇÃO- Músicas Cristã infantis ( sugestões neste blog)
Sinal da Cruz e Oração do Pai Nosso com gestos

2. JESUS ENSINA COM PARÁBOLAS - Mt 13,24-43
- O que é parábola? Isso mesmo. Parábolas são historinhas que Jesus contava para enviar as verdades da vida e o instalar o bem em nosso meio.
No evangelho de hoje, Ele nos conta algumas parábolas:

1ª Parábola – O joio no meio do trigo



(mostrar a gravura do trigo e do joio). A plantação de trigo representa o Reino dos Céus ( tudo que é bom e maravilhoso neste mundo). O Joio representa o Mal. “Um homem semeou uma plantação de trigo, mas a noite o inimigo veio e semeou no meio do trigo uma praga chamada joio. Mas eles deixaram crescer tudo junto e quando chegou a colheita, colheram primeiro o joio, amarraram e queimaram, para depois colher o trigo”.
COMENTÁRIO: O semeador de boa semente é Jesus, o campo é o nosso mundo, a boa semente são todas as pessoas de bem. O joio representa o Mal. Quem corta e separa o joio do trigo são os anjos do Senhor.

2ª Parábola - O grão de Mostarda



( mostrar uma gravura do grão de mostarda e um pé de mostarda)
“ Jesus explicou que fazer o bem é como a semente de mostarda, ela é pequenina, mas depois que cresce se torna a maior das hortaliças, tanto que até os passarinhos gostam de fazer seus ninhos nela”
COMENTÁRIO: fazer o bem nem sempre é valorizado, mas com o tempo todos gostam daqueles que fazem o bem.

3ª Parábola – Fermento na massa


(mostrar a gravura)
“ Fazer o bem é como colocar uma colher de fermento na massa de pão. Apesar de aparentemente ser pouco é o suficiente para fazer crescer toda a massa”
COMENTÁRIO: As coisas boas não precisam ser divulgadas para que apareçam. No seu tempo elas farão o efeito.

3.ATIVIDADES:
1. Jogos de montar para os pequenos
2. Pintura – desenho para colorir
3. Jogos Recreativos:
a) Passe o grão
Crianças sentadas em circulo, tendo uma em destaque que deverá ficar escondida. A catequista deverá passar o grão ( como o passa anel) a todas as crianças, que deverão ocultar o suposto grão. A catequista pergunta a criança que estava escondida. – Com quem está o grão de mostarda? – ela terá 3 chances para descobrir. Caso consiga será a próxima a passar o Grão.
CONCLUSÃO: o reino de Deus é como este grão que pequenino escondido, uma vez em boas mãos que o plante, crescerá e se destacará em meio às outras plantas.

b) Construir oi Reino de Deus
Crianças em fileira, entre elas, uma que será o Inimigo. Outro que será Jesus deverá estar escondido até que a catequista determine o Inimigo. Dado o sinal “Jesus” perguntará um a um _ “Quer construir o Reino de Deus? Se a criança for do bem, responderá – “Sim”. Se for do Mal – responderá “Não”, e correrá perseguindo o Mestre. Todas as demais crianças deverão fazer uma corrente protetora a Jesus contra a instauração do Mal, impedindo que Ele seja alcançado.
CONCLUSÃO: O Mal está em nosso meio, devemos mesmo assim, construir o Reino de Deus e quando nos depararmos com o Mal, devemos nos unir numa corrente de fé contra ele.

Contribuição: Prof.ª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – www.nsalegria.com.br– Apucarana - Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário