quinta-feira, 23 de junho de 2011

13º DOMINGO DO TEMPO COMUM


QUEM PERDE A SUA VIDA ,

POR CAUSA DE MIM, VAI ACHÁ-LA"

MT 10, 37-42



Acolhida: Acolher a Criança desejando a paz , cantando ( Paz amiguinho que bom que você veio Jesus te criou com muito amor)
Animação: Músicas : O trem, Eu digo digo Sim, Pecado Pecadinho ou a escolha do grupo...
Oração: Pai Nosso e Ave Maria com gestos.
Louvor: Fazer um momento de louvor , deixar a criança louvar a Deus pela família , pelos amiguinhos....

História : contada a critério do grupo, ou com Fantoche, com desenhos ilustrando a história, somente narrada.

AS FORMIGAS MISSIONÁRIAS
Um belo dia, as formiguinhas recebiam da formiga mestra , uma missão. Elas deveriam levar até outro formigueiro onde havia outras formiguinhas precisando de muita ajuda, pois estava muito frio e o estoque de alimentos delas havia terminado.
Aquela deveria ser a missão das formiguinhas que saíram do formigueiro e se colocaram a caminho.
No Caminho iam conversando:
- Está tudo errado!-Que absurdo! Eu ter que carregar folhas para alimentar outras formigas? Elas deveriam se envergonhar de não saber medir seus estoques e deixar que nós façamos o serviço grosso para elas.
-Formiga Operária muito Sábia – disse:Não fale bobagem, se tiver que carregar essa missão carregue-a com amor, faça dela um peso menor.
Formiga- E por falar em peso, está fora está danada de pesada. Não podia ser uma coisa mais leve de se Carregar? Por exemplo: uma folha de isopor;.... Um pedaço de espuma ou até mesmo uma pena?
-Quem disse que realizar uma missão é fácil? – Exclamou a mais Operária sábia – desde quando as formigas se alimentam de espuma? Deixem de reclamar e vamos subir a montanha.
E mesmo diante de muito frio ia pelo caminho a correição de formigas. De repente o
Céu se fechou as formigas tiveram medo e tentaram se esconder debaixo de uma pedra. Veio então uma grande tempestade muito forte... a chuva alagavam os caminhos , enchiam as poças d’água e inundavam toda parte.
As formigas ficaram apavoradas. Tinham medo de perder suas folhinhas e até de morrer
Uma delas virou para a operária sábia e disse:
- Se não abandonarmos as folhas, elas nos farão afundar, é muito peso para carregarmos...
– Não.. Não. Não façam isso! Nossas irmãs formigas morrerão sem as folhas e é está nossa missão, a gente nunca abandona uma missão. Nossa mestra confia na gente
Mas mesmo incentivando a muitas a continuar, algumas com medo de morrer ali, deixaram suas folhas e abandonaram sua missão.
Logo a chuva passou, e agora já não eram tantas formigas, mas as que sobraram continuaram nas poças, e também nas adversidades da vida tentando encontrar uma solução.
Colocaram as folhas por baixo e fizeram delas um barco e remaram rumo ao formigueiro que agora parecia tão distante.
As ondas provocadas pelo vento na água tiraram as formigas do seu caminho e elas foram lançadas a uma floresta.
Com medo de tudo e sentindo o peso cada vez maior das folhas muitas pensaram em desistir, mas, a operária sábia sempre as incentivava.
_ Queridas... Tenhamos coragem... Deus estará sempre com a gente no nossa missão.
Naquele momento, surgiu do meio do mato o maior inimigo das formigas, o gafanhoto que sentindo o cheiro das folhas mistura ao das formigas veio perseguindo seu almoço.
As formigas agitaram-se. Umas escondiam, outras desmaiavam, outras deixaram suas folhinhas para trás e fugiram. O gafanhoto sentido a fartura, colocou de pé e correu atrás de umas que se refugiaram nas cavernas feitas por buracos na terra.
Naquele momento, mortas de medo e temendo não mais sair vivas dali, a operária sábia clamou aos céus:
– Ó Senhor .Que conheces nossas fraquezas, que sabe o quanto somos frágeis, ajude-nos a completar nossa missão.
E olhando o céu mesmo encoberto pelas espessas camadas de folhas das árvores, as formigas puderam sentir o quanto Deus queria que elas completassem a missão. Num vôo rasteiro e certeiro, um gavião surgindo por entre as folhas pegou o gafanhoto no seu bico e o levou para bem longe dali.
Passando o perigo, as formigas se reuniram e notaram que muitas haviam fugido e que suas folhinhas ficaram pelo chão. Então elas entenderam que cada uma tinha que levar as folhas, pois delas dependiam a vida de tantas outras.
Colocaram as folhas sobre seus frágeis corpinhos e foram tentando achar o caminho.
O sol estava quente, ardiam seus pés fatigados, mas sabiam que delas dependiam a vida de muitas outras.
Pelo caminho, pediram ajuda as cigarras, mas elas só sabiam cantar.
Ao atravessar o jardim pediram ajuda as lagartas, mas elas só sabiam dormir.
Muitas formiguinhas foram vencidas pelo cansaço e foram levadas pelo balanço das folhas das árvores....
Outras foram caindo pelo caminho e abandonando sua missão.
Mas as outras, por mais cansadas que estivessem , não pensavam em desistir. Iam amontoando em suas costas o peso deixado pelas outras que não conseguiram levar sua missão adiante.
Observando toda aquela situação. Deus que tudo sente.......... E nunca desampara seus filhos....Notando o sofrimento das formigas mandou uma borboleta por algum tempo ajudasse as formigas, aliviando o peso e deixando que elas descansassem.
Quando próximas ao seu destino foram deixadas no campo.
Logo adiante avistaram o formigueiro. E uma força maior ajudou-as a chegar até lá
Encontraram a porta fechada e com esforço conseguiram abri-la.
Logo que entraram viram as formiguinhas fracas e com fome e desanimadas. Mas elas trouxeram a salvação para aquele formigueiro e cuidando das doentes, alimentando-as e curando-as de suas doenças, elas se viram recompensadas por tanto esforço.
Então a operária sábia disse as outras:
- Viram só queridas irmãs. Graças a nossa missão estar completa, muitas formigas foram salvas. É preciso ter coragem para levar adiante a nossa missão por que dela depende a vida de muitas outras.
Assim, elas voltaram para o formigueiro e com elas aprendemos um lição. Depende de nós...Da nossa missão a salvação de muitas outras pessoas aqui na Terra. Façamos do espírito guerreiro das formigas o nosso também, porque receberam uma missão, carregaram as suas cruzes e foram merecedoras de toda confiança do Mestre.
Atividades: Pinturas, brinquedos

Nenhum comentário:

Postar um comentário