quarta-feira, 15 de junho de 2011

CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LOURDES – APUCARANA – PARANÁ

Apucarana, 19 de junho de 2011.

Solenidade da Santíssima Trindade

1.ACOLHIDA Boa tarde queridas crianças . Sejam bem vindos a este encontro onde conheceremos mais a Jesus. Vamos iniciar cantando a Santíssima Trindade: Em nome do Pai, em nome do Filho... ( cantar também outras músicas apreciadas pelas crianças).

2.DINÂMICA: Três em Um

Nosso Deus é poderoso, grandioso e Ele se apresenta de três formas diferentes. É como uma família onde há o avô o pai e o neto – são três pessoas, três homens, da mesma família. É como na minha família, meu avô se chama Antonio, ele tem um filho chamado Antonio e um neto chamado Antonio. Quando falamos que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo é somente um, chamamos de Família da Santíssima Trindade , “trindade” porque são três pessoas em uma. Como os três “Antonios” da minha família.

Na Santíssima Trindade , as três pessoas são uma. Querem conhecer como é representada a Santíssima Trindade? ( mostrar a imagem).

Vamos orar assim:

“Pai, Filho e Espírito Santo,
Santíssima Trindade acompanhai-me toda a vida, Amém”

3.EVANGELHO: Jo 3,16-18
De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem crê nele não será julgado, mas quem não crê já está julgado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus.

Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

4. HISTORIA DA SEMANA:

Deus é um só em três pessoas: Deus Pai, Deus Filho, Deus Espirito Santo.

(Sugestão: a catequista pode fazer o diálogo com dois fantoches – uma menina e uma vovozinha)

Menina: Deus do amor, Deus da misericórdia, Deus do impossível....ai Deus ...quantos deuses!!!!

Vovó: falando sozinha.

Menina: eu to confuso.. é muito pra minha cabeça...cada hora é um que aparece.

Vovó: meu Deus do céu! O que esta acontecendo?!

Menina : aí...mais um! O Deus la do céu... não para de aparecer deuses!!!

Vovó: que historia é essa de deuses ?!

Menina: eu é que pergunto...e quero uma resposta ... diga vovó...afinal quantos deuses existem... ???

Vovó: ué...um só...!

Menina: mentira....pq eu tava contando antes de chegar aqui eu já cheguei no cinqüenta!!!

Vovó: kkk cinqüenta???

Menina: é que eu só sei contar até cinqüenta, .. MAS EU LEMBRO QUE TEM.... Deus do céu...deus da terra, Deus do impossivel, Deus paizinho, Deus do amor...do Perdão...da misericórdia!!!!

Vovó: mas todos eles são um só!!!

Menina: como assim?!

Vovó:...só existe um único Deus...que criou o céu, a terra, os animais...e esse Deus é muito bom pra nós... ele é poderoso, amoroso, misericordioso...

Menina: quer dizer que o Deus paizinho é o mesmo Deus que criou o mundo, o amor, que é o deus do impossível?!

Vovó: sim ... só existe um Deus em três pessoas...

Menina: Ué três pessoas? Como assim vovó?

Vovó : Deus é um em três pessoas: Deus Pai, Deus filho que é Jesus, e Deus Espirito Santo... Formam assim a Santissima Trindade

Menina : ufaaa... fiquei aliviada!!! Agora eu vou amar mais ainda esse Deus que é amor, perdão, misericórdia...

Vovó: Sim amar a Deus, amar a Jesus e ao Espirito Santo.

5.ATIVIDADES:

- Tapete de Brinquedos para as crianças menores de 4 anos.

- Pintura de desenho para os maiores

- Brincadeira: Montar a imagem

Esconder as imagens de Deus, Jesus e o Espírito Santo, em lugares diferentes da sala. Falar para as crianças que para montar a imagem da Santíssima Trindade , eles deverão procurar as três imagens que estão escondidas na sala. Motivar com “quente” quando chegarem perto das imagens.

Uma vez encontrada as três imagens – apresentar as crianças e pedir uma salva de palmas a Santíssima Trindade!

Contribuição: Prof.ª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná – www.nsalegria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário