sexta-feira, 26 de julho de 2019

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM


       
 Apucarana,  28 de julho de 2019
Tema:  “Senhor, ensina-nos a rezar.”

1.AMBIENTAÇÃO: Olá crianças queridas, que bom vocês estarem  aqui!! Vamos iniciar com a oração do Sinal da Cruz. ( cantar outros cantos também).


2.PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO: Dramatização
Personagens: Anjo medidor – Relógio tempo de trabalho 

Anjo Medidor: – Crianças tudo bem?! Eu sou o medidor contratado por Deus, eu quem cuido do tempo das pessoas.
O meu Chefe, anda muito preocupado em como as pessoas andam gastando o seu tempo. Por isso eu vim aqui pra fazer essa medição e consertar, com ajuda de vocês, o tempo das pessoas. Vocês me ajudam, não é? Então, eu conto com vocês.
Ouçam são os relógios do tempo do mundo, eles estão chegando!

Relógio do Trabalho: Nossa! Custei a passar ali na porta, eu sou o relógio da trabalho… Faço todo mundo trabalhar… O homem está preso a mim, o tempo do trabalho. – Ei pessoal,  já está na hora de trabalhar… Trabalho tem que ser desde a infância..., nasceu, ainda de chupeta , tem  já estar trabalhando.
E é por isso que cada dia eu estou mais poderoso, as pessoas passam horas a fio comigo, quase que não tem tempo pra mais nada, nem pra cuidar dos filhos, da casa, do lazer. Eu sou o maior! Quem tem a mim, quer mais e quem não tem eu, corre atrás deu… Há, há, há…

Relógio Biológico- Olha eu aqui chegando… Sou o relógio biológico!
 Eu gasto o tempo das pessoas comendo, dormindo, divertindo e outras necessidadizinhas... Comendo, só não gasto mais tempo por falta de espaço e de dinheiro também. Ou então, por que falta tempo no trabalho que não me deixa sobrar. Mas, mesmo assim, as pessoas vão trabalhar pensando no que vão comer e no tempo pra descansar. Aquele sanduichão, aquela macarronada no domingo.

Anjo Medidor-  Mas que feio, o tempo das pessoas está tão mal distribuído. Quer dizer então crianças, que essa gente passa o tempo trabalhando, comendo? E o tempo pra Deus? Como é que será que ele anda?
As pessoas estão  meio desconsolados… O tempo não está sobrando para a caridade e o amor.
_Houve um tempo que as pessoas rezavam o terço em família, a oração do Pai Nosso que o próprio Jesus nos ensinou.
Houve um tempo que a Bíblia era partilhada.
Houve um tempo em que ir à Igreja era coisa mais importante.
Houve um tempo em que as crianças falavam no coração com Jesus, juntavam as mãozinhas, rezavam e sabiam as orações.
Houve um tempo em que se praticavam mais a caridade, mas, hoje até as esmolas na rua são proibidas…
Mas depois, que esse aí começou a crescer, cada dia mais ocupando o tempo das pessoas…
As pessoas não têm mais tempo para as coisas de Deus.

Relógios ( Trabalho e Biológico): – Eu não estou nem aí com caridade!!! Quero mais é que o povo gaste o tempo com as coisas do mundo e não de Deus!!!   Isso mesmo, as minhas necessidades em primeiro lugar!!!

Anjo Medidor: – Espere aí! A que ponto nos chegou, crianças? Vocês estão achando que esta situação está certa? Que descontrole dos relógios. Bem sabemos que o Senhor das Horas, quer que tenhamos tempo pra tudo. Ele nos deu liberdade de trabalhar, de divertir e de viver bem as nossas horas, mas, está certo não nos lembrarmos Dele? Ou dedicamos muito pouco tempo para Ele? Não, isto não está certo, né crianças?
Já sei, é preciso acertar esses relógios! Vocês concordam em tirar um pouco de tempo que vocês gastam com a televisão e colocar na oração?
Vocês topam tirar um pouco de tempo, desse relógio que só pensa em diversão e colocar na ação, na caridade, na ajuda aos irmãos?
E desse relógio do Trabalho, vamos tirar um pouco para colocarmos no reloginho da fé?
CONCLUSÃO: Agora, sim é nosso compromisso com o Senhor das Horas. Termos sempre um tempo bom, um bom tempo pra nos dedicarmos a Aquele que dedica todo o seu tempo pra nós…


3.EVANGELHO ILUSTRADO: Pai Nosso
















4. ATIVIDADES
a) Salinha de recreação
b) Pintura de desenhos
c) Brincadeiras

Obs. Folha para colorir



PESQUISA: Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário