sábado, 20 de julho de 2019

16º Domingo do Tempo Comum


Tema: “Uma coisa só é necessária”


Apucarana, 21 de julho de 2019.
1.AMBIENTAÇÃO - Boa noite queridas crianças. Sejam todos muito bem-vindos à  Salinha Catedral. Vamos iniciar o nosso encontro cantando o Sinal da Cruz ( depois cantar outros cantos de animação).
2.PREPARAÇÃO AO EVANGELHO - Para começarmos bem o nosso encontro e vocês se sentirem bem melhor, gostaria que vocês reparassem em algo diferente pela sala. O que será?  (Cartazes espalhados dando boas vindas)
Ah, alguém quis receber vocês de forma diferente, fizeram cartazes de boas vindas. Isso é importante ser bem recebido?

Dramatização: ( uma garota, um padre)
Ah tenho uma situação aqui para vocês me ajudarem. Vem aqui hoje uma visita e eu tenho aqui uma garota (...) que é uma menina que nunca recebeu uma visita. E ela hoje vai receber o padre. Vamos ver como ela se comporta para receber o padre? (Som de batidas na Porta)
Garota _ Que saco é esse de ficar batendo na minha porta. Tem ninguém aqui não. Pode ir embora. Oh amolação danada gente.
Narrador – Que isso Garota, isso são modos de receber o padre? Assim ele nem entra e vai embora.
Vocês acharam educada a forma que ela atendeu a visita, crianças?
Vamos dar a ela uma nova chance?
Olha, Garota, devemos tratar as pessoas com carinho, hoje é tão difícil sairmos de nossas casas e irmos ao encontro do outro, por isso devemos valorizar a presença das pessoas em nossa vida, em nossa casa. Pense bem em como vai tratar a próxima visita, está bem?
(bate na porta)
_ Vou atender, deve ser uma visita. Que bom. Olá padre, seja bem vindo em minha casa. Vamos nos assentar, eu estava com tantas saudades do senhor. Que bom que o senhor veio, estou feliz com sua presença aqui. Que novidades o senhor trouxe?
E agora, crianças? O que vocês têm a me dizer? Qual das acolhidas foi a melhor?  A 1º ou a 2º? Por quê?
Ah! Então é porque a Garota deu mais atenção à visita, ela soube acolhê-la, quis ouvi-la?
Sabem por que eu estou contando essas coisas pra vocês!? É que no evangelho de hoje, São Lucas conta que Jesus foi visitar duas amigas dele, uma chamava Marta e a outra Maria e aconteceu algo semelhante à encenação aqui. Vamos cantar uma canção para acolher o evangelho no nosso coração.

3. EVANGELHO- Lucas 10:38-42-  - Maria e Marta
1.Maria, Marta e seu irmão Lázaro eram amigos de Jesus.



2. Um dia Jesus foi visitá-los. Maria sentou-se aos pés de Jesus e o ouviu durante muito tempo.





3. Enquanto isso, Marta estava ocupada, cozinhando e limpando. Havia muitas tarefas para fazer!



4. De tanto Maria ouvir Jesus, Marta ficou aborrecida. Ela disse: “Eu estou tão ocupada na cozinha enquanto Maria não faz nada!”




5. “Jesus, por favor, diga para minha irmã me ajudar”, Marta reclamou.


6. “Marta, Marta”, disse Jesus. “Você não deveria ficar chateada, pois Maria escolheu o que é melhor. Ela está me ouvindo.”




SUGESTÃO: Vídeo

CONCLUSÃO: A  Marta estava preocupada em olhar se a casa estava limpa, se tinha café, se estava tudo em ordem e, com isso, não prestou atenção ao que Jesus dizia. Mas, Maria, essa não, foi esperta e sentou-se aos pés de Jesus ouvindo tudo que ele tinha a lhe ensinar, ficou pertinho do mestre.
Quem foi a mais esperta? Quem acolheu melhor ao Jesus?
Então é isso, crianças, temos que ter tempo de ouvir Jesus, de escutar, ler e prestar atenção nas coisas que Ele nos ensina. Temos que seguir mais o exemplo de Maria do que de Marta. Por isso, estamos aqui, como Maria para acolhermos bem ao nosso Jesus. Em pé, com alegria, vamos cantar para ele.

4.ATIVIDADES:
a)Salinha de Recreação
b) Montagem do Coração com Marta e Maria de mãos dadas
c) Brincadeira:  Dentro de um saco coloque palavras como por exemplo, Vida, Amizade, Respeito, Brincar, Família, Amor, Oração, Roupa de marca (da moda), Carro, Brinquedos caros, Riqueza, etc.
Faça um painel com duas colunas, uma com o título "Importante" e outra "Não importante". As crianças vão tirando os papéis e fixando na coluna que eles acham que pertence aquela palavra




Pesquisa: Luzia de Fátima Gonçalves Da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria

http://tiapaulalimeira.blogspot.com/2010/07/concentre-se-em-jesus-lucas-10-38-42.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário