sábado, 6 de janeiro de 2018

SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR



É, crianças, como vimos os três reis magos não vieram deixar presentes somente para o Menino –Deus, não. Eles deixaram presentes para toda a humanidade… Presentes de humildade, reconhecimento pela presença do Cristo, generosidade, simplicidade, compromisso… E o mais importante, eles caminharam em direção ao Deus menino. Que neste ano novo, que está surgindo de mansinho possamos também possamos caminhar em direção ao Menino-Deus, de mãos dadas, unidos numa corrente fraterna, onde o amor será o nosso maior guia e a paz o nosso triunfo
E por falar em paz, vamos então pedir ao pai que em 2018, ele nos traga a paz tão desejada e vamos pedir orando a Ele, enquanto ouvimos uma canção que nos trará motivos para vivê-la em 2018.

Historinha para o teatro da semana:

Os quatro reis magos

Técnica: Dramatização com auxilio de transparências apresentadas no retroprojetor
Esta é a história dos quatro reis magos! Quatro, sim!
Porque a versão do último rei mago é aquela que vocês crianças não conhecem, mas que deverão segui-la como exemplo.
Era uma vez 4 reis magos, muito ricos e poderosos, que moravam lá não sei onde e que durante anos estudavam sobre a vinda de um Salvador. Até que um dia, uma linda estrela apareceu no céu… E como brilhava! Bailava na frente dos olhos dos reis. Ela era diferente, então eles logo concluíram:
Todos – Oh! É um sinal de Deus, vai nascer o Salvador! Vamos seguí-la E logo começaram a longa viagem. Gaspar quis levar um presente para o Salvador, então pegou dos seus mais preciosos óleos chamado Mirra. Colocou num frasco com muito carinho e foi buscar seu camelo. Belchior gostou da ideia de oferecer presentes para o Menino, e foi até a torre do castelo e trouxe ouro de seus ricos cofres. Já Baltazar, quis oferecer ao Menino, incenso do mais rico perfume, por certo Ele gostaria, pensava Baltazar. O 4° Rei chamado Somosnós foi até às suas reservas de dinheiro e pegou toda sua fortuna em grandes sacos e montou no seu belíssimo camelo.
Os quatro seguiram a estrela, não sabiam bem que direção ela estava tomando. Alegres e cantantes lá iam eles estrada afora.
De repente, uma grande tempestade caiu sobre eles. Fortes ventos formavam grandes nuvens de areia que cobriam tudo. Amedrontados eles tentavam buscar um refúgio, procuravam um lugar para se abrigarem do vento, dos raios e dos trovões.

Logo passada a tempestade, eles começaram a procurar os companheiros. Veio chegando Belchior… Gaspar… e logo depois Baltazar.
Mas, onde estaria Somosnós? Ninguém sabia. Procuravam daqui, gritavam de lá, olhavam ao longe e nada… Nada… Nada de Somosnós.
A estrela então brilhou mais forte e os três reis magos não podiam mais ficar ali parados procurando por Somosnós… Era preciso seguir a estrela. E agora olhando o mapa eles já sabiam que ela se direcionava para Belém. E era para lá, montados em seus belos camelos, que os três reis magos iriam encontrar o Menino e a Ele glorificar e dar graças a Deus pelo presente dado ao mundo. E lá se foram eles seguindo a estrela… Rumo a Belém.
– Ei, mas aquele ali crianças, não é o Rei Somosnós? Ih! Gente! O que será dele? Ele se perdeu, os outros reis já foram… E ele está perdido para sempre no deserto e com todo aquele dinheirão! Será que ele não vai encontrar o caminho para Belém?
Mesmo sozinho, Somosnós não desistiu, colocou-se a caminho… No caminho para o Menino Jesus…
Passando por uma aldeia encontrou grande fome e crianças morrendo, muita miséria. Somosnós então deixou um saco de dinheiro para que eles pudessem comprar alimentos e matassem sua fome e continuou andando… O tempo passando… Mas Somosnós tinha muita esperança de encontrar o Menino.
Passou por um asilo, viu que de muitas coisas necessitavam as boas freiras para ajudar os seus velhinhos, teve compaixão. Achou que podia ajudar, deixou mais um saco do seu dinheiro… Somosnós tinha um grande coração. Os anos foram passando. Ele ia caminhando à procura do Menino Salvador.
Somosnós passou por um grupo de desempregados, viu e sentiu a realidade deles e como só tinha seu dinheiro que para eles era muito, deixou mais um saco.
Mais à frente encontrou doentes… Crianças abandonadas… Jovens drogados… Violência… E como o que ele possuía era o resto do dinheiro que levava para o Menino, diante daquela situação, ele deu o seu último presente, para ajudar aquelas pessoas.
Então ele se viu pobre, mendigo, mas não estava triste. Viu que tudo o que ele podia fazer em benefício de seus irmãos sofridos, ele havia feito. Mas, apesar de ter passado trinta e três anos perdido, procurando pelo Deus-menino, ele ainda tinha a esperança de encontrá-lo. E o encontrou, quando subindo por um Monte chamado Calvário, reconhecendo-o por causa da estrela que brilhou mais forte.
–   Menino-Deus, tanto tenho te procurado e só agora te encontrei, não tenho mais riquezas, o que eu poderei dar-te?
E Jesus respondeu-lhe:
– Você já me deu Somosnós… Você já me deu a maior riqueza desse mundo.
Somosnós - Mas Senhor, como lhe dei tal riqueza, se nunca o vi antes?
Jesus – Lembra-te dos pobres, dos velhos, das crianças, dos necessitados? Em todos eles, era Eu. A cada um que acolhia e ajudava era a mim que acolhia e ajudava. Vá em paz, Somosnós, que a meu exemplo você possa ser sempre luz para esse mundo.
Muitas vezes, como vocês viram crianças, nós somos o 4° rei mago. É Somosnós! Mesmo não tendo um grande saco de dinheiro para doar para o nosso irmão, nós temos conosco riquezas sem medida como o amor e a solidariedade.
Que neste novo ano, nós possamos ser esse 4° rei mago e que busquemos a Jesus de Nazaré nos nossos irmãos mais carentes e que para eles possamos ser como luz como Jesus é para nós!
Confeccione Corações de Origami ou qualquer outro tipo de coração, se quiser fazer uma caixinha e oferecer como presente ao menino Jesus... UM CORAÇÃO PARA CADA CRIANÇA 
  1. Compre um papel de cartolina na cor vermelha e corte no formato de um quadrado, deixe na posição indicada na foto, como um diamante.
  2. Dobre o papel na metade horizontalmente.
  3. Novamente do dobre o papel, mas desta vez verticalmente.
  4. Agora dobre a ponta superior conforme é mostrado na imagem.
  5. Faça o mesmo com a outra ponta, mas dessa vez tampando a ponta superior que agora está no centro do quadrado.
  6. Deve dobrar a lateral direita da seguinte maneira, procurando fazer as dobraduras mais delicadas possível.
  7. Volte a fazer o mesmo trabalho no outro lado do futuro origami.
  8. Na parte detrás você vai poder conferir na seguinte maneira.
  9. Para continuar, dobre as pontas superiores e laterais para dentro.
  10. Pronto, agora basta voltar o papel para a posição original e você terá feito um coração de origami!

Tutorial de como fazer um coração de papel com origami

Em cada coração escrever;

Jesus meu coração te louva e te ama
Tu és minha Luz e Salvação.

Dinâmica

Pegar uma imagem de Jesus, de preferência na Manjedoura, mas se não tiver pode ser de qualquer outra imagem de Jesus.

Entregue primeiro o coração  para cada criança e depois a caixa
Peça para cada um segurar seu coração de origami e juntos conduza uma linda oração, incentivando as crianças o momento que estamos vivendo a Epifania do Senhor

Após a oração explicar para as crianças que a frase na tampa da caixa (Ler em voz alta) é um compromisso que eles estão selando com Jesus e entregando seu coração a ele.

Depois peça para colocarem o coração na caixa e levarem até Jesus, como gesto de presenteá-lo.

E pedir para repetirem a frase: Jesus este é o meu melhor presente, meu coração!
  

Oração
  
Jesus te recebo em meu coração e assim como os três Reis Magos eu irei te adorar e apresentar a todos ao meu redor, pois sei que assim estarei levando a todos a sua Luz e Salvação.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário