sábado, 13 de janeiro de 2018

2º Domingo do Tempo Comum




“Desde sempre Jesus é o Filho de Deus”.







Tudo começou em uma grande floresta. A floresta estava meio desordenada. Os animais brigavam muito e todos queriam seu espaço. Então, João o leão chamou o macaco para segui-lo que ele faria grandes coisas pela floresta. Os dois partiram e onde passavam o macaco gritava. Ele fará grandes coisas. E assim começaram a percorrer a floresta até que todos os animais estavam atrás deles. Certo dia dona girafa que estava lá atrás perguntou: afinal quem estamos seguindo? E seu grilo que estava de carona em cima dela replicou: é mesmo e por que estamos fazendo isso? Percebendo a confusão o macaco saiu pulando até lá atrás e falou: o que está acontecendo?
Quero saber quem estamos seguindo. Estou andando a dias atrás dessa multidão de bichos. Estamos seguindo o leão, nosso rei e salvador dessa floresta. Ele faz muitas coisas por nós, age com sabedoria e ensina o amor e a unidade. Ah! agora eu sei o que faço aqui. Assim o leão pois ordem em toda a floresta e tornou-se rei dos animais.
Aposto que vocês já sabiam que o leão era o rei dos animais né? E quem contou pra vocês? Alguns ouviram em histórias em casa ou na escola, pois é vocês também já ouviram falar de Jesus né? O que vocês sabem dele? (deixe elas responderem) Ele nasceu numa manjedoura, cresceu e no evangelho de hoje vemos que João o apresenta como Cordeiro de Deus, nosso Salvador. Jesus quer que o reconheçamos como Senhor e Salvador e que o sigamos não como os animais sem saber por que, mas como discípulos, filhos e amigos amados dele. Fazendo sempre o que ele fez, amando, respeitando e acolhendo o outro.



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Este é um lindo Evangelho para ser trabalhado com as crianças!! Como o mundo precisa de  verdadeiros missionários do Senhor!!

Após a explicação do Evangelho, sentar com as crianças para uma reflexão, respondendo essas perguntas:
- O que é ser missionário?
- João Batista foi missionário neste Evangelho?
- Como podemos ser missionários de Jesus??

A proposta é montar um kit missionário com tudo que as crianças forem falando!!

Oração


Querido Jesus,
Que alegria poder partilhar a minha vida com você!
Quero assumir a minha missão de te mostrar a todas as pessoas e o seu caminho de amor!
Que o Espirito Santo me ajude a ser fiel a esta linda missão!
Amém

DINÂMICAS:

Dinâmica 1:

Alerta!!!

material necessário: uma bola
grupo de pelo menos 6 participantes
Para essa dinâmica você pode tanto usar o proprio nome dos participantes , como pode  pedir para que eles escolham nome de discipulos, profetas, juízes....
Regras do jogo:
Um dos integrantes vai jogar a bola para cima, chamando pelo nome de um dos integrantes...todos devem correr até que o chamado pegue a bola e grite: ALERTA!!!
Neste momento todos devem parar e o chamado tera que acertar outro integrante com a bola, para isso poderá usar de 3 passos grandes, caso ele não acerte ninguém, todos poderão correr novamente, até que ele pegue de novo a bola e grite ALERTA!!!
Quando ele conseguir acertar alguém, todos se reunem novamente e a pessoa que foi acertada irá jogar a bola e chamar outra pessoa.
REFLEXÃO PARA ESSA DINÂMICA:
Pode-se  refletir sobre o nosso chamado,assim como os discipulos foram chamados, Deus chama a cada um de nós, precisamos estar atentos....

Dinâmica 2:

COM DEUS...
 Materiais necessários: folha sulfite e lapis suficiente para todos
Procedimentos: peça para que as crianças/jovens fechem os olhos e tentem desenhar uma casa com jardim... ( dê um tempo para faze-lo)                                                                                                         Peça para que olhem como ficou, no geral fica tudo mio fora do lugar, a janela meio que voando,... a casa fica bem estranha. 
Após peça para que virem a folha e desenhem agora com os olhos abertos...
Quando todos terminarem peça para que comparem...qual desenho ficou mais bonito? O com os olhos fechados? Ou o com os olhos abertos?
Obviamente o com os olhos abertos ficará melhor, então peça para que escrevam no desenho que fizeram com os olhos fechados a frase: SEM DEUS... e no que fizeram com os olhos abertos: COM DEUS!!!
REFLEXÃO PARA ESSA ATIVIDADE: a nossa vida é assim quando colocamos Deus nela, tudo fica ajeitado, fica no seu lugar, tudo fica mais bonito, mas quando tiramos Deus dela, não deixamos que Ele faça parte da nossa vida, tudo fica estranho, fora do lugar!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário