sexta-feira, 2 de setembro de 2016

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM -JESUS MESTRE DA NOSSA VIDA .Lc 14 -25,23

ANIMAÇÃO - Musica a escolha do grupo

ORAÇÃO- Pai nosso e Ave Maria com gestos.

Fazer um momento com a Biblia.



Construir a nossa obra

Técnica: Dramatização
Personagens: Zé – Pedro – João


 Jesus nos chama a segui-lo, mas desde que tenhamos nos desapegado de todos os tipos de laços que nos prendam.

E a nossa história é a seguinte:

Jesus nos chama a construirmos com ele uma obra. Nós iremos apresentar aqui os candidatos para saber com qual deles nos identificamos:

- Olhem, vejam se não é o primeiro seguidor de Jesus, parece animado, pelo menos muito assessorado... Aí, Zé, tá firme, tô sentindo firmeza!

Já que vai construir, cadê a planta! Que isso? Não, Zé! A planta da construção, não é possível que você não planejou! Planejar o que? Que absurdo! Ninguém te disse que é preciso planejar antes, não? Ah, agora então seja o que Deus quiser e mãos à obra!

Ele tá animado, não é gente? Cuidado com os pregos, Zé... Olha a escada... Cuidado com a tinta... Que desastrado1 Vamos lá zé, eu tô confiante em você! Vê se levanta logo essa parede! Essa não Zé, essa é a mesa! É a parede da sua obra! Vai, Zé, mas você vai comer banana? E o trabalho, a obra, vamos lá, moleza, já está desanimando! Coragem, irmão, vamos... Vamos... Mas não é possível... Nem começou, já desistiu...

É, esse negócio de achar que é fácil construir a obra do Senhor, é engano. Veja só, esse teve boa vontade, mas parece, né, Zé, que a preguiça... O comodismo... O desânimo fez com que você desistisse. Levante-se, homem, vá a luta! É, com esse não tem jeito! Vai buscar mais material, com coragem que bicho preguiça.

Mas, olhem lá vem outro! Esse parece que está com um aspecto melhor. Parece até um doutor, sem dúvida, ele parece mais organizado... Disposto. Ô sr. João, tudo certinho, parece animado para a construção! Vejam está tirando as medidas... Mede daqui... Mede acolá... Mas pra que tanta medição... Vamos a obra. Ih! Parece que vai ficar só nisso, e eu que estava botando fé... Um sujeito inspirava confiança... Ei, sr. João, deixa de ser medroso, põe a mão na massa, vamos lá... A obra precisa de mais ardor, mais boa vontade! Vamos lá companheiro, a luta continua, mão na massa, a obra precisa de ajuda. É, não tem jeito! Esse aí até que faz uma frente, mas não sai disto... Prefere se enganar achando que pra construir a obra basta só ficar na boa vontade. É preciso coragem, irmão!

Olhe, crianças, vem vindo outro... É, mas será igual a esses dois aí... Não vamos falar mal deles não. Eles até que tentaram. Existem tantos que nem tentam.

Crianças, esse outro trouxe a planta da obra, e olhem que beleza, parece decidido a enfrentar as dificuldades que a obra lhe impõe. Ah! Sim! O sr. Pedro sabe o que quer, trouxe as ferramentas necessárias e deixou pra trás tudo que não era necessário para a construção dessa obra. Vejam só, ele trabalha aqui... Dali... Fácil, não é não, mas como você é corajoso.

Que beleza, tá vendo só Zé, tá vendo sr. João? A obra deve estar em primeiro lugar, antes do comodismo e do desânimo. Vejam, como Pedro sabia que enfrentaria dificuldades e trouxe tudo o que era necessário.

Jesus não nos chamou para construir uma janelinha não, Ele quer que a gente construa a casa toda.

E não é que o sr. Pedro tá tentando. Vamos lá, que vai dar. Amassa barro, fere mão, bate prego, arranca toco que a obra não é fácil. Será que o sr. Pedro vai dar conta? Vai ou não vai? Mas, que bravura, esse Pedro é mesmo um discípulo de Jesus... Planejou... Arquitetou. Está construindo com certeza. Levou a sério o projeto de Jesus. Está quase, Pedro. Vamos, força... É preciso levantar, erguer. Jesus espera em você. Vamos lá!

Vejam, Ele conseguiu, a obra do Senhor se realizou nele.

Viva Pedro! Viva aqueles que também erguem a obra de Deus.

(Stop – Congela)

Vamos analisar esses discípulos:

1- Todos foram chamados, mas todos concluíram a obra?

Não! Só aquele que planejou e teve coragem de seguir seus planos.

Pois é, crianças, esse aqui representou aquelas crianças que ouvem falar de Deus e querem conhecê-lo, por isso vêm a missa entusiasmadas. Começam a rezar, participar da catequese, mas aí vem o desânimo, a preguiça e não deixam que elas prossigam. Elas se acomodam e esquecem.

2- O segundo vem à missa... Reza... Participa da catequese mas não saiu disso, vive andando cem círculos e não sai do lugar, a sua obra é parada.

3- Já o terceiro tem ardor. Além da missa, das orações e das participações em grupos da igreja, ele faz a obra de Deus crescer, com sua coragem, ajuda a alertar os outros para o trabalho, é caridoso quando ergue a cruz e é aquele discípulo que fez de sua vida um seguir constante de Jesus. Que nós possamos ser como ele, discípulos que dão sabor a vida.

Texto Gisela P Batista
Solange do Nascimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário