sexta-feira, 16 de setembro de 2016

25º Domingo do Tempo Comum



“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”


Para ajudar a refletir:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

Aqui deste lado temos o Senhor Mundo, deste outro lado temos o Senhor Deus.
Será possível servir aos dois ao mesmo tempo? Vamos ver? Esse é o Senhor Toninho. Ele é doido por futebol.
Hoje tem futebol na cidade: é Formiga contra o Vila. E, por coincidência, tem também missa no mesmo horário e seu filhinho o Tonico adora ir. Adivinhem o que foi que o Senhor Toninho escolheu? Errou… Ele escolheu o futebol. Ponto pro senhor Mundo.  O que na maioria das vezes as pessoas escolhem: a diversão. Longe de Deus perto do material..
Tem também a D.Maria, gente do céu, ela adora a novela das oito, Passione, não perde nem um capítulo, só que hoje a sua vizinha a convidou para rezar um terço, justamente na hora da novela, logo hoje quando o Totó vai perdoar a Clara?!  . Ela bem que ficou naquela – a quem devo escolher: o terço ou a novela? Adivinhem o que ela escolheu? Claro que foi a novela uai… Ponto pro mundo
O Sr. Juca é até um homem muito bom, mas adora uma cervejinha com os amigos e uma churrascada no domingo. Acontece que sua família queria que ele fosse levar uma cesta básica para uns pobres lá pra trás do Maringá e no mesmo horário da churrascada lá na lagoa. Adivinhem o que foi que o Senhor Juca escolheu? E ele até que pensou vou ao churrasco ou sirvo ao irmão necessitado?? Vou ou não vou??E ele acabou indo foi no… Erraram, ele escolheu o churrasco. Ponto pro Senhor mundo de novo.
Já a Soninha ganhou do marido a mesada do mês. Quando foi fazer a conta viu que só havia sobrado o dinheiro do dízimo, mas logo naquele mês que lançaram o alisamento de cabelo, resultado 100% garantido ou seu cabelo de volta? . Então ela pensava… ou eu pago o dízimo, ou eu arrumo o cabelo pra ele ficar lisinho, lisinho??? Ou isso ou aquilo? Ou o dinheiro irá servir pra ajudar a igreja, ou pra eu ficar bonita. Adivinhem então o que ela escolheu? O cabelo … Tem base?
Ih, gente a coisa não está nada bem pro lado do Senhor Deus, parece que Ele está perdendo pro Senhor Mundo…
E nós.. Que escolhas estamos fazendo? Será que estamos servindo aos dois senhores, agradando uma hora ao um e outra hora a outro? Ou será que estamos agradando somente ao Senhor Mundo, esquecendo, de fato, a quem devemos servir de toda alma e de todo coração?
O mais engraçado, crianças, é que somos persuasivos quando queremos os bens materiais e somos evasivos quanto aos bens espirituais..
Então, pelas muitas vezes em que fazemos as escolhas erradas, servindo ao mundo e não a Deus, nós queremos pedir a Ele perdão

Historinha para o teatro da semana:

Fiel nas grandes e pequenas coisas
Técnica: Encenação
Personagens: Abelhinha Zumbidinha – Rainha Azul – Rainha Cinzenta – Dona Rosa
Zumbi… Zumbi… Zumbidinha
Néctar e pólen vou colher
Bem gostoso e grossinho
Um melzinho eu vou fazer
Rosa: – Bom dia, Zumbidinha! Tão cedo você veio hoje?
Zumbidinha: – Bom dia, Dona Rosa. A senhora sabe como é, né. Tenho que levantar cedo, pois hoje a Rainha Azul me pediu pra colher mais pólen.
Rosa: – Mais pólen? Mas, pra quê?
Zumbidinha: – É que ela vai testar uma nova receita de mel e, por isso, ela quer mais pólen.(Sabe, essa receita é segredo) _ ela cochicha.
Rosa: – Mas você é muito pequena pra cumprir essa missão. Por que ela não pediu pra aqueles marmanjões dos zangões ou as operárias para executar essa missão?
Zumbidinha: – Sabe o que é, dona Rosa, a rainha Azul confia muito em mim. Ela diz que eu sou fiel, que em mim ela pode confiar, e pode mesmo porque eu a amo de todo o coração e tudo o que ela mandar que eu faça, eu farei e bem feito.
Rosa: – Muito bem, Zumbidinha. É assim que todas as abelhinhas deveriam ser: fiéis.
Zumbidinha: – Até logo, Dona Rosa! Já joguei conversa fora demais. Preciso ir servir a minha rainha.
E pelo caminho, com suas patinhas cheinhas de pólen especial, Zumbidinha ia cantarolando feliz da vida.
Zumbi… Zumbi… Zumbidinha
Minha rainha alegre vai ficar.
Quando ver todo esse pólen
Que pra ela fui buscar.
Era sempre assim, tudo que a rainha Azul pedia para Zumbidinha, ela estava sempre pronta a ajudar, sempre fiel à sua missão.
Se a rainha lhe dissesse: – Vá a catequese da Colméia, Zumbidinha. Ela era a primeira a chegar. _Zumbidinha, você já está pronta pra ir a missa? Ela já estava sentada no primeiro banco. _Zumbidinha, leve mel para as abelhinhas velhas e doentes. Ela ia até lá, e dava até a dela. Era sempre obediente, alegre, fazia tudo com amor.
Aconteceu um dia que, passeando pelo campo de girassóis, ela encontrou com outra rainha, de uma colméia pertinho da sua. Era uma rainha escura e cinzenta que veio logo fazendo-lhe uma oferta.
Rainha cinzenta: – Olá, Zumbidinha! Tenho ficado sabendo de sua fidelidade à rainha Azul. Sei que é boa e muito trabalhadeira. Mas acho que você não está ganhando o que merecia.
Zumbidinha: – Ah, isso não! A rainha Azul é muito boa, me dá de tudo, nada me falta.
E a rainha Cinzenta, com ar maldoso, foi logo dizendo:
Rainha cinzenta: – Ela te deu um par de asas douradas? Daquelas que param no ar como a dos beija-flores?
Zumbidinha: – Não, ela…
Rainha cinzenta: – Então, ela também não te deu baldinhos de cera moldados em ouro pra você carregar pólen?
Zumbidinha: – Baldinhos de ouro? Não, ela…
Rainha Cinzenta: – Oh, não, Zumbidinha! Então ela não é boa pra você, porque se ela realmente gostasse de você, ela teria lhe dado. Você não acha?
Zumbidinha: – Eu a…
Rainha Cinzenta: – Viu só? Eu, na minha colméia, presenteio minhas operárias todos os dias pelos seus bons serviços e se você quiser… Isso se você quiser trocar de posto, quer dizer, de colméia, vá para minha, sabe… Eu adoraria. E lhe daria mil presentes. Mas, pra isso você tem que fazer um servicinho?
Zumbidinha: – Servicinho? Que tipo de servicinho?
Rainha cinzenta: – Algo pequeno… A rainha nem saberá… Nem sentirá falta e nunca… Nunca mesmo desconfiaria de você, Zumbidinha. Pense no descanso de asas que irá ganhar…
Zumbidinha: – Descanso de asas? Pô! Como tenho sonhado com isso. Mas, diga logo o que queres que eu faça?
Rainha cinzenta: – É só copiar a receita do novo mel que a rainha Azul inventou, simples, né?
Zumbidinha: – Mas a receita é toda a riqueza da rainha… É a coisa mais importante de sua vida.
Rainha cinzenta: – Ora, deixe de bobagens, abelhinha. Ela nem vai notar e depois pense no que irá ganhar com isso.
Zumbidinha: – Mas eu sempre fui fiel a rainha.
Rainha cinzenta: – E quem disse que é pra ser infiel? Sirva a nós duas, Zumbidinha. Todos nós podemos servir a dois senhores.
Zumbidinha: – Tá certo! Espere aqui que eu volto logo.
Rainha cinzenta: – Tchauzinho, Zumbidinha! Não vou sair daqui não… Vou esperar por você e pela receitinha.
Zumbidinha, tomada pelo desejo de ganhar presentes e de ter novo lar, voou apressadamente para sua colméia. Não iria ser difícil roubar a receita… Talvez a rainha nem notasse e…
Rainha Azul:- Zumbidinha, onde esteve? Eu estava à sua procura. Parece triste, aflita, está acontecendo alguma coisa, filhinha?
Por um momento, Zumbidinha teve vontade de sumir, mas vendo o rosto terno e amigo da rainha e sentindo todo aquele amor, sentiu seus olhos abrirem, viu que aquela era a sua rainha de verdade…. De certo ela não oferecia os presentes que a outra tentava lhe seduzir, mas aquela era a sua senhora, aquela que nela confiava e gostava e tantas coisas boas havia lhe ensinado. Então, num ímpeto de desespero, agarrou a rainha e chorou muito. E contou tudo a ela sobre a rainha Cinzenta e seu plano de roubar a receita.
Em meio ao choro, Zumbidinha ainda disse:
Zumbidinha: – Minha rainha, perdão… Perdão porque por um minuto me deixei seduzir pela outra, quis servir as 2 senhoras, mas agora eu sei, que devo servir aqueles que me amam de verdade. Não sei se sou digna, se ainda posso ser sua abelhinha mais fiel, minha rainha.
A rainha, passando as mãos pelos olhinhos molhados de Zumbidinha, disse-lhe com carinho:
Rainha Azul: – Minha abelhinha, aquele que é fiel nas pequenas coisas é também fiel nas grandes coisas, foi isso que hoje você me mostrou. Você será sempre minha abelhinha especial, pois é fiel nas pequenas e grandes coisas.
Zumbidinha: – Sabe, rainha… Eu serei fiel a senhora de todo o meu coração, de toda a minha alma para sempre.
E sabem crianças, o que aconteceu a rainha Cinzenta? Dizem que até hoje ela espera lá no canteiro de girassóis pela Zumbidinha, que nunca apareceu… Portanto, quando forem ao tal canteiro, tomem cuidado, pois ela pode fazer a vocês a mesma oferta de servir ao mal como fez a Zumbidinha.
Zumbi… Zumbi… Zumbidinha
A dois senhores não vou servir
Vou ficar com o que é bom
E do mal vou sempre fugir.
Zum!


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Temos que fazer as nossas escolhas fazemos isso dia a dia,  para exercitar isso com as crianças vamos construir um muro.
Pode ser uma barreira de cadeiras o que você tiver disponível.

Vamos explicar que Deus nos pede escolhas, não nos impede de seguir nossa decisão, mas nos dá muitos alertas, um deles são os ensinamentos da Bíblia.
Colocar um sinal bem grande de + positivo de um lado lá vamos escrever coisas e colocar figuras de coisas que agradam o coração de Deus e do outro lado faremos a mesma coisa, porém agora coisas que representem o - negativo, que não agrada o coração de Deus, que não são coisas pautadas na justiça. A dinâmica é repassar com as crianças alternando as escolhas entre o positivo e o negativo, ouvir o que eles pensam sobre isso, falar de algumas consequências e principalmente do que fazer para transformar o ( - ) em ( + ). Conclua com uma bela oração.



Oração

A hora do Pai Nosso é a oração que Jesus nos ensinou, é uma oração completa! Nos traz cada momento necessário para pedir a força que vem de Deus e lutar contra o pecado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário