sábado, 27 de agosto de 2016

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM





VOCAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS E SERVIÇOS NA COMUNIDADE 

DIA NACIONAL DOS CATEQUISTAS







Olá crianças, hoje vamos ver que o dom da salvação é oferecido a todos e ninguém fica de fora do amor de Deus. O amor dele é tão grande que não dá pra ficar de fora dele. Depemde de cada um de nós seguir Jesus com humildade, obedecer o papai e a mamãe, não sendo egoísta e respeitando o próximo. A, lembrei de uma musiquinha que diz assim: "O amor de Deus é maravilho, o amor de Deus é maravilho, o amor de Deus é maravilhoso, grande é o amor de Deus. Tão alto que eu não posso  esta mais alto que ele, tão baixo que eu não posso estar mais baixo que ele, tão amplo que eu não posso estar fora dele, grande é o amor de Deus... O amor de Deus é maravilho, o amor de Deus é maravilhoso, o amor de Deus é maravilhoso, grande é o Amor de Deus."  

Reflexão:
(Montar um coração duplo com uma face triste e outra alegre. Prepr um cesto de lixo e uma imagem de Jesus. Na imagem coloque palavras boas e no coração duplo ponha palavras de pecado)
Tem dia que sentimos que o nosso coração está triste, pesado, doente e muito machucado. Sabem por que... Por que o pecado se aproxima de nós e então desobedecemos o papai e a mamãe, brigamos com alguém, deixamos de ser humildes, não rezamos. Esse pecados ferem nosso coração. Será que devemos deixá-los aqui... Não. Devemos jogá-los no lixo (ir tirando as palavras de dentro do coração e jogando no lixo). Quando pedimos perdão e reconhecemos que erramos Jesus age em nosso coração e nos dá amor, paz, humildade, obediência... E o nosso coração vai se transformando. Quem quer ter um coração transformado... Então põe a mão no coração, abaixa a cabeça e vamos rezar juntos. (conduzir uma oração)

Ideia de roteiro para teatro

Catequista: Crianças hoje vamos fazer um teatrinho bem legal!

Personagem A: Que máximo eu adoro teatrinhos...e do que vai ser...

Catequista: Será sobre o dia do Catequista! Vamos fazer uma homenagem na missa!

Personagem B: Que legal, tia....

Catequista: Sim, nós precisamos de mais catequistas, queremos que com este teatrinho mais pessoas sejam chamadas por Jesus a vir anunciar o grande amor de Deus por nós... Precisamos muito!

Personagem A: Ai que máximo e eu posso ser o catequista?

Catequista: Nós vamos sortear os personagens!

Personagem B: Oba! eu tenho muita sorte em sorteios...

Personagem A: Ah eu não e já vou falando, se eu não gostar do que eu pegar eu não vou participar não... não vou fazer nada!

Catequista: Personagem A, por favor, esta não é uma boa atitude, precisamos de todos da nossa turma, senão, não vamos conseguir...

Personagem A: Ah tia, mas se eu não puder ser o que eu quiser não vou fazer bem o meu papel, eu faço teatro na escola, já fiz cursos, quero até ser artista da televisão... você não sabe o que está perdendo!

Personagem B: Ai ,meu Deus, como é metido!

Personagem A: Você me xingou de metido! Não vai mais poder participar, fez um pecado de xingar o amigo!

Personagem B: Você é muito, muito chato! Estamos aqui tentando fazer o teatrinho que é muito importante... e você só atrapalha! Tomara que você seja sorteado e tire o papel de árvore!

Personagem A: Tiaaa, olha ele... me provocando! quer que eu fique mudo e calado e parado! (exclama chorando)

Catequistas: Crianças, que dificil começar nosso ensaio... não imaginava que vocês dariam tanto trabalho! Vamos lá, parem já de brigar e sentem-se aqui...

Personagem A: Já vai começar o teatro? Não vai ter mais sorteio né tia, vou ficar bonzinho... ai... tenho uma ideia... tem Jesus neste teatro? Se tiver, posso ser Jesus??? Posso???

Personagem B: Ai silêncio, vamos ouvir a tia...

Catequista: Crianças, quero antes de tudo contar para vocês a historinha que Jesus nos contou no evangelho de hoje... é muito importante prestar atenção para o nosso teatro...

Personagem A: Ai que legal... se a historia é de Jesus... vai ter Jesus, certeza... ainda tenho chance... vou ficar quietinho e ouvir...

Personagem B: Ai até que enfim...

Catequista: Jesus foi convidado para uma festa, um jantar na casa de uma pessoa muito importante... e ele observou que os convidados logo chegavam e iam procurando o lugar mais perto do dono da festa para se sentar, aqueles bem lá da frente....

Personagem A: estes são os melhores lugares, por que só tem vantagens, você fica perto do dono da festa, a comida chega lá primeiro e você sai em todas as fotos!

Personagem B: Ai no tempo de Jesus nem tinha fotos!

Personagem A: Ai verdade... então nas pinturas...rs... continua, tia!

Catequista: Jesus então disse, que ao chegarmos em uma festa devemos ocupar os últimos lugares, pois pode ser que o dono da festa tenha já reservado aqueles lugares de destaque pertinho dele para outros, mais importantes...

Personagem A: Ah mais isso não acontece comigo... eu sou mais importante para os meus amigos...sei bem onde posso sentar!

Personagem B: nem sempre, um dia... este amigo pode ter outro amigo mais importante, uma pessoa da família também... um primo distante, qualquer coisa, eu prefiro sentar para traz...

Catequista: E foi isso mesmo que Jesus disse, para que a gente escolha os últimos lugares.

Personagem A: Ai não... não dá pra ver nada de lá...

Personagem B: Um dia, num aniversário eu estava lá no fundo cantando parabéns para um amigo e ele me chamou para ficar do lado dele... fiquei muito feliz!

Catequista: Sim, Jesus disse isso também que é sempre melhor quando você é diretamente convidado para ocupar o melhor lugar!

Personagem A: Ai pronto, querem ver só... agora que ele acertou 2 coisas que Jesus ia dizer já vai querer tomar o meu papel de Jesus!

Personagem B: Eu não quero nada... nem gosto de fazer teatro, prefiro ajudar a tia nos bastidores, ajudar a arrumar os cenários, ajudar na hora da música...

Personagem A: Nossa mais ai você nem vai aparecer!

Catequista: Mas esta função é muito importante, sem ela não tem teatro....

Personagem A: Ah isso é verdade... mas não gosto, pode ser ele então...Vamos começar, vou poder ser Jesus?

Catequista: Queridos, temos sim Jesus no nosso teatro, mas ele não aparece... ele só será a voz do coração... aquela voz doce do chamado que o catequista recebe...

Personagem B: Que bonito!

Catequista: Sim, o catequista recebeu um lindo chamado... e nós vamos recordar este momento... e assim tocar o coração de mais pessoas para esta missão!

Personagem A: Mas só uma voz?

Catequista: Sim, a voz que fez que eles fossem corajosos e enfrentassem os seus medos, suas inseguranças e quisessem levar o amor de Deus aqueles que ainda não conheciam...aqueles que quiseram sentar no ultimo lugar e não aparecer, porque é Jesus quem aparece sempre na Catequese não é? Falamos da vida dele, dos ensinamentos Dele.

Personagem A: É verdade... sabe eu estou envergonhado... acho que não estou seguindo Jesus... não estou fazendo o que ele pediu...

Catequista: É dificil, querido... muitas vezes queremos aparecer mais que Jesus... mas devemos sempre pensar... o que Ele quer de mim? qual é minha missão? eu consigo! é importante, eu irei... é isso que ele sonhou para mim...

Jesus, na sua mesa no céu... só tem lugares especiais... e se seguirmos seus exemplos... lá nos vamos nos sentar... e também nos melhores lugares aqui da Terra, mesmo que seja o último... ele estará com a gente... sempre!

Personagem A: Que bonito... me desculpe, tia... me desculpe amigos... e me desculpe Jesus... vamos ao sorteio...

Catequista: Vamos lá!

Personagem A: Nossa, eu tirei o catequista!

Personagem B: Que bom, amigo... acho que agora você está preparado...

Personagem A: Ai não sei... que responsabilidade né!

Catequista: Sim, querido, mas hoje você aprendeu a lição principal... Deus nos quer ao Seu lado... mas para isso precisamos construir nosso caminho, como uma escada que vai nos levar ao melhor lugar, o céu... não é um caminho fácil, mas você será um excelente catequista, tenho certeza!

Personagem A: Eu vou... eu vou fazer o melhor... não pára ninguém ver... mas para que Jesus veja!

Catequista: MUITO bem! Vamos ao ensaio então crianças, todos aqui com os seus personagens!


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Que tal fazer dedoches ou palitoches destes bichinhos do vídeo para contar esta linda historinha?

Temos certeza que as crianças vão adorar reproduzir e vão ensinar e aprender MUITO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário