sexta-feira, 31 de julho de 2015

18º Domingo Tempo Comum Evangelho do Tempo Comum: João 6, 24-35

Jesus o Pão da vida




Evangelho Jo 6,24-35
Naquele tempo, quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura:Pão do céu deu-lhes a comer”. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.




HISTORINHA

O PÃO DO CEU

Esta historinha aconteceu um dia, há muito tempo e continua acontecendo em muitos lugares. 
Tem muita gente que não percebeu isso e, é, por isso, que continua acontecendo até hoje.
Havia um grupo de pessoas que estava com muita fome e ficaram sabendo que existia um lugar que
tinha um pão especial, um pão capaz de matar a fome do corpo e da alma. Então saíram para procurar esse pão. Procuravam, procuravam e nada. Só a fome ia apertando. A barriga roncando, Roncando. Só que eles não sabiam direito que direção tomar. Onde será que eles iriam encontrar esse pão? E foram andando, vagando pelo mundo. A fome cada vez mais forte, mais apertando. O sol quente parecia aumentar a fome e diminuir as forças. Eles estavam sentindo muita fraqueza. Um deles olhou mais à frente e gritou: Oh! Será uma miragem ou será o pão? O pão que nos alimentará?

- Um outro tendo a mesma visão disse: Oh! Acho que sim! Vamos comê-lo!
O grupo correu em direção a um monte, mas qual nada. A dureza do caminho os fez ver o pão, mas
na verdade lá só haviam pedras. E não é que eles comeram pedras! Hum! Como eram duras, mas a fome era tanta. Foi aí que eles viram que aquele pão pedra não era o pão que eles estavam procurando, não era aquilo que eles queriam e se puseram novamente a caminho. Era preciso encontrar o verdadeiro Pão, aquele que iria saciar a fome. Depois de muito caminhar chegaram a uma lago e acharam que iriam saciar a fome tomando água do lago. Beberam, beberam daquela água, mas a fome se fazia mais forte. E quanto mais forte era a fome, mais eles tomavam da água. Eles queriam ser saciados. Era preciso buscar esse alimento a qualquer preço, já que não Encontravam o pão era preciso saciar a fome.Mas onde procurar pelo pão da vida? Será que realmente ele existia? O povo andava e perguntava o tempo todo. Tinham esperança que Deus ouvisse suas preces e os atendessem.Parece que a esperança daquele povo não foi em vão. Deus olhou por eles e sentiu necessidade de dar-lhes alimento e assim acabar com toda aquela fome.
Chamou seu anjo predileto e mandou que trouxesse o Pão. O Pão da Vida que iria saciar de vez a
fome daquele povo. O anjo o preparou com cuidado. Armazenou nele todo o amor do coração de Deus, que era enorme, cobriu-o de graças e bençãos e o enviou ao mundo. Deu-se então o início da missão do Pão do céu. Quando Ele chegou ao mundo, saiu à procura do grupo, daqueles que tinham fome. Mas qual não foi a sua surpresa quando alguns deles, os mais ricos, os poderosos, cheios de si, não reconheceram Nele, o alimento de vida, o pão que eles estavam procurando. Criticavam, riam dele e perguntavam entre si que alimento era aquele, que queria saciá-los de coisas que eles não compreendiam. Alguns até diziam assim:
1- Ora! Um pão!? Este era o pão pelo qual estávamos esperando tanto? O que é um simples pão
para o nosso paladar tão refinado?
2- Ele é perigoso! É melhor ficar livre dele! É melhor eliminá-lo!
3- Quem sabe queimá-lo!
Puxa, gente! Eles não reconheceram o valor do Pão. Mas o Pão era persistente. Havia muitas
pessoas com fome naquele grupo e Ele, não se deixava esfarelar, não! Era preciso trabalhar mais
com aquele grupo, fazê-los entender que era o Pão pelo qual estavam procurando, sabiam que eles
tinham fome, só que eles não enxergavam que o Pão estava ali, bem perto e que se esticassem um
pouquinho... Um pouquinho que fosse a mão, teriam o alimento da salvação. Então, o Pão resolveu
dar uma mãozinha para aquele povo faminto, anunciou sua missão, testemunhou seu amor e fez

com que eles entendessem sua missão de saciar a fome do coração. Muitos foram aqueles que o
seguiram e acreditaram em sua mensagem. Mas, o pão também sofreu perseguição de tantos outros
e nas mãos desses. Ele foi cassado, condenado e morto. Mas sabem o que Ele fez? Voltou, novamente, trazendo a sua paz e dando a paz àqueles que o amavam. Surgindo na mesa dele: forte, com um cheiro gostoso de vida nova, que parecia dizer:  ” Eu sou o Pão da Vida e quem me comer viverá eternamente”.E assim aconteceu, crianças, o pão foi transformado em alimento, saciando a fome de amor, de igualdade, de justiça, de paz, que eles tanto haviam procurado. E aconteceu uma coisa linda com aquele povo: eles perceberam que era preciso repartir aquele Pão com quem ainda estava com fome. Somente um pequeno grupo ainda anda procurando pelo pão, ou quem sabe nem pão eles querem mais, porque duvidam até da fome que possuem, agora vocês, crianças,perceberam que esse Pão da Vida é Jesus e, quando Ele se oferecer a vocês,como Ele faz, aqui na missa, Recebam-no, porque Ele é o VERDADEIRO alimento da nossa vida e junto Dele vem a paz que Ele mesmo nos

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário