sábado, 25 de julho de 2015

17.º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Multiplicação dos pães
"Vós abris vossa mão e saciais o povo com fartura."


HOje, crianças , vamos falar sobre contas . Com certeza todos vocês em algum momento  do dia precisam fazer as “tais famosas continhas “. Por isso , eu trouxe aqui umas continhas bem fáceis para que vocês possam resolvê-las para mim . Vamos lá ?
Na matemática existem 4 operações fundamentais. Essa aqui é uma  delas (adição)que chamamos de continha de mais. Como é que sabemos disso? Ah , através do sinal. E na continha de mais o que devemos fazer ? Então devemos unir essa parcela a essa outra e temos um resultado sempre maior do que era antes, não é mesmo?
Essa continha aqui qual é mesmo ? Subtração . Mas o que é subtrair ? É tirar de um número outro número. Vamos realizar a operação? O resultado foi maior ou menor? Menor , não é mesmo , esse sinalzinho( -)  nos mostrou que é de menos sempre essa operação .
Olhem só esse sinal que alguns conhecem pelo ponto , outros conhecem pelos dois pontos entre um barra?! Que operação fazemos com ele? Divisão , então vamos dividir esse número por esses outros aqui? Temos o resultado de uma divisão .
Agora , chegamos a operação mais importante dessa celebração .Que sinal é esse (x) ? O que ele nos ensina ? Que devemos multiplicar , que devemos acrescentar . Então se eu tenho 4 e multiplico por mais 2 , quanto terei ao todo ?
Portanto , a operação que faz tudo render ,em muitas vezes, se chama multiplicação .
Vocês acreditam, crianças, que Jesus hoje opera, junto a uma multidão, um milagre de multiplicação ? É , Ele só tem cinco pães e dois peixes e faz o milagre da multiplicação acontecer , quando  aumenta aqueles alimentos e mata a fome de cinco mil pessoas que o ouviam .
Com isso , Ele nos ensina a multiplicar na matemática da vida . Nos faz entender que todas as coisas só tem sentido quando elas valem mais para os outros também se multiplicarmos o que temos e o que somos em dons .
REFLEXÃO
No nosso dia a dia muitas vezes não usamos a continha como deveríamos, como Jesus usaria, muitas vezes usamos a continha errada, ao invés de somar, dividir e multiplicar, nós só diminuimos, , diminuímos nossa amizade com Deus, com nosso amigos, porque usamos de forma inadequada.. de forma errada .
Vamos pensar em quantas vezes diminuímos nossos amiguinhos fazendo pouco dele, falando mal, fazendo fofoca, não deixando brincar com a gente, brigando.
Não, Senhor , não queremos efetuar operações que nos façam pequenos diante de ti . Queremos sim , sermos multiplicados no seu perdão , do amor.

Evangelho

Multiplicação é assim

( Linguagem é coloquial – adaptação do padre Léo)
Contar com lâminas
Eu vou contar agora a minha versão da multiplicação dos pães.
Aconteceu que Jesus iria pregar, falar do povo lá do morro do Cristo( Dê um nome de um lugar de sua cidade). Ah! Quando o povo ficou sabendo, ficou todo mundo doido, queriam, porque queriam escutar o que Jesus falava  e num instante aquele morro estava que era só cabeça, de longe tava  parecendo até um formigueiro.
Jesus chegou e  viu aquele tantão de gente lá e começou a pregar coisas lindas durante horas e horas… o povo ali ouvindo, mas, de repente, o som que estava mais se ouvindo era de barrigas roncando. Ah, parecia até uma sinfonia (fazer sons) era uma barulhada que vinha de todas as barrigas.
Então os discípulos correram até Jesus e disseram:
– Senhor do Céu, nois tem que manda esse povo embora. Eles tá tudo com muita fome. Tô até com medo deles comerem uns aos outros.
E Jesus lhes respondeu:
– Vocês é quem tem que lhes dar de comer.
E o discípulo sorriu e disse:
– O Senhor tá louco. Onde é que nois vamo arrumá dinheiro pra comprar comida pra esse povo tudo? Só se nois arrenda o Kit. Sacolão  O Mart Minas e o Sacolão Center ( usar nomes de supermercados da cidade), mesmo assim não ia dá.
E Jesus continua falando bonito, naquele serão maravilhoso.  E o povo lá , não arredava o pé nem morto. E os apóstolos falavam pro Senhor:
– Senhor, vamo mandá o povo embora, Senhor. Tamo no horário, faltam 20 minutos, Senhor. O Senhor tem que parar de falar.
E Jesus, muito observador como sempre ,  viu que tinha um menino que tava olhando pra ele e que o menino tinha levado merenda porque a mãe dele antes de pegar a máquina fotográfica falou:
– Oia, menino, você almoça direito e você leva esses pães e 2 peixes que sobrou porque lá não tem Mc Donald, e se você tiver com fome eu não vou sair pra comprar comida pra você, entendeu? Você merenda direitinho.
E o menino levou a merenda e comeu bastante.
Jesus gostava muito de criança e já tinha falado a elas . olhando para a criança repetiu a frase para seus discípulos
–  Vocês mesmos vão dar o que comer a  esse povo todo .
E sabe o que o moleque fez? Ele levantou e deu o que ele tinha e, por isso que o milagre chama multiplicação.
Jesus, crianças, poderia ter feito uma cena linda que daria muito ibope. Ele poderia ter falado:
–  Silêncio, eu vejo que muitas pessoas estão com fome, Amém. Então eu vou pedir pro céu, coloquem a mão na testa, porque eu vou pedir ao pai que abra essa nuvem e que dela caia pão em abundância pra vocês.
E ai iria começar a chover o pão, porque Deus estava acostumado a fazer isso, fez durante 40 anos no deserto. Mas ia ter gente reclamando. Tem pão, mas não tem manteiga… Sempre tem uns assim no meio.
Só pão??? num tem um queijinho, um presuntinho pra por aí, não?
Mas o milagre chama multiplicação, muito simples. Que qualquer coisa multiplicada por zero, por nada é zero.
E Jesus pegou os 5 pães e os 2 peixes e foi multiplicando até saciar a fome de toda aquela multidão e ainda sobrou ,pois recolheram vários cestos.
Por isso que não acontece tanto milagre na vida da gente. Nós temos 1 bilhão da graça de Deus, multiplicada pelo zero da nossa fé… é zero.
O milagre é multiplicação. O menino deu tudo q tinha . E vc, o que você está dando?  Você  seria capaz de dar toda a sua merenda para saciar a fome daquele povo?
E eu pergunto a você , se fosse  você que tivesse a merenda iria ter milagre? Ou você ia pegar o pão, ia pensar:
– É… 5 pães e 2 peixes … essa multidão… não dão pra nada mesmo, então eu vou atrás daquela moita ,como tudo e ainda faço cara de fome. E aí iria acontecer o milagre?
Milagre,minhas crianças  ,  acontece quando a gente encontra um menino que quer repartir a sua merenda com a gente.
Jesus tem o poder de multiplicar e nos ensina que multiplicar nada mais é que dividir o muito que temos com quem nada tem.
O dia em que todos nós, entendermos e vivermos essa multiplicação de bens com nossos irmãos faremos  acontecer o céu aqui na terra.
E assim a gente irá multiplicar  vida plena de Deus em abundância dentro de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário