sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Sagrada Família - Maria, José e Jesus


Apucarana, 28 de dezembro de 2014.
1)Acolhida – Olá queridas crianças, vamos iniciar nosso encontro cantando o sinal de cruz. Hoje é um dia lindo , porque celebramos a sagrada família . Vocês sabem que são as pessoas da sagrada família ?Vou apresentá-las a vocês :
Maria - Esta é Maria , um jovem da cidade de Nazaré que aceitou ser mãe , mesmo não sendo casada , mesmo não tendo marido , mesmo sabendo que muitas coisas difíceis poderiam acontecer com ela , mas ela foi obediente , confiou em Deus e , por isso, aceitou ser a mãe de Jesus , nosso salvador .




Este é José , ele também morava próximo de Maria , já gostava dela, mas ,quando ela contou que estava grávida e que o filho que ela trazia em seu ventre seria o filho de Deus , ele ficou desconfiado , era difícil acreditar , mas Deus mandou um anjo dizer a ele que tudo era verdade e que ele seria mesmo de fato , na terra, o pai de Jesus . Pois, crianças , ele aceitou e foi um excelente pai ao menino Jesus .. 




E este ? Este é o menino Jesus . Menino santo prometido de Deus para nós , veio simples noutra noite , entre trapos , bichos e com sua família tão pobre , mas tão amorosa .. que não o abandonou sequer um minuto . Ele veio com a missão de nos salvar e aqui estamos clamando a ele que cuide de nós e de nossas famílias 




As famílias - E esse ai ?Ou essa ai? Ou este ou esta .. quem são esses?








Somos nós , nosso pais , nossos irmãos , nossa casa cheia , nossa casa de gente que cria laços e que amamos , claro que há divergências , porque mesmo nascendo da mesma barriga , no mesmo lar , onde sendo acolhido no amor , somos diferentes , porem é na família o nosso sonho de estar , é lá que nos sentimos protegidos , por isso dizemos que é a Sagrada Família de Jesus e a nossa família abençoada de Deus . 

Somos felizes porque aqui estamos , celebrando a família , celebrando o amor , celebrando Deus pai conosco , numa grande e santa família .De pé com alegria vamos cantar saudando todas as nossas famílias

Maria hoje nos trouxe Jesus, nos deu o que há de melhor, nos presenteou com o Cristo que salva a nossa vida. E nós? Como temos apresentado a Ele? Aos nossos irmãos, será que estamos dando o melhor de nós? Será que estamos oferecendo a Deus tudo àquilo que Ele nos ensinou em forma de ações concretas na nossa vida e na vida daqueles que são nossos próximos? Ou estamos oferecendo o pior que existe dentro do nosso coração?
Há pessoas que não sabem construir a fraternidade nem ser solidárias... Tem um trecho do evangelho que fala exatamente assim:


2)EVANGELHO:  Sagrada Família - Lc 2, 22-40
E quando se completaram os dias da purificação, levaram o menino a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor [...]. Para tanto, deviam oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, como está escrito na Lei do Senhor. Ora, em Jerusalém vivia um homem piedoso e justo, chamado Simeão, que esperava a consolação de Israel. O Espírito do Senhor estava com ele. Pelo próprio Espírito Santo, ele teve uma revelação divina de que não morreria sem ver o Ungido do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo. [...] Simeão tomou-o nos braços e louvou a Deus, dizendo: "Agora, Senhor, segundo a tua promessa, deixas teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo". O pai e a mãe ficavam admirados com aquilo que diziam do menino. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe: "Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição - uma espada traspassará a tua alma! - e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações". Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Ela era de idade avançada. [...] Ana chegou e se pôs a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo conforme a Lei do Senhor, eles voltaram para Nazaré, sua cidade, na Galiléia. O menino foi crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. A graça de Deus estava com ele. Palavra da Salvação.

3)ATIVIDADES:
a) Filme da Apresentação de Jesus - https://www.youtube.com/watch?v=5uQ2NOpnIyM
b)Pintura alusiva
c) Recreação e jogos
PESQUISA E COLABORAÇÃO: Prof.ª Luzia de F. G. da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria

Nenhum comentário:

Postar um comentário