sábado, 8 de novembro de 2014

Dedicação da Basílica do Latrão



"O nosso templo é o Corpo Ressuscitado de Jesus!"


"Jesus expulsa os vendedores no Templo"
Festa de aniversário da Basílica do Latrão, mãe de todas as igreja

Crianças, hoje, falaremos sobre regras. Vocês sabem o que são regras?
Na casa de vocês existem regras? Quais são? E se na sua casa não houvesse as regras para seguir, como seriam as coisas por lá?
Em sua escola também existem regras? Quais são elas? E se vocês não seguirem as regras de lá, o que acontece?
Então pra que serve mesmo as regras?
Elas servem para organizar a vida das pessoas, não é mesmo?
E quando não somos obedientes às regras o que acontece?  
Sempre pagamos um preço por elas, por não a seguirmos.
Se em casa ou na escola eu não obedeço, costumo levar um castigo, porque quando não seguimos o que é certo, sempre pagamos pelo errado que fazemos.
E será que aqui na igreja a gente tem regras também? Que tal a gente criar umas aqui?
Vamos pensar...
Será que podemos conversar com os coleguinhas durante a missa?
Será que podemos comer pipoca, mascar chicletes, trazer carrinho, brinquedos, ficar brincando na hora que a Tia está contando  contando historinhas ou falando do Evangelho, ou quando estiver participando da missa?
então vamos fechar nossos olhinhos e rezar para que Deus perdoe os nossos pecados, pedindo perdão pelas vezes que desobedecemos e não cumprimos suas regras, ficamos brincando ao invés de prestar atenção na palavra de Deus. Hoje iremos aprender que devemos cuidar do nosso da casa de Deus que é a igreja e que devemos cuidar do nosso corpo que é o templo de Deus, templo do Espírito Santo de Deus, e devemos seguir seus mandamentos. Vamos oferecer a Deus o nosso corpo, a nossa igreja e todo o nosso compromisso em seguir as leis do Senhor e pedir a nossa mãezinha querida sua interseção, e que ela derrame sobre todos nós suas graças rezando ... Ave Maria...



EVANGELHO - João 2,13-22


A igreja é casa de Deus, onde a comunidade se reúne para celebrar e apresentar seus dons e o fruto do trabalho humano, ofertas que serão transformadas em alimento de vida.
Ser cristão é imitar a Cristo... Este  evangelho nos mostra que podemos ser duros com as coisas erradas, lembrando sempre de separar o pecado do pecador.

Neste Evangelho Jesus aparece de uma maneira diferente, aparece bravo e descontente com as pessoas. É que na verdade as pessoas estavam fazendo da casa de Deus, um comércio para benefício próprio.
Vendiam ali animais com preços altos, para que as pessoas pudessem comprar e oferecer em sacrifícios para assim obter o perdão dos pecados.
Para Jesus o perdão dos pecados é obtido pelo arrependimento de coração e é o próprio Jesus que  perdoa os pecados.
Sendo assim ordena o término da matança de animais para sacrifícios. Faz ali um chicote de cordas e expulsa todos os vendedores do templo.


Quando Jesus diz: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei”. Ele estava falando Dele mesmo na sua Paixão, Morte e Ressurreição, pois o Corpo de Jesus passou a ser o novo templo, pois Ele é o Filho de Deus. Em Jesus não só passou a existir um novo templo, mas também, um novo e definitivo sacrifício que é repetido em todas as missas do mundo inteiro.




O Curupira

Técnica: Narração com apresentação de transparências
Vocês sabem por que chamam o leão de rei da selva ?
Então, hoje, vocês conhecerão a verdadeira história sobre esse título dado ao leão como o "Rei Leão".
Aqui perto...bem pertinho...existia uma grande floresta, onde animais corriam soltos, alegres e saltitantes.
Naquela época, nada ameaçava a vida na floresta...porque lá existia o famoso e inigualável protetor da selva "o Curupira". 
O Curupira era um menino verde...com um enorme cabeção e pés voltados para trás. Era ele quem vigiava noite e dia a floresta dos inimigos que por lá pudessem aparecer. Sabem , por quê ? Porque existiam muitas pessoas interessadas em destruir a grande floresta , a casa abençoada dos animais .
Sempre muito agradável , vivia de papo com os outros bichos :
Curupira:-Olá, Dona Pata! Como vai a senhora? Sarou do resfriado ?
Dona Pata:-Que nada, meu filho ! A minha doença é de veia !
Curupira: -De veia?
Dona Pata:-É de "veieira"!
Curupira:-Oi, bichinhos! ( falar os nomes ), oi Dona Árvore, oi Riacho...
E assim, ele virava e desvirava a floresta, numa vigilância cerrada e todos o conheciam e aprenderam a amar o pequeno Curupira.
Certo dia, enquanto o Curupira descansava à sombra de uma grande árvore, eis que apareceu na floresta um impiedoso caçador que estava à procura de qualquer animalzinho para matá-lo e arrancar a sua pele como troféu.
E procura daqui...procura dali...até que observou que perto do rio estava a ovelhinha. E pobre da ovelhinha, que estava sossegada da vida, bebendo sua aguinha...tão indefesa e desprotegida.
O caçador achara ali, portanto, a sua presa...Então ele armou a espingarda...mirou e quando ia atirar.??!!!!Eis que surge o forte e destemido Curupira, inimigo do mal, que espanta o caçador, que fugiu apavorado.( Dizem que ele está correndo até hoje.)
Também aconteceu outro dia, esse fato. Chegou lá na floresta, um famoso lenhador, dizem até que foi ele quem derrubou todinha a floresta "das Amazonas"...e com aquele enorme machadão...o que será que ele viria fazer aqui então ? Oh, não! Pobre Dona Árvore...ele veio liquidá-la e picá-la em pedacinhos...Seu maldoso lenhador não faça isso com ela, não ! Ela é necessária para a vida na Terra e vejam como ele prepara o machado e vai dar um golpe mortal.
Um...dois e já . Mas esperem ?! Aquele não é o domador de conta da floresta ? O que não deixa que ninguém destrua o seu lar , a sua casa ?
Isso mesmo , é ele , o feroz Curupira que apareceu com um machado maior e espantou o lenhador que saiu lá da floresta até latindo de medo. Vejam só como fugiu...Volta aqui, seu lenhador, pra você ver o que é bom pra tosse. Que bom , crianças , que existe alguém para tom,ar conta da floresta , não é mesmo ? E vocês tomam conta da casa de vocês que é o coração ?
Mas, o perigo corria solto lá na floresta e o Curupira sempre a ajudar.
Retirava do rio, o lixo que o estava sufocando e o matando. Ajudava os bichinhos quando esses apareciam doentes ou machucados...Tinha sempre uma palavra amiga para consolar...animar...para encorajar seus amiguinhos.
Um dia, reunido junto a todos eles, o Curupira perguntou-lhes:
Curupira: -Quem vocês acham que eu sou?
Dona Pata: -Ah! É um menino de cabelos vermelhos !
Macaco: -E que tem pés virados !
Tigre: -E é todo verde !
Elefante: -E tem mais: por ser assim tão diferente assusta a todos, não é gente ? ( riem)
Curupira:- E você, Leão, quem dizes que eu sou ?
Leão: -Tu és o nosso protetor! O Salvador de todas as criaturas da floresta, o Enviado Especial ! Aquele que cuida da nossa casa como seu próprio Templo . feliz somos nós , Curupira , pois temos você como nosso guardião . Nada de mal pode nos acontecer enquanto você ficar atento ao mal .
Curupira: Feliz és tu, Leão, que não foi preciso que ninguém falasse de mim para você. Você viu e testemunhou as minhas obras. Por isso, a partir de hoje, eu te nomeio o Rei da Floresta e todos os outros animais irão respeitá-lo e em ti depositarão toda a sua confiança. ( abraçam)
A partir daquele dia ,crianças , o Leão tornou-se rei e pode ajudar o Curupira a proteger a grande casa que é a Floresta.

Sabem de uma coisa , tenho que entender que esse Curupira podia ser cada um de nós , que tem como obrigação cuidar do nosso corpo como Templo de Deus; que tem como missão cuidar da nossa igreja que é Templo e morada de Deus. Fazendo assim , também seremos merecedores de títulos vindos de Deus , pois Ele nos pede que fiquemos sempre atentos, para que nenhum mal possa nos roubar o que temos de bom e também não nos deixarmos corromper , nos vendendo para o mundo , comercializando o nosso coração . Portanto , crianças , fiquemos atentos e cuidemos com muito amor do nosso corpo que é templo do Espírito Santo. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário