sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Festa do Cristo Rei do Universo

Apucarana, 23 de novembro de 2014.
1.ACOLHIDA – Olá, queridas crianças.. Sejam todos muito bem-vindos  para nosso encontro na Salinha Catedral. Vamos iniciar com a canção do Sinal da Cruz ( cantar outros cantos também).

2. EXPLICAÇÃO DA FESTA DO CRISTO REI -Hoje é um dia todo especial , vamos ver se vocês adivinham , quem adivinhar ganhará um tercinho .  Vamos lá:Olhem só as pistas: 
Hoje é dia de castelo

Dia de poder , dia de súditos, de cetro


Dia de coroa

Dia de manto real

Então hoje é o dia do REI!!
Muito bem, mas na missa não está falando desse tipo de rei, porque nós católicos temos outro rei que não quis trono, nasceu simples numa manjedoura, mas que é mais poderosos que todos os reis do mundo. Hoje é dia de prestar homenagens a esse rei.
Quem sabe quem é ele ?
Nosso Rei ,Senhor das nossas vidas , aquele a quem seguimos é JESUS!

Este é o nosso rei. Um rei simples, rico em amor, riquíssimo em poder, humilde, terno... que nos vê com lentes diferentes , sem condenar , que ampara , cuida , ama e nos quer bem .
Um rei que não teve onde reclinar sua cabeça, longe dos castelos e perto do povo que ele tanto ama. Esse é o rei que hoje celebramos que tem como missão nos chamar a sermos semelhantes a ele.
Se aqui estamos é porque queremos ser seus súditos , aqueles que o seguem , que fazem de seu reinado um sucesso , porque o ama e fazem do seu reino um lugar de paz e amor .

3.HISTÓRIA: O rei  que era dono do mundo


Era uma vez, um Rei muito rico. 
Ele era tão rico, que suas riquezas eram impossíveis de contar. Mesmo assim, ele não estava satisfeito, e queria sempre mais e mais. Por isso ele não se importava com nenhuma outra coisa.





Um dia, ele subiu na mais alta torre do seu castelo, olhou para suas terras sem fim, e disse:
- Tenho muito pouco, preciso conseguir mais. Na verdade acho que preciso de todas as terras e riquezas do Mundo

Então, ele convocou seus exércitos que eram muitos, e lhes ordenou que conquistassem todas as nações do Mundo, e lhe trouxesse todas as Riquezas existentes. Assim, seus exércitos partiram para cumprir sua missão.






Depois de feito isso, ele disse: 
- Agora sim, tenho tudo no Mundo. Na verdade eu tenho o próprio Mundo e também todas as suas riquezas. Nada mais me falta, não preciso de mais nada! 
E ele se cobriu com seus tesouros. Estava tão contente que dormiu ali mesmo.


Então um dia, ele viu que não estava mais contente, e pensou: 
- Eu já tenho todas as riquezas e terras do Mundo, todas as pessoas são meus servos, e ainda assim sinto que me falta mais alguma coisa! 


Assim ele mandou chamar seus sábios, para que descobrissem o que ainda lhe faltava.
E eles disseram: - A coisa mais importante do Mundo, deve ser a mais difícil de se conseguir. 
Não pode ser conseguida com Dinheiro ou Poder. Na verdade o Senhor já possui essa coisa, 
e Ela lhe foi dada de graça. Mesmo assim ela não pode ser vista ou tocada, e só pode ser vista quando a pessoa a perde.

Depois de ouvir isso, o Rei ficou pensativo, e sem entender o que os Sábios queriam dizer com aquilo, afirmou: - É claro que esta Coisa não existe! Qualquer coisa que eu conheço, ou pode ser comprada com meu Dinheiro, ou Conquistada por meus Exércitos

Apesar de ganancioso, o Rei era um bom governante para o seu Povo. 
Assim, cismado com as palavras dos Sábios, resolveu por um tempo, desistir de querer saber o que faltava conquistar. Então um dia, o Rei amanheceu com Febre. Estava Doente.


Assim, ele mandou chamar os melhores Médicos e Magos do Mundo, para cuidar de sua doença.  Mas o tempo passava, e Ele não melhorava. Então mandou chamar os Sábios para ouvir seus conselhos.


E os Sábios disseram: 
- Isto Majestade, era a coisa da qual lhe falamos naquele dia. Nós a temos desde o nascimento, e não pode ser vista até o momento que deixa de existir. Essa coisa é nossa SAÚDE. Poucos lhe dão importância, mas, é a coisa mais importante do Mundo, e é IMPOSSÍVEL de se comprar. 


Então o Rei compreendeu tudo, e disse: - Eu com todo o Poder e Riquezas do Mundo,não fui capaz de conseguir algo tão simples, que era minha Saúde. Eu fui um TOLO! 
De que adiantou tanto poder   e riquezas, se não fui capaz de conquistar algo  que me foi dado de Graça.
.   E o Rei finalmente ficou curado. Então ele disse: 
- Agora sei o que é ficar Doente. De hoje em diante, meu povo terá os melhores Hospitais, e médicos, e Escolas. Minhas terras e riquezas serão de todos. E ele foi contar a boa nova ao seu Povo. 


 Então ele subiu na torre mais alta do seu Castelo, e olhando de cima pensou:
- Como é bonito a paisagem daqui de cima. Eu já subi muitas vezes aqui, e nunca tinha visto que era assim. E pensar que esta beleza sempre existiu. O olhar de felicidade vê coisas maravilhosas. Ter saúde é de fato uma benção.
AUTOR: Alberto Filho
4. ATIVIDADES:
a) Pintura alusiva ao tema
b) Brincadeiras intelectuais e jogos
Pesquisa e Colaboração: Prof.ª Luzia de F. Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná.



Nenhum comentário:

Postar um comentário