sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Domingo- Dia de todos os fiéis Defuntos -Jo-6-37-40

 



Acolhida: Acolher as crianças desejando a paz

Animação: Iniciar com o Sinal da cruz, outras músicas a escolha do grupo.

Oração:   Iniciar rezando  com as crianças ,Ave Maria e o Pai Nosso e também a oração do Santo Anjo,com gestos.



A Folhinha Daniel

Narrador - Hoje nosso evangelho fala de viver, morrer, ressuscitar... Jesus, que tem poder sobre a vida e a morte. E a gente pode dizer: morrer é muito ruim! Ninguém quer morrer, não! E foi por isso que me lembrei da história da folhinha Daniel.

Tudo aconteceu na grande floresta... Na grande árvore da Vida... Dela nasceram muitas folhinhas... Tinha a Filó... a Mena... a Gui... a Lhermina... a Teo e a Dolina... E tinha a mais sabida, que todos ouviam, a folhinha Daniel.

Eram todas folhas de uma mesma árvore, mas que mesmo parecidas, descobriram que não eram iguais...

Todos os dias o mestre Daniel ensinava às folhas.

Daniel - Irmãs, vocês são parte de uma árvore, que tem as raízes fortes escondidas debaixo da terra!

Narrador - Filó, a mais perguntadeira, disse:

Filó - E pra que serve a árvore?

Daniel - Ora... Ela dá abrigo aos passarinhos, dá sombra, dá frutos, renova o ar, ela embeleza... As pessoas vêm se sentar à sua sombra... As crianças... Esse é o propósito das árvores!

Filó - O que é propósito?

Daniel - É uma razão para existir... Tornar as coisas melhores para os outros é uma razão de existir. Como nos balançarmos no vento para abanar as pessoas que vêm fazer piqueniques... Dar uma sombra aos velhinhos... Isso tudo é uma razão para existir!...

Narrador - E o tempo foi passando... A primavera passou o verão... E chegou o outono trazendo seu friozinho... Então ocorreu uma grande transformação:

Filó - Veja Mena, acordei toda vermelha...

Mena - E eu, tô com uma laranja brilhante!

Gui - E eu! Estou amarelinha!

Lhermina - Vejam o Daniel está brilhando como ouro!

Narrador - A árvore estava linda... Mas todas as folhinhas começaram a perguntar a Daniel o porquê da mudança e tantas cores diferentes.

Daniel - Irmãzinhas, cada uma de nós é diferente, recebemos o sol de maneira diferente, estamos em lugares diferentes... E agora estamos vivendo o outono...

Narrador - E acontece uma coisa diferente... a brisa, que antes balançava as folhinhas fazendo-as dançar, agora parecia zangada e puxava as hastes das folhinhas fazendo muitas delas caírem.

Filó - O que está acontecendo? O que é isso?

Narrador - E Daniel explicou pacientemente.

Daniel - É isso que acontece no outono: é o momento em que as folhas mudam de casa... As pessoas chamam isso de morrer!

Filó - E todas nós vamos morrer um dia , Daniel?


Daniel - Vamos sim! Tudo morre... Grande ou pequeno... Fraco ou forte... Tudo morre! Primeiro, cumprimos a nossa missão e depois morremos.

Filó - Eu não vou morrer não... Você vai?

Daniel - Vou sim... Quando chegar o meu momento!

Filó - Tenho medo de morrer, Daniel!

Daniel - Isso é natural... Todos nós temos medo do que não conhecemos... Mas é preciso pensar que não tivemos medo quando a primavera se transformou em verão, e o verão em outono... Porque teríamos de Ter medo da estação da morte?

Filó - E pra onde vamos quando morremos?

Daniel - Mistério... Mas é importante sabermos que a vida sempre volta... Vamos nos encontrar depois no Grande Reino da Vida.

Filó - Então... se vamos morrer não era preciso viver. E porque viver então ?

Narrador - E Daniel, respondeu do seu jeito calmo de sempre:

Daniel - Pelo sol e pela lua, pelos tempos felizes que passamos juntos. Pela sombra... pelos outros, pelos velhinhos... pelas crianças... Pelas estações... Não é razão suficiente?

Narrador - E ao final daquela tarde, Daniel caiu a flutuar... Parecia sorrir enquanto caía e disse a Filó:

Daniel – Adeus... amiga , adeus por enquanto...

Narrador - E Filó ficando sozinha...sozinha ... a única que restava no galho...
O inverno veio... Filó foi ficando mais frágil... Quando amanheceu veio o vento e arrancou Filó de seu galho... Não doeu... Ela sentiu que flutuava no ar, serena... Enquanto caía, ela viu a árvore por inteira pela primeira vez... Compreendeu que fazia parte de sua vida e sentiu orgulho disso. E viu que sua missão estava cumprida e adormeceu aos pés da árvore da vida.. isso então era a morte ? sim !!!


Mas havia também o despertar a grande vida prometida e então  ela despertou para o Grande Reino, finalmente, onde a alegria reinava... Onde todos se encontravam e foi aquela festa...Ali , jamais iriam se separar .. Estavam juntas no paraíso prometido por Deus .


Autora....Solange Nascimento e Gisella P Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário