sexta-feira, 21 de março de 2014

3º DOMINGO DA QUARESMA . EVANGELHO: Jesus e a samaritana. - Jo 4,5-42


Apucarana, 23 de março de 2014.


1.AMBIENTAÇÃO: Olá crianças, sejam bem vindas a Salinha Catedral. Vamos iniciar nosso encontro cantando ( cantar cantos de animação e do Sinal da Cruz)

2. PREPARAÇÃO AO EVANGELHO: Hoje o sacerdote está explicando aos seus pais lá na Igreja que uma mulher teve um encontro muito marcante com Jesus. Querem saber como foi?

Então prestem atenção nessa atividade.


DINÂMICA: As crianças farão presentes que matam a sede.
Material: Garrafa pequenas d'agua fechadas (novas), etiquetas grandes, canetas hidrográficas, adesivos, glitter, cola, etiquetas de presente (quadrados de cartolinas), fitas de presente, perfurador de papel.
Preparação: corte as fitas de presente em pedaços de 30 cm. Fure uma ponta das etiquetas de presente. Deixe o material de artes acessível aos alunos.
Modo de fazer a Água Presente:
1-Dê uma garrafa a cada aluno e diga para não abri-las.
2-Fale para decorarem o "rótulo"(as etiquetas grandes) com canetas hidrográficas e adesivos.
3-Colem as etiquetas grandes nas garrafas.
4-Instrua as crianças a escreverem o nome de alguém especial na etiqueta de presente. Passem a fita pelo orifício da etiqueta; encaracolem a fita e amarrem no pescoço da garrafa.(guardar).

EVANGELHO: Jesus e a samaritana. - Jo 4,5-42
 
Chegou, pois, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto da propriedade que Jacó tinha dado a seu filho José. Havia ali a fonte de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se junto à fonte. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria buscar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber!” Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar algo para comer
 

A samaritana disse a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” Jesus respondeu: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é aquele que te diz: ‘Dá-me de beber’, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”. A mulher disse: “Senhor, não tens sequer um balde, e o poço é fundo; de onde tens essa água viva? Serás maior que nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual bebeu ele mesmo, como também seus filhos e seus animais?” Jesus respondeu: “Todo o que beber desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna
 

”. A mulher disse então a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir aqui tirar água”. [...] A mulher disse-lhe: “Eu sei que virá o Messias (isto é, o Cristo); quando ele vier, nos fará conhecer todas as coisas”. Jesus lhe disse: “Sou eu, que estou falando contigo”. Nisto chegaram os discípulos e ficaram admirados ao ver Jesus conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: “Que procuras?”, nem: “Por que conversas com ela?”. A mulher deixou a sua bilha e foi à cidade, dizendo às pessoas: “Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Não será ele o Cristo?” [...] Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus por causa da palavra da mulher que testemunhava: “Ele me disse tudo o que eu fiz”. [...]



CONVERSANDO SOBRE O EVANGELHO:
- O que vocês acham que a mulher foi buscar no poço?
- O que a mulher aprendeu sobre Jesus?
- O que de maravilhoso vocês sabem a respeito de Jesus?
CONCLUSÃO: A mulher do poço não sabia quem Jesus era. Ela não sabia que ele era o maravilhoso Filho de Deus. Ela nem desconfiava que Jesus conhecia todas as suas tristezas e problemas. Jesus ajudou a samaritana a se sentir melhor-não porque ela lhe deu água comum. Jesus sarou o coração ferido da mulher. Jesus também pode fazer com que nós sintamos muito bem de novo.  Quando presentearem um amigo com essa garrafa de água, conte-lhes algumas das coisas maravilhosas que você já sabe a respeito de Jesus.
ATIVIDADES:
a)    Salinha Lúdica para as crianças menores
b)   Atividade de Labirinto para as maiores ( abaixo)
Pesquisa: Prof.ª Luzia de F. G. da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário