sexta-feira, 14 de março de 2014

2º Domingo da Quaresma


       16 de março de 2014
Ano A - Roxo
 
“E da nuvem uma voz dizia: Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o."





ACOLHIDA
Com: (entra cantando) O amor do papai do céu, é maior do que eu posso  imaginar. (2x) Bom dia!
Joca: Bom dia!lindo dia! Dia maravilhoso! Dia mais que...
Com: Ei, calma ai amiguinho. Pode me explicar esse tanto de elogios.
Joca: Ai, pensei que não ia perguntar. Tava aqui doidim pra falar.
Com: então desembucha!
Joca: Lembra que semana passada eu tava tristim da silva com medo de passar fome? Pois é você tinha razão.Fazer jejum foi demais.
Com: eu te falei.
Joca: É claro que foi dificil eu olhava o vídeo game e ele olhava pra mim, ai e aquele cherim de bife acebolado que vinha do vizinho, mas então né. Eu sai danado pra rua pra fugir do vídeo game e de repente...
Com: De repente o que? Conta logo.
Joca: Nossa que tanto de crianças na rua. Eu não sabia que tinha tantos vizinhos. Eles me chamaram pra brincar e eu fiz um monte de amigos.
Com: se tivesse no video game não teria feito novos amigos. Viram crianças, o que vem de Deus é sempre bom, mesmo que as vezes não pareça.
Joca: e tem mais, reuni meus novos amigos e fizemos uma cartinha para a vizinhança. Vê se ficou legal.
Com: (pegar a cartinha e ler) Amigo vizinho, a paz de Jesus esteja contigo. Viemos por meio desta te dar uma excelente notícia. Você é um filhinho amado do papai do céu. Ele te criou por amor e fez um Planeta lindo pra vocÊ morar e vocÊ é responsável por cuidar dele. Portanto, use detergente biodegradável, troque as sacolas plásticas por sacolas retornáveis e varra a calçada ao invés de jogar água com a mangueira. Que Deus te abençoe.Que linda Samuel! Parabéns. Nós também podemos fazer nossa parte. 
                             
 EVANGELHO
Hoje, queridas crianças, ouvimos o relato do evangelho que narra a transfiguração do senhor. O senhor se encheu de luz e até suas vestes ficaram brancas. Transfigurar é mudar. O senhor deixou-se transparecer e seus apóstolos o viram em profundidade. Nós somos também chamados por Jesus a nos transfigurar, a mudar de figura , a mudar a cara do que vivemos, vamos prestar atenção na historinha para melhor compreendermos .

 A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS

 NARRADOR: A nossa história de hoje se passa num jardim, um pequeno jardim. Lá moravam inúmeros animaizinhos e entre eles, havia uma lagartinha!
Vocês conhecem uma lagarta, não é? É um bichinho comprido e enrugado, mais pra feio, que pra bonito. Acontece que essa lagartinha era especial, era amada pela maioria dos bichinhos do jardim, pois era doce e amiga de todo mundo!

LAGARTA: Deus me ama como sou, do jeito que eu sou, Deus me ama como sou, do jeito que eu sou!
Olá crianças, tudo bem com vocês? Comigo também.
Sabe amiginhos, eu sou tão feliz! Hoje é Domingo, dia do Senhor e eu tenho muitos amigos que eu amo muito: tenho a amiga formiga, a amiga, joaninha, os pássaros e muitos outros...

NARRADOR: Outro dia, a Dona Joaninha quebrou uma das suas anteninhas. Ah, mas foi uma choradeira só, eram lágrimas pulando igual pipoca na panela. A bondosa lagarta, vendo o desespero da amiguinha logo quis ajudá-la... Colocou a anteninha no lugar, rezou e ela logo ficou boa e se pôs a bailar. Assim era a vida da lagartinha, ajudar e amar seus amiguinhos. Mas porque ela era muito boa, havia ali no jardim um bichinho que tinha inveja da lagarta e dela viviam criticando. Achavam que tudo o que ela falava era só bobagem e mentira. Não acreditava no bem que ela fazia e a desprezava com risinhos e críticas.

RATO: Olá lagarta, já curou hoje? Já salvou alguém? Já pregou suas palavrinhas de amor e de perdão? Por que você não faz como as outras lagartas, vai cuidar das suas obrigações? Só quer saber de rezar, ajudar os outros!
É isso mesmo! Vai comer folhinha que pra isso que você serve!

NARRADOR: Mas a lagartinha nem ligava e ainda o chamava de irmão, dizia assim para ele:

LAGARTA: Querido irmãozinho, você precisa mudar seu coração!

RATO: Ora, vejam! Uma lagarta quer me ensinar a mudar... Pois me mostre seu poder de mudança, pra eu poder acreditar.

NARRADOR: Mas a lagartinha não desistia e lhe falava:

LAGARTA: Você precisa acreditar que todo mundo, possui dentro de si uma nova alma, como se fosse um novo bichinho, que pode ser bom e saber amar!
É preciso transfigurar, mudar, deixar o nosso avesso transparecer!

NARRADOR: Mas suas amigas não entendiam muito bem o que ela dizia então a lagartinha convidou a todos, até aquele que não gostava dela para subirem até o alto de uma árvore lá do jardim. Falou a todos, sem distinção, para abrirem seu coração deixarem o amor do céu entrar e para sempre nele morar.
A lagartinha falou muitas coisas bonitas que tocaram o coração até daquele que não gostava dela e quase como que num encanto, a lagarta ia mudando e de uma lagarta feinha e sem graça ia se transformando numa linda borboleta com asas grandes e coloridas.
Todos ficaram e admirados, espantados diante daquela mudança... Mas ao mesmo tempo estavam muito felizes, sorrindo, alegres... Todos juntos ali no jardim, impressionados com aquela beleza que existia na lagartinha e assim não só a lagarta se transfigurou, mas também aqueles animaizinhos que agora se entendiam se amavam e davam valor aos ensinamentos da lagartinha e passaram a acreditar que o amor era capaz de transformar a vida de cada um deles.
Assim, também pode acontecer conosco: se abrirmos o coração para Jesus a nossa vida, a nossa casa, a nossa família pode ser toda transformada!!!


Acho crianças, que foram por essas coisas pelas quais Jesus lutou, se mostrou iluminado. O fez para que fôssemos, nós, iluminados também pela sua paz, pelo seu amor, pela sua presença em nós. Ele é o próprio fruto da justiça... do amor e da paz. Vamos todos a seu exemplo buscarmos essas mudanças em nosso meio.
Então crianças vamos agradecer a Deus por ter nos dado esse presente maravilhoso que é Jesus que veio pra nos ensinar essas coisas lindas e agradecer a Deus pelo dom da vida, pela nossa família e pelos nosso amigos. 
Que Deus o abençoe a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário