sexta-feira, 27 de setembro de 2013

26º Domingo do Tempo Comum

 

 Dia da Bíblia
29 de setembro de 2013
Ano C - Verde
“Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles
não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos
mortos.”





Atenção: Neste domingo comemora-se o dia da Bíblia, é apropriado dar destaque a ela. Sugiro que prepare um cantinho especial. Monte um biombo bem bonito com uma imagem de Jesus (desenho, EVA...) no centro. Em volta cole versículos bíblicos referente ao evangelho, de preferência com citações. Ex: “Deixai vir a mim as criancinhas”, “Eu sou o caminho a verdade e a vida”.Na frente do biombo coloque uma mesinha e sobre ela a Bíblia. 
 
ACOLHIDA

Com: Bom dia!
Fantoche: Bom dia! Ai tia........... a Salinha hoje está tão bonita.
Com: Está mesmo amiguinho. Este cantinho aqui está nota 10. Sabe quando cheguei aqui e li esses versículos me senti amada.

Fantoche: Eu também. Nossa quando eu li deixai vir a mim as criancinhas, é como se eu fosse lá no céu, me senti no colo de Jesus.
Com: E vocês crianças? Quem sentiu alguma coisa e quer contar? (se alguém quiser vá ate ela e escute , se forem muitos escolha uns dois e pronto). Hoje celebramos o dia da Bíblia. Vejam quantas coisas bonitas ela nos fala (ler alguns versículos)
Fantoche: Nossa a palavra de Deus é mesmo luz para nossa caminhada.
REFLEXÃO
(prepare em cartaz ou em EVA um desenho de criança com um coração em relevo. Dentro dele coloque palavras que representem o pecado- mentira, raiva, ódio,... Prepare um com Jesus e dentro dele coloque corações com palavras de perdão – caridade, amor, paz,...Se quiser pode aproveitar o desenho de Jesus colocado no biombo assim, diminui uma imagem)


Com: Hoje somos convidados a olhar o nosso coração e ver tudo aquilo que guardamos nele durante essa semana e que não agradou a Deus.(ir falando e tirando do coração da criança) Será que essa semana contamos uma mentirinha, um! Será que ficamos com raiva, mágoa e não perdoamos o irmão, será que deixamos de ajudar quem precisa. Precisamos apresentar tudo isso pra Jesus pois ele pega nosso pecado (colocar as palavras no coração de Jesus e tirar de lá os corações e colocar no coração da criança) e nos devolve amor, caridade, esperança... Vamos então olhar nosso coração e tirar dele tudo aquilo que não vem de Deus? Senhor Jesus eu quero te apresentar meu coração e tudo que há nele. Te peço perdão pelas vezes que menti, desobedeci, respondi meus pais e deixei de ajudar o outro. Senhor tende piedade de mim. Cristo tende piedade de mim.
EVANGELHO 
Lucas 16, 19-31
 

PIQUENIQUE NA FLORESTA



NARRADOR – Oi pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje eu vou contar uma história que aconteceu lá na floresta. Então todo mundo preparado que a história vai começar. Atenção, hein? Lá vai! Era um dia lindo de primavera. O macaco e a raposa resolveram fazer um piquenique.

(Entram o macaco e a raposa).

MACACO – Belo dia para um piquenique, hein raposa?

RAPOSA – Belo dia, macaco. Nós vamos comer... até não poder mais! (ri)

MACACO – (ri)

(A raposa põe uma toalha no chão. Os dois se sentam, abrem a cesta e começam a comer bananas).

NARRADOR – Então a raposa colocou uma toalha no chão para fazer o piquenique. Depois os dois se sentaram confortavelmente, abriram a cesta de piquenique e... começaram a comer.

MACACO – Hum! Que gostoso!

RAPOSA – Que delícia!

MACACO – Hum!

(entra o coelho).

NARRADOR – O coelho, que era pobre, ficou com vontade de comer também. Mas o macaco e a raposa fizeram de conta que não viram o coelho.

RAPOSA – Ih: olha o coelho ali olhando a gente.

MACACO – Finge que não viu que ele vai embora. Hum, que delícia!

RAPOSA – Hum, que gostoso!

NARRADOR – Sabem: a fome dói na barriga da gente.

(O coelho triste passa a mão na barriga).

NARRADOR – Mas o que dói mais é ver gente que tem muito e que não quer repartir com quem não tem.

MACACO – Repartir? Tá maluco?

RAPOSA – Eu quero é me fartar! (ri)

MACACO – (ri)

NARRADOR – É: parece que eles não vão repartir a comida com o coelho. Tsc, tsc: que feio!

MACACO – Raposa.

RAPOSA – O que foi, macaco.

MACACO – Eu... acho que comi demais. Ai!

RAPOSA – Eu também. Já estou até passando mal de tanto comer. Ai!

MACACO – Mas ainda tem mais comida aí.

RAPOSA – Ih, tem muito. Eu trouxe a cesta cheia.

MACACO – Como é bom ser rico.

RAPOSA – E ter muito. (tenta rir) Ai! Não posso rir que dói minha barriga.

MACACO – Ui!

NARRADOR – Eles ainda tinham muita comida. Já estavam satisfeitos. Já estavam até passando mal de tanto comer. E mesmo assim não repartiram com o coelho.

RAPOSA – Se a gente não comer logo... vai estragar... Ai!

MACACO – Daí a gente joga fora. Ai, que dor de barriga! Eu comi demais!

NARRADOR – A tartaruga, que estava vendo tudo de longe, não aguentou e foi falar com os dois comilões.

(Entra a tartaruga).

TARTARUGA – Que feio, seu macaco! Que feio, dona raposa!

MACACO – Por que?

RAPOSA – Só porque comemos demais? Ai!

TARTARUGA – Não! Feio é não repartir com os mais pobres. Vocês aí se enchendo de comida e o coelho ali passando fome! Isso tem nome, senhores: é egoísmo!

https://www.facebook.com/salinha.catedral


Nenhum comentário:

Postar um comentário