quinta-feira, 5 de setembro de 2013

23º Domingo do Tempo Comum

 
                            







     Ano C - Verde
                                                                                 
                “Jesus, mestre da nossa vida.”
  


Joca: Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Clarinha: Oi crianças!!
Joca: Sabe Clarinha eu estava pensando... De onde vem todo o nosso conhecimento?: -
 Clarinha: Ah, amiguinho. Tudo que conhecemos é graças à sabedoria de Deus, com ela podemos organizar nossa vida e planejar a construção de um futuro melhor.
Joca: Hummm, construir um fututo melhor... Sem violência, sem guerra, e muitas outras coisas ruins é isso.
Clarinha: Isso mesmo, hoje é o primeiro domingo de setembro, mês dedicado a Bíblia. Ela é a Palavra de Deus no meio de nós. Vamos acolher a Palavra de Deus com muito amor em nosso meio, o mais importante é acolhê-la em nosso coração. (Cantar música que fale da Bíblia)
Joca: Sabe Clarinha,... quando eu estava vindo pra cá, eu vi uma coisa que me fez pensar muito.
Clarinha: - Ah é? Sobre o que você estava pensando?
Joca: Na verdade eu vi uma coisa e fiquei pensando.

Clarinha: E o que foi que você viu?
Joca: - Eu passei em frente a uma construção e isso me fez pensar em como é que nós poderíamos ajudar a Jesus na construção do REINO DE DEUS?
Clarinha: - Que bom que você falou sobre isso Joca, pois o Evangelho de hoje, realmente vai nos ensinar como podemos ajudar Jesus nesta construção. Vou contar uma historinha bem legal, que você vai compreender rapidinho Joca e vocês também crianças

Dinâmica:
·         Fazer o Desenho de uma igreja, com uma porta aberta, para passar as palavras que ajudam a Jesus a construir o Reino de Deus...
Entregar as palavras para as crianças e perguntar: Esta palavra ajuda ou não na construção do reino de Deus? Esperar a resposta e depois pedir para a criança colocar a palavra dentro da porta.

Era uma vez lá na floresta da alegria. Havia uma coruja que muito feliz e cheia de sabedoria havia planejado de ter um filhotinho. Quando o filhote nasceu cuidou dele com muito amor para que ele aprendesse tudo direitinho e se tornasse uma ave cheia de sabedoria. Mas Juju começou a crescer e queria fazer as coisas todas correndo e de qualquer jeito. Certa vez ela arrumou uma confusão na floresta pois subiu no galho onde sua mãe ficava e começou a dar conselhos para os animais da floresta e sem pensar saia falando o que vinha na cabeça. Foi um desastre. Sua
mãe lhe chamou, e cheia de sabedoria falou: minha filha não podemos fazer as coisas assim, as pressas, na correria. Para tudo é preciso pensar, planejar. Se vamos construir precisamos pensar em tudo que vamos gastar, como vamos fazer, onde é o melhor lugar. Se vamos viajar precisamos pensar onde vamos parar para nos alimentar e beber água, quantas coisas podemos carregar. Não podemos fazer as coisas de qualquer jeito. A corujinha aprendeu rapidinho a lição e nos convida a aprender também. Para seguir Jesus não podemos dizer sim de qualquer jeito e muito menos cuidar das coisas de Deus de qualquer jeito precisamos planejar e amar aquilo que faremos. Precisamos olhar para o próximo. Somos chamados a construir o reino de Deus para isso precisamos do cimento do amor e dos tijolos da paz, da fé, da caridade....(pode-se montar um desenho de igreja com tijolinhos e ir colando as palavras nos tijolos a medida que for citando cada uma delas

Jesus nos ensina sempre a ser melhor. Hoje de maneira especial vai nos ensinar a planejar nossas ações. Jesus nos mostra que para segui-lo é preciso se movimentar, sair do nosso cantinho e andar na busca da nossa santidade. È levar o outro para o céu, é sentir vontade em ajudar os menos favorecidos, é partilhar um doce, um pirulito é dividir amor, não somente com aqueles que amamos mas com aqueles que estão excluídos da sociedade. Ter o compromisso em caminhar com Jesus é largar tudo para trás e começar uma vidinha nova, cheia da bondade e da misericórdia do Pai. Jesus quer nosso compromisso sincero Ele nos ama e deseja nossa mudança, por isso tome sua cruz e siga Jesus.


Oração: Querido Jesus quero te seguir, é pegar minha cruz e não desistir pelo caminho, pois sei que comigo estarás e sempre ao meu do andarás. Jesus eu confio em vós, fica comigo. Amém!

https://www.facebook.com/#!/salinha.catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário