sexta-feira, 31 de agosto de 2012

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM

 
Tema - “Sejam cumpridores da Palavra e não meros ouvintes.”

  
 SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA

  
 Olá crianças,
 
 Estamos começando o mês de setembro, e neste mês comemoramos, festejamos e celebramos a Bíblia Sagrada, que é o Livro mais importante que existe, pois é na Bíblia que está toda a História de Jesus, seus ensinamentos, seus milagres e seus exemplos.
 
 
Vamos cantar uma música para animar nosso encontro?
 
Sugestão: A Alegria, Eu canto como o rei Davi, Deus é 10, Sinal da Cruz, Skibão, Rei Davi, Nós Cantaremos – iê,iê,iê, Dança da Amizade, Amor Amorzinho e Amorzão, Maria de Deus.
 
 
 
Evangelho do Dia: Jesus Avisa sobre a Contaminação das Tradições Humanas
(7,1-8.14-15.21-23)
 
Comentário1: (Pulsandinho Litúrgico):
Mais uma vez Jesus nos reúne para nos alimentar com sua palavra e com a Eucaristia, estreitando assim os laços que nos unem a ele e aos irmãos. Contudo, faz-se necessário ter bem claro o que é o ensinamento da Palavra de Deus e o que é fruto da tradição humana. O discípulo do Reino, no pensamento de Jesus, deve fazer o caminho inverso ao dos fariseus. Por isso, sua preocupação maior consiste em não se deixar contaminar pelas malícias que brotam do coração.
 
Comentário 2: A grande novidade do Evangelho escrito por Marcos reside no amor. Partindo do amor fraterno, Jesus, grande conhecedor do coração do homem e da mulher, nos diz que o coração é a raiz, a fonte e o fator decisivo das boas e más ações da criatura humana. É preciso que se reze com o coração, isto é, com a participação de todo o nosso ser.Cumprir a lei externamente é muito fácil; o difícil é cumpri-la interiormente. Nada adianta cumprir todo o rigorismo litúrgico, canônico ou mesmo das prescrições morais, se se continua a fazer o mal, a não perdoar, a não amar. O amor e o perdão são o critério básico da salvação.
 
 
 
Histórinha da semana:

CARINHOS QUENTES E ESPINHOS FRIOS
 
Existia uma Cidadezinha bem distante, no meio das Montanhas, próxima de um lago azul e cristalino. Era uma cidade bem pequenina onde os seus moradores eram conhecidos por traduzirem as suas vidas em Carinhos Quentes.
 
Bem eu vou explicar isso melhor. Cada morador tinha no seu coração algo que era maravilhoso – que era Carinhos Quentes. Isto mesmo, os carinhos quentes eram tudo de bom, pois com eles acontecia: amor, amizade, companheirismo, felicidade.
 
 
 
Então quando uma pessoa encontrava a outra na rua, elas se abraçavam e transmitia “Carinho Quente” à outra. Um recebia e outro ganhava e vice-versa. Era uma grande Festa.
 Quando uma pessoa saía de casa e encontrava com um conhecido, ela dava Carinhos Quentes à outra e a outra também dava Carinhos Quentes para a primeira. Assim era na Barbearia, no Dentista, na Escola. Em todos os lugares se recebia e se dava Carinhos Quentes. Não havia maldade, mais muito Amor, Felicidade e Vida.

 Mas um belo dia aconteceu algo muito triste na Cidade dos Carinhos Quentes. Que foi mais ou menos assim:
Não muito distante da Cidade dos Carinhos Quentes, existia uma Cidadezinha chamada Cidade dos Espinhos Frios. Lá ao invés de se distribuir Carinhos Quentes, se distribuía Espinhos Frios. E você sabe qual é a consequência disso? O próprio nome diz Espinhos Frios – isto é, tristeza, ódio, rancor, mágoa, inimizades. (Tudo de ruim) – Assim era aquela cidade Fria, as pessoas se cumprimentavam nas ruas e uma
 
entregava para outra uma porção de Espinhos Frios. Elas eram frias, não se amavam e viviam emburradas umas com as outras.
 
Aconteceu que um morador da Cidade dos Espinhos Frios resolveu viajar e encontrou a Cidade dos Carinhos Quentes. Ele viu que a pessoas desta Cidadezinha eram Felizes, se Amavam e cada dia mais com a troca dos Carinhos Quentes tudo isso só aumentava. Bem, esse estrangeiro resolveu entrar na cidadezinha, porém quando ele encontrava uma pessoa na rua ele a cumprimentava, aquela pessoa dava Carinhos Quentes para ele, porém, ele dava era espinhos frios. E assim foi passando os dias e a distribuição de Espinhos Frios foi acontecendo até que toda a população daquela cidadezinha ao invés de transmitir Carinhos Quentes estava na verdade transmitindo era Espinhos Frios. As pessoas foram ficando tristes e magoadas umas com as outras.
 
Até que a Cidade voltou a ser a Cidade dos Carinhos Quentes.
 
 Moral da história: Dentro do coração humano é que saem as más intenções. Então, aquele estrangeiro tinha más intenções, queria transmitir o rancor, o ódio. Quem não tem o coração voltado pra Deus, no amor de Deus, ele transmite más intenções, ou seja, transmite Espinhos Frios.
 
 
Dinamizando nosso encontro:
 
  • Tapete de brinquedos para as crianças até 4 anos;
  • As demais crianças, podemos dividí-las em dois grupos (ou 3, dependendo a quantidade).
  • Entregar uma cartolina para cada grupo
  • Desenhar uma Bíblia em cada cartolina, para cada grupo (podemos desenhar também coração no lugar da bíblia. Fica por conta da criatividade da equipe responsável.).
  • Pintar (ou contornar) as mãos das crianças na bíblia do grupo, explicando que as mãos de Deus opera milagres em nossas vidas, só sabermos escutar com nossos ouvidos e com os “ouvidos” do coração, e colocar em pratica tudo o que Ele nos diz.
  • OBS.: Podemos deixar nosso cartaz bem colorido com uma mãozinha de cada cor (contornada com canetinhas)
 No final, colocar os cartazes no varal, para que todos os grupos vejam.
 
 
Dinâmica 2 - Firme na fé
 
Material: dois círculos feitos no chão, uma corda.
Objetivo: tirar o outro do circulo.
 
Desenvolvimento: De frente para o outro, segurando cada um a extremidade de uma corda bem esticada, com o pé direito dentro do circulo . Dado o sinal um tenta puxar o adversário com a corda até que ele tire o pé do circulo. Vence quem conseguir primeiro. Vai mudando os alunos para que todos possam passar pela experiência.
Pregação/ Conclusão: O mundo tenta nos distrair da vontade de Deus e tirar-nos do circulo dos salvos. Devemos abrir nossos ouvidos e corações para ouvir a palavra de Deus, que nos salva de todo caminho do mal. É preciso esforços e coragem para manter-nos firmes na fé
  
Vamos COLORIR?
(Algumas sugestões)
 
 



CONCLUSÃO FINAL - Hoje mais do que nunca é momento de agradecermos ao nosso Deus, porque ele nos deu a certeza de que se pedirmos com fé e formos insistentes em nossos pedidos, vamos ser ouvidos e atendidos dentro de nossas necessidades. Ele nos ama e deseja nos ver sempre felizes.
 
 
Até a próxima!!

 
 
Pesquisa e Colaboração: Rosiane Hannebauer e Fábio Henrique Campos

Um comentário:

  1. O final desta história é assim:

    "O que fazer para mudar essa situação? Era necessário novamente recobrar a sua Origem de Carinhos Quentes.
    Então um Morador percebeu que isso tudo estava acontecendo. Quando ele recebia um Espinho Frio ele o quebrava, isto é, destruía aquele galho gelado e tirava do seu coração uma Porção de Carinhos Quentes. Assim um foi indicando para o outro o que se devia fazer e em breve tudo passou a ser como era antes. Até que a Cidade voltou a ser a Cidade dos Carinhos Quentes".

    ResponderExcluir