sexta-feira, 3 de agosto de 2012

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM Jo 6- 24-35

JESUS É O PÃO DA VIDA
E
COMEMORAMOS O DIA DO PADRE

 ACOLHIDA: Acolher as crianças desejando a paz.
ANIMAÇÃO: Músicas a escolhar do grupo.
ORAÇÃO: Antes do momento de oração partilhar com as crianças que comemoramos neste
domingo o dia do padre.Que o padre aceita a entregar-se a Jesus e de ser seu representante perante os homens. Somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pegadores, orientar e acompanhar seus filhos. Vamos neste momento rezar
pela vida dos padres, principalmente pelo padre Roberto. (pode-se fazer um louvor ou rezar uma Ave
Maria e o Pai nosso)  

HISTÓRIA: Fantoches
                                        Jesus o Pão do Céu

Aconteceu há muito tempo atrás ,em uma cidade distante um grupo de  pessoas  estavam com muita fome e ficaram sabendo que existia um lugar que tinha um pão especial , um pão capaz de matar a fome do corpo e da alma . Então saíram para procurar  esse pão.
Procuravam, procuravam e nada. Só a fome ia apertando. A barriga roncando...roncando. Só que eles não sabiam direito que direção tomar... Onde será que eles iriam encontrar esse pão? E foram andando, vagando pelo mundo. A fome cada vez mais forte , mais  apertando. O sol quente parecia aumentar a fome e diminuir as forças ... eles estava sentindo muita  fraqueza...

 Derrepente um deles olhou mais à frente e falou :

-Olha o  pão que  irá nos alimentar.

 -Outro tendo a mesma visão disse :

-Oh! Acho que sim! Vamos comê-lo!

Todos correram em direção a um monte, mas qual nada... a dureza do caminho os fez ver  o pão , mas na verdade lá só haviam pedras.
E não é eles  comeram pedras! Hum! Como eram duras, mas a fome era tanta. Foi aí que eles virão que aquele pão-pedra não era o pão que eles estavam procurando, não era aquilo que eles queriam . Era preciso encontrar o verdadeiro Pão, aquele que iria saciar a fome.

Depois de muito caminhar chegaram a um  lago e  acharam que iriam saciar a fome tomando água do lago.

Beberam,  daquela água, mas  a fome  continuava cada vez mais forte.... Era preciso buscar esse alimento a qualquer preço, já que não encontravam o pão era preciso saciar a fome .

Mas onde procurar pelo pão da vida? Será que realmente ele existia? O povo andava e perguntava o tempo todo. Tinham esperança que Deus ouvisse suas preces e os atendessem.

 Deus olhou por eles e sentiu necessidade de dar-lhes alimento e assim acabar com toda aquela fome.

Chamou seu anjo predileto e mandou que trouxesse o Pão. O Pão da Vida que iria saciar de vez a fome daquele povo.

E o anjo o preparou com cuidado. Armazenou nele todo o amor do coração de Deus, que era enorme, cobriu-o de graças e bênções e o enviou ao mundo. Deu-se então o início da missão do Pão do Céu...

Quando Ele chegou ao mundo, saiu à procura do grupo , daqueles que tinham fome. Mas qual não foi a sua surpresa quando alguns deles, os  mais ricos, os poderosos, cheios de si, não reconheceram Nele, o alimento de vida, o pão que lês estava procurando . Criticavam, riam dele e perguntavam entre si que alimento era aquele, que queria saciá-los de coisas que eles não compreendiam.
Alguns até diziam assim:
- Ora! Um pão!?Este era o pão pelo qual estávamos esperando tanto ? O que é um simples pão para o nosso paladar tão refinado?
- Ele é perigoso! É melhor ficar livre dele! É melhor eliminá-lo!
- Quem sabe queimá-lo!

Puxa, gente! Eles não reconheceram o valor do Pão. Mas o Pão era persistente. Havia muitas pessoas com fome naquele grupo .! Era preciso trabalhar mais , faze-los entender que ele era o Pão pelo qual estavam procurando, que o Pão estava ali, bem perto e que se esticassem um pouquinho. a mão, teriam o alimento da salvação. Então, o Pão resolveu dar uma mãozinha para aquele povo faminto, anunciou sua missão , testemunhou seu amor e fez com que eles entendesse sua missão de saciar a fome do coração . Muitos foram àqueles que o seguiram e acreditaram em sua mensagem . Mas , o pão também sofreu perseguição de tantos outros e nas mãos desses. ele  foi cassado , condenado e morto .

Mas sabem o que Ele fez ? Voltou ,novamente, trazendo a sua paz  e dando a paz àqueles que o amavam ... surgindo na mesa deles: forte, com um cheiro gostoso de vida nova, que parecia dizer:

-"Eu sou o Pão da Vida e quem me comer viverá eternamente"

E assim aconteceu, crianças, o pão foi transformado em alimento, saciando a fome de amor, de igualdade, de justiça, de paz, que eles tanto haviam procurado. E aconteceu uma coisa linda com aquele povo: eles perceberam que era preciso repartir aquele Pão com quem ainda estava com fome. Somente um pequeno grupo ainda anda procurando pelo pão, ou quem sabe nem pão eles querem mais, porque duvidam até da fome que possuem..

Agora vocês, crianças, perceberam que esse Pão da Vida é Jesus  e , quando Ele se oferecer  a nós na missa ,  Ele é o VERDADEIRO alimento da nossa vida e junto Dele vem a paz que Ele mesmo nos garantiu !
ATIVIDADES; pinturas e brinquedos

Nenhum comentário:

Postar um comentário