quarta-feira, 16 de março de 2011

2º DOMINGO DA QUARESMA - Transfiguração do Senhor

CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LOURDES – APUCARANA – PARANÁ
2º DOMINGO DA QUARESMA

TEMA: Transfiguração do Senhor

ACOLHIDA E ANIMAÇÃO– Boa tarde, queridas crianças. Sejam bem vindas juntamente com seus amigos de Cristo a este encontro.
Vamos iniciar cantando musicas do Senhor: Erguei as mão se daí glória à Deus/Se começares a orar/A formiguinha corta folha e carrega...

ORAÇÃO INICIAL: Rezar a Ave Maria com gestos ou o Em Nome do Pai ( cantado)
Crianças, hoje eu vou iniciar nossa celebração fazendo uma pergunta pra vocês.
- O que é transfiguração? Quem sabe me falar?

Já sei, em vez de falar o que significa, vou mostrar através de um exemplo. Querem ver? ( mostrar um OVO em espécie ou em desenho).
Vocês sabem o que é? Essa bolinha é um ovinho que logo... Logo irão mudar, irão se transformar.

- Mas no que será que ele vai se transformar? ( mostrar o ovo se partindo e saindo uma lagartinha)
Olhem como é feia ! Mas ela vai crescer e se transformar. Ela muda de roupa, sai do casulo. ( mostrar desenho do casulo) Tempo vai passando, passando. E , de repente, olhem crianças, o ovinho que virou lagarta, agora está mudando de novo e se tornando, vejam só aquilo!? Transformou-se em uma linda, linda borboleta! (
mostrar desenho de uma borboleta)
- Ela transfigurou... Hoje, no evangelho Jesus também se transfigura, não que Ele se transforme em uma borboleta, Ele se transforma em um ser cheio de luz, de muita luz.

EVANGELHO: Mt 17,1-9 - Este é o meu filho amado, nele está meu pleno agrado Fazer encenação:N
NARRADOR: Jesus gostava muito de orar em montanhas. Um dia ele foi orar e levou consigo seus amigos -Pedro, Tiago e João. Lá , ele foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz.
Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro, então, tomou a palavra e lhe disse: PEDRO: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se quiser, vou fazer aqui três barracas: uma para você, uma para Moisés e outra para Elias".
NARRADOR: Ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E, da nuvem, uma voz dizia:
DEUS:"Este é o meu filho amado, nele está meu pleno agrado: escutai-o!”
NARRADOR: Ouvindo isto, os discípulos caíram com o rosto em terra e ficaram muito assustados. Jesus se aproximou, tocou neles e disse:
JESUS:"Levantem, não tenham medo".
NARRADOR: Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes:
JESUS:"Não faleis a ninguém desta visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos".
Palavra da Salvação – Glória a Vós Senhor.

Vamos rezar essa oração –
PAI DE TODA LUZ COMO É BOM ESTARMOS AQUI
COMO É BOM TÊ-LO COMO PAI
E COMO TODOS NÓS O AMAMOS
AJUDE-NOS A SER SEMPRE LUZ
PROPAGADORA DE FÉ E FRATERNIDADE
CONCEDA-NOS A GRAÇA
DE SEMPRE TRANSFIGURARMOS
EM SEU AMOR
E ILUMINE NOSSOS CAMINHOS
PARA QUE ASSIM,
POSSAMOS TAMBÉM SER LUZ PARA OS OUTROS.
AGORA E PARA SEMPRE
AMÉM

HISTORINHA – A transformação do gato
Havia um gato. Mas não pensem vocês que era um gatinho bonzinho do tipo que a gente gosta de alisar no sofá não. Não! Não!
Seu nome era Malvado. ( FIGURA DO GATO) Malvado era o terror do bairro 28 de Janeiro. Não tinha um rato sequer nas redondezas que não temesse o gato, até os cães passavam longe do gato furioso que com suas garras afiadas vivia os desafiado. ( MOSTRAR O RATO E O GATO)
Mas, quem mais sofria com o gato eram as crianças.( FIGURAS DE CRIANÇAS) Pobrezinhas! Quando á noite passavam nas ruas escuras do bairro, sempre topavam com aquela cara feia e brava, com aqueles olhos vermelhos e assustadores, e aqueles longos bigodes malvados, partindo para cima delas. (MOSTRAR O GATO FEIO E ASSOMBROSO)
Outro dia, nem conto pra vocês o que ele fez?! O seu Toninho ( DESENHO DO LEITEIRO), aquele vendedor de leite lá do bairro, ia sempre muito cedinho, levar pra as crianças o seu leitinho. Quando Seu Toninho abriu a tampa da lata de leite para poder servir as leiteiras das mulheres, descobriu que o Gato Malvado havia tomado todo leite das criancinhas. (MOSTRAR O GATO TOMANDO LEITE).
Mas, gente do céu... Era tanta mulher correndo com as vassouras atrás do gato que até parecia festa das bruxas! (MOSTRAR DESENHO DE MULHERES BRAVAS COM VASOURAS NAS MÃOS)
O Gato neste dia estava aprontando, num descuido do Cachorro e do Cavalo, Malvado, amarrou o rabo dos dois e criou uma enorme confusão... Cada qual queria ir para um lugar, mas não tinha jeito. (MOSTRAR DESENHO DOS RABOS AMARRADOS)
Era preciso dar um sumiço no MALVADO, ensinar a ele uma lição expulsá-lo do bairro ou quem sabe outro destino, o de matá-lo? – pensavam agora todos os moradores.
O Malvado sabendo das intenções dos moradores ficou a armar um plano, mas quase não tinha lugar pra ficar, pois, todos estavam à sua procura.
Foi nesse meio tempo, fugindo de lá pra cá, que ele escondeu numa cozinha, que era da D.Inês, pobre e boa velhinha que todos tratavam com amor e carinho. (MOSTRAR A VELHINHA)
D.Inês sabendo da história do Malvado, não se importou, vendo-o debaixo da mesa longo um leitinho arrumou, mas o gato Malvado, nunca sentiu amor e todo desconfiado deu um miado forte e mal partindo pra cima da D.Inês dando-lhe uma unhada que a feriu.
Mas vocês não imaginam, crianças, o que fez D.Inês? Cuidou do seu machucado e depois buscou um pedacinho de pão, molhou no caldinho do frango e deu para o gatinho comer. O gato nunca virá coisa igual. Nunca sentirá um gesto de carinho, estava acostumado com tanta maldade que diante da bondade e da generosidade se desarmou. ( DESENHO DO GATO NO COLO DA VELHINHA).
Começou a observar a bondade sem igual daquela velhinha que contava histórias ao pé do fogão pro gatinho malvado.
O gatinho, diante do amor de D.Inês, se transformou... Transfigurou-se... Não queria mais brigar, nem os cachorros enfrentar, vivia ouvindo as histórias de que a gente deve saber perdoar, saber amar e saber acolher que devemos ser bom e amigo de todos
Agora ele era um gato bom, porque aprendeu que a mudança só é gerada no amor, é preciso deixar o coração agir.

CONCLUSÃO: Vocês viram crianças?! Transfigurar é mudar de atitude, é sair de um estado de maldade, pra um estado de bondade. É fazer bem as pessoas. É assinalar o caminho para os outros também encontrarem Jesus. Fazendo assim, todos nós recebemos de Deus a luz do amor, que um dia nos levará a ficarmos bem pertinho dele no céu.

ATIVIDADES: 1. Pintura – para os maiores de 5 anos
2. Jogos de Montar- para os menores
3. Dobradura.- fazer a cabeça do gatinho – colar um palito de sorvete e escrever nele - “Transfigurar é mudar de atitude”


Contribuição: Profª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – www.nsalegria.com.br

2 comentários:

  1. Amei sua historinha vou usá-la na minha paróquia. Obrigado por compartilhar.ILza

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, parabéns! Deus continue iluminado vcs!

    ResponderExcluir