quinta-feira, 31 de março de 2011

4º DOMINGO DA QUARESMA

03 DE ABRIL DE 2011

ANO A – ROXO

“O CEGO DE NASCENÇA”

João 9,1-41



ACOLHIDA ÀS CRIANÇAS

ANIMAÇÃO

ORAÇÃO INICIAL

Bom dia, amiguinhos!

Mais uma vez, estamos aqui para o nosso momento gostoso da História da Bíblia.

Hum....quando aconteceu esta história?? Faz muito tempo e ela nos conta como Jesus curou um cego de nascença e nos faz pensar muito em como enxergamos tudo que nos rodeia.

Alguém de vocês aqui já viu ou conhece uma pessoa que é cega?

Então vamos fazer uma experiência, todos vocês vão fechar seus olhinhos por um minuto e ver como é ser cego, enquanto isso, eu vou descrever para vocês o que eu tenho em minha mão, ok? (Uma flor, uma boneca, um doce, etc.)

Imaginaram? Agora abram os seus olhinhos e vejam o que eu tenho em minha mão.

Viram que com os olhinhos bem abertos tudo fica bem diferente? E qual foi a sensação de ser cego e não ver nada e de poder ver tudo a nossa volta novamente?

Viram a diferença? O que vocês sentiram? Entenderam como é triste não poder enxergar todas as belezas que Jesus fez para nós? Mas como Jesus era muito bondoso, ELE nos ensinou que a cegueira na está só nos olhos, pode estar dentro de nosso coração.

E hoje vamos ouvir uma historinha que fala vai nos ensinar a enxergar melhor e a ter mais respeito e amor pelo nosso próximo.

HISTORINHA

OLHOS ABERTOS PARA JESUS

CLARA: Oi Lola, tudo bem?

LOLA: Mais ou menos.

CLARA: Você está triste amiguinha?

LOLA: Snif, snif, estou muito magoada, os amiguinhos da minha escola ficam tirando sarro de mim porque eu uso esses óculos gigantes e não consigo ler direito.

CLARA: Ora, não chorem, eles não sabem o que estão fazendo.

LOLA: Sabe Clara, eles não entendem que meus olhinhos tem problema e que eu não enxergo direito e muitas vezes preciso de ajuda para ler as lições que a professora escreve no quadro.

CLARA: Puxa amiguinha, como é triste, mas não fique assim não.

LOLA: Ah, mais isso é muito cruel, porque todos os meus amiguinhos enxergam e só eu sou assim?

CLARA: Pare de reclamar Lola, agradeça pela beleza que você vê com o seu coração e pela que Jesus te deu.

LOLA: Você fala assim, porque não é ceguinha.... e vê tudo a sua volta.

CLARA: Não, não, não.... Falo assim porque sou agradecida a Jesus por tudo o que ELE me deu e você deveria fazer o mesmo.

LOLA: Verdade, não tinha pensado nisso, eu ainda enxergo um pouco. Já pensou quantas pessoas nascem cegas?

CLARA: Isso mesmo amiguinha, não fique tão revoltada, agradeça a Jesus por tudo o que você tem agora, pela sua vida, pelos seus pais, pela natureza e por Jesus estar nos protegendo sempre.

LOLA: Que legal, isso mesmo. A partir de hoje vou reclamar menos e vou começar a agradecer a Jesus. E agora amiguinhos vamos cantar com a gente?

CLARA E LOLA: Vamos lá...

“Se você está feliz, bata palmas
Se você está feliz, bata palmas
Quando a gente está feliz
Bate palma e pede bis
Se você está feliz, bata palmas”.

LOLA: Quero ver todo mundo cantando comigo.

“Se você está feliz, bata a pé
Se você está feliz, bata o pé
Quando a gente está feliz
Bate o pé e pede bis
Se você está feliz, bate o pé”.

CLARA: Quero ver todo mundo feliz...

“Se você está feliz, grite viva
Se você está feliz, grite viva
Quando a gente está feliz
Grita viva e pede bis
Se você está feliz, grite viva”.

LOLA: Mais uma vez...

“ Se você está feliz, faça os três
Se você está feliz, faça os três
Quando a gente está feliz
Faz os três e pede bis
Se você está feliz, faça os três”.

CLARA E LOLA: Tchau crianças e até domingo que vem.

Gostaram crianças? Que historinha bonitinha né?

Agora vamos chamar o Vovô Pepê e a Vovó Tereca para falar sobre o meio ambiente.

Vovó Tereca:Olá crianças, tudo bem com vocês? Eu sou a vovó Tereca e hoje eu e o vovô vamos falar pra vocês sobre o meio ambiente.

Vovô Pepê: Oi criançada, eu sou o Vovô Pepê. Vamos começar com uma pergunta fácil, vocês sabem qual é o tema da campanha da fraternidade?

Deixem-os responderem.

Vovó Tereca: Vocês estão muito espertos, o tema da campanha da fraternidade é: Fraternidade e vida no planeta e o lema “A criação geme em dores de parto”.

Vovô Pepê: E o que podemos fazer para ajudar o nosso planeta?

Deixem-os responderem.

Vovó Tereca: A Terra é o lar que Deus criou para a família humana: é o presente que Ele nos deu. Nela Ele colocou o ar que precisamos para respirar, água fresca que precisamos para beber, alimento para nos dar energia, flores para alimentar o espírito, madeira para construir abrigo.

Vovô Pepê: Entenderam crianças. Isso significa que o nosso planeta precisa da nossa ajuda. Precisamos cuidar muito bem dele. Não se esqueçam disso, queridos.

Vovô e Vovó: beijos e tchau.

Agora vamos pintar um desenho bem bonito para levar para o papai e para mamãe.


ORAÇÃO FINAL

“Equipe Pastorinhos do Senhor”

Nenhum comentário:

Postar um comentário