sexta-feira, 27 de agosto de 2010

22ºDOMINGO DO TEMPO COMUM




"CONVITE À HUMILDADE"

-Preparar o ambiente com balões e outros acessórios para dar idéia de uma festa.
  • Boa noite crianças!!!

Vocês estão vendo como está arrumadinho nosso espaço hoje?

O que será que vai acontecer por aqui?

Parece que vamos ter uma festa não é mesmo?

Então vamos cantar um pouco, pois festa deve ser alegre e cantando podemos nos alegrar ainda mais!

  • Estou feliz, feliz;
  • Cante comigo;
  • O Senhor tem muitos filhos;
  • Para aquecer, para animar.

Essas músicas estão na página do nosso blog e também estão disponível na catedral com o CD didático.

Quando fazemos uma festa, é importante agradecer ao nosso Pai do céu com a oração que ele nos ensinou. Então vamos nos dar as mãos e rezarmos juntos o "Pai Nosso".

Quem gostaria de agradecer alguma coisa que aconteceu em nossa casa ou na escola nesta semana que passou? (deixar que as crianças expressem espontâneamente)

Agora vamos ver o que está acontecendo na floresta, onde nossos amiguinhos estão.

HISTORINHA DO DIA


LEÃO: (Entra em cena sozinho e pensando alto) Eu como o Rei da floresta, preciso fazer algumas mudanças para melhorar nosso ambiente, muitos animais são bondosos, queridos, mas às vezes não o reconhecemos e damos o verdadeiro valor. Muitas vezes eles não gostam de se aparecer muito e por isso acabamos por deixar passar esse valor tão precioso.(Pausa pra pensar...) Já sei poderia promover uma festa e dizer que teremos uma surpresa e veremos quem irá sem segundas intenções...

(Entram outros animais conversando entre eles)

LEÃO: Oi amigos! Queria encontrar vocês mesmo! O dia está bonito, o sol brilha como nunca! Olha, estou preparando uma festa para essa noite e gostaria muito da presença de todos, ok? Ah! E terá uma surpresa para um convidado muito especial.

ANIMAIS: Opa! Tô dentro!

Claro que eu vou!

Posso chamar meu vizinho também?

LEÃO: É claro! Quanto mais convidados, melhor será a festa.

JACARÉ: Mas, quem é esse convidado especial? Um de nós?

LEÃO: Quem sabe, Jacaré... A curiosidade não é uma coisa muito boa, temos que saber esperar, quem sabe pode ser você! (Risada....)

JACARÉ: Bom, mas e se de repente eu não puder ir? Vocês sabem que sou muito importante, a floresta sem eu, não sobreviveria. Sou um animal ...

MACACO: Ai, ai, ai, agora o rei da floresta mudou rsrsrsrsrs, o jacaré está se achando!!!!

ANIMAIS: Todos comentam o que o jacaré falou...

OVELHA: E a surpresa?

LEÃO: De noite todos saberão.

(Todos saem de sena e fica o Jacaré e o Burrinho)

JACARÉ: Bom, eu vou me arrumar pra essa festa, estou sentindo que essa noite será minha!!!!!

BURRINHO: Pois é Jacaré, tomara que seja uma festa divertida, que todos nós possamos passar um tempo gostoso com nossos amigos...

JACARÉ: Rsrsrsrs... Você se divertir??? Você é o Burro e não um Jacaré como eu!!! Todos os animais gostariam de ser como eu, ou até mesmo como o Leão, mas como você? Um animal sem sal, nem açúcar...


BURRINHO: Cada um é como é, e eu acredito que nosso criador pensou em cada detalhe. Eu prefiro ser como sou, e assim vou ajudando os outros como posso...

JACARÉ: Então tá, a vida é sua. Prefiro ser o vice-rei da floresta!

BURRINHO: O que? Você o vice-rei? Quem disse?

JACARÉ: Eu acho que hoje de noite terei uma grande surpresa!

BURRINHO: Então até daqui a pouco!

(Saem de cena e voltam para a festa, começa a chegar os convidados)

JACARÉ: Puxa! Sou o primeiro a chegar! Bom, mas não poderia deixar de pegar o melhor lugar...

MACACO: Ha, ha, ainda bem que ainda não chegou todo mundo, assim posso escolher um lugar legal!

ANIMAIS: Cada um vai chegando e escolhendo o melhor lugar.

(O Burrinho também chegou com os outros, mas foi deixando passarem na sua frente e escolherem os lugares melhores.)

BURRINHO: Nossa como está tudo tão bonito! Olha a decoração! É! O Leão caprichou!

OVELHA: É, mas você chegou cedo e só acabouficando com o pior lugar, escondido, longe de tudo.

BURRINHO: Não importa! O mais importante é saber que somos criaturas escolhidas por Deus e por isso estamos aqui, pra ajudar no que precisar e ser o melhor que pudermos. E aqui posso observar tudo o que se passa e assim correr se for preciso para ajudar alguém


(O Leão observava tudo de longe, como seus amigos se divertiam, e a atitude de cada um, o Jacaré como não é de se espantar sempre achando que ele é o melhor, o Macaco sempre levando vantagens pela esperteza dele, e assim todos com suas características próprias.)

LEÃO: Amigos! Chegou a hora de falar a surpresa pra todos vocês. Resolvi fazer essa festa, para valorizar os amigos que mais se importam com o bem-estar dos outros. Muitas vezes queremos o melhor para nós mesmos e esquecemos que todos nós temos os mesmos direitos e deveres. Portanto hoje quero homenagear nosso querido amigo que sempre está pronto pra tudo, nos momentos bons e ruins, e por incrível que pareça nunca está em evidência. Quero convidar o Burrinho para chegar aqui perto de mim, num lugar especial.

(O Burrinho ficou todo emocionado, não sabia o que fazer e falar. Por outro lado o Jacaré ficou todo sem graça. Todos os animais aplaudiram, e gritavam viva o nosso amigo!!!)

(No final da festa o Burrinho se aproximou do Jacaré e disse:)

BURRINHO: Senti que você ficou triste...

JACARÉ: É, foi uma grande lição para mim, nem sempre somos o que gostaríamos de ser, e não basta pensar somente na gente, precisamos pensar que todos formamos uma família, e em uma família não existe o melhor e o pior.

BURRINHO: Como já tinha dito pra você, temos que ser o que somos com qualidades e defeitos, e os outros devem gostar da gente assim mesmo. E assim os humildes se elevarão!

FIM!!!!







  • Conversa com as crianças sobre a história.




BRINCADEIRA:

  • Colocar numa caixa fechada alguns brindes como: pirulito, balas, tercinho, santinho... A caixa vai passando de mão em mão enquanto toca uma música com o CD. Quando parar a música a criança que estiver com a caixa, poderá pegar algo de dentro da caixa e oferecer a outro amiguinho. A criança que receber sairá da brincadeira e assim sucessivamente.


ATIVIDADES

Nenhum comentário:

Postar um comentário