sexta-feira, 13 de agosto de 2010

20ºDOMINGO DO TEMPO COMUM

20ºDOMINGO DO TEMPO COMUM




ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA






15 de agosto de 2010






"A minha alma engrandece o Senhor,



e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador."




Boa noite crianças!!!





☺Iniciar cantando:

♪ O Senhor tem muitos filhos
♪ Cabeça, ombro, joelho e pé
♪ Quando o Espírito

♪Para aquecer, para animar

☺ Fazer a oração do Pai Nosso e em seguida a oração da Ave Maria
♪ Canto: Mãezinha do céu


(A partir deste momento pode ser usado fantoches para conversar com as crianças)
☺ Hoje celebramos a assunção de Nossa Senhora.

FANTOCHE 1: Vocês sabem o que é assunção?
Assunção significa “elevação”. Maria foi elevada de corpo e alma pelos anjos do céu para junto de Deus e do seu filho tão amado, Jesus Cristo.
Maria é um exemplo de fé e santidade.

FANTOCHE 2: Mas vamos ver o que foi que Maria fez que a fizesse merecer o céu.

FANTOCHE 1: Será que Maria era obediente? Será que ela ajudava sua mãe em casa? Era boa e trabalhadeira?

FANTOCHE 2: Será que Maria ajudava os pobres, era boa com os doentes, cuidado de seus pais velhinhos com carinho e paciência? Será que Maria rezava, falava com o Senhor, cuidava do seu coração com os ensinamentos que ela lia na Bíblia, freqüentava a missa, estava sempre em sintonia com Deus?

FANTOCHE 1: Será que quando Deus pediu a ela pra ser a mãe de seu filho, mesmo sabendo que seria criticada, que poderia até ser apedrejada e que, as pessoas desconfiariam dela, ela aceitou?

FANTOCHE 2: Será que Maria amava Nosso Senhor? Que tipo de mãe ela foi? Que tipo de esposa ele foi? Que tipo de serva ela foi para Deus?

FANTOCHE 1: Pois é, crianças! Maria foi tudo de bom. E assim ela se encheu da graça de Deus e foi também elevada aos céus.

FANTOCHE 2: Aconteceu que, quando ela morreu, seu corpo não foi enterrado, não... Os anjos vieram e carregaram seu corpinho de santa pra ficar junto a Deus e seu filho lá no céu... E é, por isso, que chamamos Assunção, ou seja, a subida de Nossa Senhora aos céus.


(Levar um cartaz com a imagem de Nossa Senhora, e cada criança deverá receber um papel em forma de coração preparado pela equipe, onde a criança falará uma palavra boa e esse coração será colado na parte de cima do cartaz simbolizando balões que elevarão Nossa Senhora, e se a palavra não for positiva deverá ficar na parte de baixo do cartaz.)







FANTOCHE 1: Então agora vamos fazer de conta que cada coração que vocês tem nas mãos são anjos que farão Nossa Senhora subir ao céu ou não.

FANTOCHE 2: Mas como assim? Eu ainda não entendi.

FANTOCHE 1: Quando aparecer uma palavra boa o coração ficará na parte de cima da imagem, e se alguém falar palavra que não seja boa ficará na parte de baixo.

FANTOCHE 2: Ah! Então quer dizer que as palavras boas fazem a gente ficar mais próximos do céu?

FANTOCHE 1: Isso mesmo! Então vamos lá, com ajuda de alguém que vai escrever as palavras nos corações cada criança virá aqui pertinho do cartaz e falará bem forte a palavra que quer no seu coração.

FANTOCHE 2: Olha que legal, vamos falar bem alto todas as palavras que foram colocadas aqui?



☺ Então crianças vocês conseguiram entender o que é
assunção? Maria foi uma pessoa tão boa, que com certeza ela foi elevada ao céu pela bondade do seu coração, ou seja por todas as coisas boas que fez aqui na terra.
E nós será que fazemos muitas coisas boas?
Precisamos tentar fazer o bem sempre, não brigando com os nossos colegas e irmãos, ajudando o papai e a mamãe, obedecendo e sendo sempre crianças do bem!
Assim os nossos corações serão sempre limpinhos e cheios de palavras boas!!!

Vamos cantar mais uma vez a música da nossa mãezinha do céu
♪ Canto: Mãezinha do céu



☺ Agora vamos fazer uma brincadeira.
Todos estarão sentados, quando eu falar uma palavra boa vocês deverão levantar e quando eu falar uma palavra feia vocês deverão abaixar. Quem errar vai saindo da brincadeira ok!


☺ Muito bem!!!
Vocês poderão sentar nas cadeiras para fazer as atividades ou brincar com os brinquedos pedagógicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário