sexta-feira, 22 de março de 2019

3º Domingo da Quaresma


Apucarana, 24 de março de 2019.
1.AMBIENTAÇÃO- Olá crianças, que bom que você vieram na Salinha Catedral. Sejam bem-vindos! Vamos iniciar o nosso encontro com o Sinal da Cruz, cantado, pedindo que Deus Pai nos abençoe! ( cantar outros cantos também).

2. PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO
No evangelho de hoje, Jesus nos ensina que devemos dar frutos! Vocês já viram árvores que vão frutos? ( ouvir).  Sabe o que  significa, uma pessoa “dar frutos”? ( ouvir)
Dar frutos é fazer coisas boas. Só dá bons frutos quem vive na graça de Deus. Vamos listar uma série de boas-ações que são frutos da vivência do amor em Deus?
- ser gentil    - ser compreensivo    - ajudar quem precisa     - ser obediente  - saber perdoar
Outro ensinamento de Jesus, hoje, é que quando não estamos dando frutos, precisamos de ajuda, assim como o agricultor coloca adubo na plantinha para ela dar seus frutinhos, nós precisamos da graça de Deus, das bênçãos de Deus e da sua misericórdia para sermos bons. Deus nunca desiste de nós! Ele é capaz de “adubar” nosso coração e aguardar os frutos!

3.EVANGELHO ILUSTRADO-Anúncio do Evangelho (Lc 13,1-9)
Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha.

Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’





8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.


E assim aconteceu. A árvore se fortaleceu, e floresceu aguardando os frutos.

— Palavra da Salvação.
CONCLUSÃO:

1) Quem é o dono da vinha?

O dono da vinha é Deus, nosso Pai de amor.

2) Quem é a vinha?
A vinha é a terra onde temos a oportunidade de conduzir as nossas vidas, como um momento que nos é oferecido por Deus.

3) O que é a figueira?
A figueira somos nós, como nossos dons/talentos que recebemos (alegria, paciência, inteligência, saúde, etc.) e nossos defeitos (orgulho, egoísmo, teimosia, etc.). Cabe as nós escolhermos ser a figueira produtiva ou a figueira estéril. Estamos aqui na Terra e depende de nós escolhermos ser estéreis ou darmos bons frutos.

4) O que é o fruto?
O fruto são as nossas ações do dia a dia, seja dos nossos compromissos na escola, com a família, ou até mesmo aquelas calcadas na fé em Deus, na necessidade de praticar a caridade e a humildade, seguindo os ensinamentos de Jesus. O modo como somos, como falamos, como agimos, como pensamos determinará o tipo de fruto que daremos.

5) Quem é o vinhateiro?
O vinhateiro é Jesus, que veio a Terra para nos trazer ensinamentos de amor e caridade, nos servindo como exemplo de fé, bondade e humildade em todas os momentos da nossa vida.

6) O que significa escavar e estercar a figueira?
Escavar e estercar a figueira significa a proteção que recebemos de Deus todos os dias como forma de melhorarmos para exterminar o egoísmo, a inveja e outros sentimentos inferiores que não contribuem para que produzirmos boas ações.

7) O que representa o corte da figueira estéril?
Cortar a figueira estéril seria tirar a chance de crescimento e de melhoria que podemos ter nessa vida. Cada um de nós tem direito de melhorarmos, de crescermos e modificarmos os hábitos.

ATIVIDADES:
a)Salinha de recreação
b) Atividades de pintura
c) Brincadeiras
PESQUISA: Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria - Apucarana - Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário