sábado, 9 de março de 2019

1º DOMINGO DA QUARESMA


1º DOMINGO DA QUARESMA 
10 de março de 2019

 “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”

Resultado de imagem para EVANGELHO - Lc 4,1-13
Fonte: https://www.amiguinhosdedeus.com/2013/02/evangelhododia-lucas-41-13.html


EVANGELHO - Lc 4,1-13


Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e depois disso, sentiu fome. O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, mande que esta pedra se mude em pão”. Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’ ”.
O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda sua glória, porque tudo isso foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”. Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’ “. Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! Porque a Escritura diz: ’Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’ “. Jesus, porém, respondeu:   “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’ “. Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

1.Oração inicial

2. Dinâmica (Antes de contar o Evangelho);

Você deve dividir as crianças em duplas e colar palavras relacionadas ao Evangelho nas costas de cada uma delas para que estes descubram mutuamente o que têm nas costas do outro. Cada um procurará ver primeiro o que tem nas costas seu companheiro, procurando evitar que o outro veja a sua. 
Sugestões de palavras para a brincadeira:    Jesus, tentação, pão, deserto, anjos, pedra, Deus.   

As palavras que vocês descobriram na brincadeira, fazem parte do Evangelho de hoje…
Certo dia Deus chamou Jesus  para um lugar deserto. Ali não havia ninguém, nem água e nem comida. Lá sozinho, Jesus teria que passar por um grande desafio ...


3. Brincadeira pedagógica (após a reflexão do Evangelho com as crianças)

Caminhada sobre os quarenta dias: Prepare quarenta folhas de sulfite (podem ser folhas rascunhos, pois, você usará apenas um lado da folha).  Em cada folha coloque o número (de 01 a 40). Cada folha representará um dia da quaresma. Faça um caminho com as folhas em ordem crescente e cole com fita crepe no chão. Calcule o espaço entre as folhas relativo a um passo da criança. No final da trilha coloque Páscoa. Coloque as crianças em fila e oportunize cada uma a passarem pelos dias da quaresma (pisar na folha sulfite). Peçam para que eles durante o trajeto pensem em tudo que conversamos a respeito do Evangelho.

4. Pintura sobre o Evangelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário