sábado, 25 de agosto de 2018

21ª Domingo do tempo Comum


26 de agosto de 2018.
Tema: “Senhor, a quem iremos nós?”




1.AMBIENTAÇÃO- Sejam bem-vindos a salinha Catedral! Vamos iniciar nossas atividades pedindo a presença da Santíssima Trindade ( Em nome do Pai...) –
( animação )

2. DINÂMICA- A ponte
Formação: Duas filas indianas de crianças com o mesmo número de participantes: Ex.
A) __ __ __ __ __ __         B) __ __ __ __ __ __
Material: Cada fila deverá ter duas “ripas” que pode ser substituído por dois papelões ( grossos), cerca de 1m  X 10 cm de largura.
Desenvolvimento: Ao sinal do catequista, cada fila deverá chegar na extremidade do espaço, andando sobre esta “ponte”. A fila que chegar primeiro recebe uma sala de palmas, pela organização e agilidade.
Conclusão: Para atravessar uma ponte em grupo, é necessário liderança, companheirismo, estratégias e atenção. Assim também para viver em família ou comunidade, precisamos ouvir a opinião do outro e juntos resolver as situações.
Jesus nos pergunta hoje no evangelho: Vocês ficarão comigo ou irão embora?
Devemos responder como Pedro: - Para onde iremos Senhor? Só o Senhor tem palavras de vida eterna!

Vídeo ilustrativo da dinâmica:




3..EVANGELHO  NARRADO- Jo.6,  60-69
Jesus nos ensina hoje que seguir sua palavra não deixará a nossa vida mais fácil, mas com certeza teremos uma vida mais feliz, porque somente Ele é Deus!
Muitas vezes queremos seguir a Jesus para receber milagres, recompensas... Mas devemos seguir a Jesus porque somente Ele é capaz de nos dar vida eterna!
Jesus estava sendo seguido por muitas pessoas; curiosos, seguidores que creram nele porque viram os milagres..
No entanto, quando Jesus deu uma  bronca neles, porque muitos estavam ali só por interesse: queriam comida, milagres, curas... Não gostaram da bronca e foram embora  abandonando a ideia de ser cristãos.
Jesus disse:
- “Vocês estão escandalizados porque tenho falado a verdade a vocês?? E quando verem o Filho do Homem  ( ele estava falando dele mesmo)subindo para onde estava antes? ( céu).  O nosso corpo morrerá, mas a alma irá para a vida eterna. O que estou falando são palavras de  espírito e vida e mesmo assim há alguns de vocês que não  creem”.
Jesus vendo que estavam com medo da verdade,  perguntou aos apóstolos:
- “Vocês não vão também embora???”
Mas Pedro respondeu:
- “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

CONCLUSÃO:  Que possamos seguir o exemplo de Pedro, de reconhecer que não há outro Deus a seguir, senão Jesus! Que devemos reconhecer Jesus como nosso Deus, mesmo  quando não recebemos milagres nenhum! Ele é o nosso Salvador e Senhor e isto está acima de todo e qualquer milagre!



4.HISTÓRIA DA SEMANA – A ponte do perdão
         1.Haviam dois irmãos que desde pequenos, aprenderam com os pais a serem muito unidos. 



   2.Assim que cresceram, foram morar em fazendas vizinhas separadas apenas por um lindo riacho.




   3.  A fazenda deles tudo que plantavam tinham em fartura.





      4.Os irmãos trabalhavam juntos na criação de gado leiteiro e, por serem tão unidos, tudo ia muito bem...




           5.Porém, um dia a situação mudou. O irmão mais velho ficou furioso com o irmão mais novo por causa de um erro na contabilidade que os fez tomar prejuízo. Então, houve uma briga muito feia entre eles! Os dois discutiram e aquela pequena falha se transformou numa troca de ofensas, seguida por semanas de total silêncio entre eles.




         6.Em uma manhã, um homem simples bateu à porta do irmão mais velho e ao ser atendido, ele disse:
Bom dia! Estou procurando algum trabalho. Tenho muita experiência com carpintaria. Na verdade, meu pai adotivo era um carpinteiro muito bom e me ensinou tudo o que sei hoje. Você teria algum serviço para mim?






         7.O fazendeiro respondeu:
Bom dia. Na verdade, tenho sim. O senhor está vendo aquela fazenda além do riacho? É do meu irmão mais novo. Nós tivemos uma briga muito feia e já faz tempo que não nos falamos.
Eu entendo, disse o carpinteiro.


 

 8.E o irmão prosseguiu:
Eu não suporto mais sair na minha varanda e ter que olhar para ele! Então, por favor, use a madeira que está guardada no meu celeiro para construir uma cerca bem alta.
Enquanto isso, o homem ficou ali cortando e medindo madeira o dia todo.





       9.Já no final da tarde, quando o fazendeiro voltou para casa, não acreditou no que viu. Ao invés de levantar uma cerca, o carpinteiro havia construído uma pequena ponte muito linda, ligando as duas margens do riacho. O irmão mais velho ficou irado e falou àquele homem:
Seu atrevido! Você sabe muito bem que não foi isso que eu mandei você construir!
Porém, ao olhar novamente para a ponte, ele viu o irmão mais novo correr de braços abertos ao seu encontro:





    10.Glória a Deus! Eu sabia que você não era uma pessoa ruim! Quero que você saiba que você é mais que um irmão pra mim, você é meu melhor amigo e eu estava com muita saudades! Você mandou construir essa ponte, mesmo depois dos erros que cometi com o nosso dinheiro. Eu te amo irmão!
Emocionado, o irmão mais velho esqueceu as mágoas e foi ao encontro dele. Eles se abraçaram e choraram muito em cima daquela ponte... Ao ver aquela cena, o carpinteiro pegou suas coisas, virou as costas e, quando estava indo embora, ouviu o irmão mais velho dizer:
   11.Espera aí senhor! Preciso te pagar por seu serviço maravilhoso! Você me ajudou a restaurar meu relacionamento com meu irmão e me fez sentir o quanto é bom ter minha família de volta! Quanto te devo?
Então o homem respondeu:
Você não me deve nada, meu amigo. Só de ver vocês dois tendo uma nova chance já me deixou muito satisfeito. Essa é a minha missão!
Mas o fazendeiro insistiu:
Como assim?! Pelo menos diga o seu nome para que eu possa sempre me lembrar do senhor.

Meu nome? Meu nome é JESUS. Respondeu o carpinteiro, indo embora em seguida.




         12.A família é o bem mais precioso que alguém pode ter nessa terra, porém, muitas vezes nós criamos inimizade e discussões por motivos tão bobos, esquecendo de que foi Deus quem colocou essas pessoas em nossas vidas. Lidar com a família nem sempre é fácil, pois somos imperfeitos, mas Jesus nos deu o mandamento de amar e perdoar, independente do que os outros façam, pois Ele fez isso por nós.





Se Deus perdoou os nossos pecados e se queremos ser parecidos com Ele, por que não devemos perdoar as pessoas? Se realmente entendemos o que Cristo fez na cruz por nós, o perdão deve fluir em nosso coração. A Bíblia diz que o amor cobre multidão de pecados, mas a falta de perdão impede que Deus nos perdoe. Por isso, se você tem algo contra o seu próximo, perdoe hoje mesmo e busque a reconciliação. 
"Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas" (Mateus 6:14,15).
"Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo" (Efésios 4:31,32).
5.ATIVIDADES
              a) Salinha de Recreação
             b) Pintura da Ponte para chegar a Jesus
             c) Brincadeiras
          PESQUISA- Prof.ª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – www.nsalegria.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário