sexta-feira, 25 de maio de 2018

Solenidade da Santíssima Trindade


Tema: “Em nome do Pai, do Filho e Espírito Santo”




Apucarana, 25 de maio de 2018.
1.BOAS VINDAS – Olá crianças! Que alegria receber vocês aqui na Salinha Catedral! Vamos iniciar o canto do Sinal da Cruz!  “Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui...” ( Cantar outros cantos de animação)

2.PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO – A dinâmica sobre a Santíssima Trindade só precisa de um guardanapo ou pano de prato, e você diz assim:
-A Santíssima Trindade é como um guardanapo, só que deste jeito, com este nó! (escolhe uma ponta e dá um nó)
-Tenho uma pergunta, este nó deixou de ser guardanapo?
Respostas: provavelmente vão dizer que não.
– Agora vou fazer mais um nó do outro lado (do outro lado faça um segundo nó), com este novo nó, eu posso dizer que continuo tendo um guardanapo na mão?
Respostas: provavelmente vão dizer que sim, que continua com um guardanapo.
– Então vou fazer mais um último nó! (para o terceiro nó conforme o tamanho do guardanapo pode se juntar as duas pontas que sobraram ou fazer um nó com o guardanapo inteiro para que o terceiro nó fique no meio, como na imagem abaixo).
– Posso dizer que continuo com um guardanapo na minha mão?
Respostas: Provavelmente sim!
– Só que este guardanapo tem três nós, e nenhum deles é igual, reparem!
– Cada um destes nós representa uma pessoa da Santíssima Trindade. A Santíssima Trindade é como este guardanapo, que mesmo com três nós continua sendo um único guardanapo!
E deixa as pessoas, ou as crianças a pegar o guardanapo e lembrar do que foi ensinado sobre a Santíssima Trindade.

3.EVANGELHO -   Mt 28,16-20 11.
Um dia, os Onze discípulos de Jesus ( seus amigos escolhidos para ajuda-lo da evangelizar), foram a um monte onde Jesus havia combinado de encontra-los. Jesus, já havia morrido e ressuscitado, conforme  estava escrito nas escrituras. Quando eles viram Jesus, ajoelharam –se diante dele! Vocês imaginam que ainda tinha entre eles, alguns amigos que duvidaram que Ele havia ressuscitado?? Então, Jesus chegou mais pertinho deles e disse:
“Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. No entanto, vão e façam mais discípulos meus, em todos os lugares, países, continentes. Chegando lá, batize-os em nome do PAI, DO FILHO( que sou eu) E DO ESPÍRITO SANTO, e ensine a cumprir tudo que eu mandei! Mas não precisam se preocupar, porque eu estarei com vocês todos os dias até o fim do mundo”
Palavra da Salvação – Glória a Vós, Senhor!

4. EXPLICAÇÃO:  Para entender melhor esse “mistério” da Santíssima Trindade vamos pensar que é como um caminhão( desenho)
Observe bem  esses desenhos.




1º o caminhão! ( mostrar desenho)Para ele levar as pessoas e coisas de um lado para o outro, é necessário:





2º de estradas –( mostrar o desenho) Isso mesmo! Eles precisam de estradas, rodovias para trabalhar.

2º de combustível – ( mostrar um posto de gasolina) Vejam a greve dos caminhoneiros  em todo nosso pais, eles estão solicitando melhores condições de trabalho e como não foram atendidos, pararam de trabalhar. Mas mesmo que tivessem o combustível, poderiam fazer o seu trabalho. O combustível é a "energia".


Vamos comparar:
DEUS é o caminhão
JESUS é o caminho
ESPÍRITO SANTO é a energia
Foi necessário a estrada e o combustível e o caminhão, trabalharem com conjunto ( unidos) para que a função do caminhão desse certo. Assim é a Santíssima Trindade, são três em um! Com toda essa força conosco PAI, FILHO e ESPIRITO SANTO, é que continuamos a levar a mensagem de Jesus a todos os lugares, como Ele nos pediu!
Para concluir, vamos cantar: Trindade santa ( canção)
Era uma paizinho
Muito amoroso
Que dividiu-se
Em três irmãos
Ninguém podia vê-los não
Porque moravam no nosso coração
Ninguém ficava sem caminho
Pois Jesus era a solução
Ninguém podia ficar sozinho
Porque nosso bom Deus pregava união
Eram três pessoas muito amorosas
Deus que é o pai
Jesus é o irmão
Mas na verdade
O que mora aqui
É o Espírito Santo
Que vive em mim!
LIÇÃO DE VIDA:  Jesus está sempre conosco com o seu Espírito, que nos fortalece na missão de anunciar o amor de Deus ao mundo.
 5. ATIVIDADES
a) Salinha de recreação para as crianças menores
b) Pintura de desenho
c) Brincadeiras Recreativas


ou




Nenhum comentário:

Postar um comentário