sexta-feira, 8 de julho de 2016

15º Domingo do Tempo Comum





“Torne-se próximo de seu irmão necessitado.”


O amor de Deu´s é tão grande. O amor de Jesus é incondicional. E o seu pelo seu irmão? É grande ou pequeno? Somos convidados a refletir sobre o amor.






Oração

Espírito Santo, meu amigão, abre meus olhos e meu coração para que eu enxergue as necessidades dos meus irmãos, até daqueles que eu nem conheço. Que eu me coloque a serviço de todos, e por amar a Deus, que eu ame a todos! Deus Pai, dá-me um coração cheio de misericórdia, como o de teu Filho Jesus, pois só assim terei certeza de estar em comunhão com meu próximo e contigo.


O bom samaritano
Técnica: Dramatização
Personagens: Doente – Levita – Sacerdote – O bom samaritano – Narrador
Jesus calmamente se pôs a contar essa estória que era mais ou menos assim:
Certo dia um homem descia da cidade de Jericó. Ia feliz, o pobre coitado, pois mal sabia o que de ruim iria lhe acontecer. Foi quando um assaltante perigosíssimo pulou na frente do pobre homem, que ficou assustado e não pôde se defender e por isso foi muito espancado. O maldoso ladrão roubou seus pertences, rasgou-lhe as roupas e o deixou desmaiado à beira da estrada, e foi-se embora feliz da vida.
Lá ficou o pobre homem, sozinho, sofrendo, muito machucado. Para falar a verdade, quase morto.
Mas vejam só, quem por ali passava? Um sacerdote ( com certeza ele vai ajudar o pobre homem, não é mesmo? ) ele está olhando, mas de longe. Olhem só, fingiu que não viu e foi-se embora, deixando para trás o pobre homem quase morto.
Agora lá vem um levita, homem importante, ele poderá ajudar o seu próximo, ou seja, o pobre homem…
Ele olha…olha e parece…parece…que não quer saber de ajudar , pois está indo embora…não quis ajudar o irmão no momento em que ele tanto necessitava.
Será que ninguém ajudará o pobre homem?
Mas, vejam, está vindo um samaritano. Ele se aproximou, parece que vai ajudar, posso ver a compaixão nos olhos dele. Está tirando algo da bolsa, é curativo, é óleo e vinho.
Mas o que ele fará com tudo isso? Hum! Ele está curando as feridas do pobre homem. Que homem bom! Que grande coração! Está ajudando o seu próximo, sem ao menos conhecê-lo. Está levando-o para uma pensão, parece querer falar algo à dona da pensão. Vamos ouvir? Acho que ele está dizendo:
_ Tome esse dinheiro para cuidar dele. Quando eu voltar vou pagar todas as despesas que você tiver com ele, além desse dinheiro.
Dizendo isso se afastou e nos deixou uma lição: (Não há limite de tempo nem de pessoas para se praticar o amor ao próximo? )
E Jesus perguntou…
Narrador: Colocando-nos na situação atual, esse próximo poderia ser para nós hoje: uma criança com fome, abandonada, um velho que foi tão próximo da sua família e que parece que a família não foi tão próxima dele, o doente que padece, mas que não recebe apoio, é desprezado, que é assassinado aos poucos pela máfia dos remédios falsos, o desempregado que espera, que procura a chance de ser acolhido pelo seu próximo.

Compromisso da semana: Comprometer-se, quando for possível, em ajudar o próximo que estiver necessitando.
Ideia para trabalhar esse Evangelho

Ideia mega linda disponível no Livro coração vermelho

Ao final, as crianças foram desafiadas a identificar a cor dos corações de cada personagem com base no livro O Coração Vermelho:

Assaltantes – CINZA (coração frio, que tem prazer em provocar o mal)Sacerdote e Levita – BEGE (coração egoísta, que pensa só em seus próprios interesses)Samaritano – VERMELHO (coração que, movido pela compaixão, sempre explode em forma de ação!)E como atividade, tiveram que desenhar os seus próprios rostinhos num copinho plástico virado para cima, com um coração ao lado esquerdo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário