quinta-feira, 30 de junho de 2016

14º Domingo Templo Comum


 Evangelho Mt 16,13-19
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Pedro, a pedrinha da Construção
Técnica: Encenação – Baseia-se no encontro de Pedro com uma Pedra. Ele encena sua dificuldade em formar a igreja sozinha. Busca pedrinhas (pessoas) e trabalham juntos. Mas precisa de ajuda. Entra Paulo montado em um cavalo com a corda na mão perseguindo um cristão. Entra em cena, alguém fazendo o papel do “Mal” que leva as pedras embora, as furta. No final, eles erguem com dificuldade uma igreja feita de papelão (grande) e todos se alegram com a missão cumprida.
Personagens: Pedro e Paulo – Pessoas que representarão as pedrinhas – Personagem que se veste de preto e que rouba as pedras.
Material: Pedra – corda – cavalo de pau – igreja de papelão grande – martelo – livro.
Vejam lá crianças, no centro do altar. Aquilo não é uma pedra? Sim! Tudo começou aí.
Existia uma pedra guardada no coração de Jesus, que foi depositada no centro…
Existia Pedro! Pedro era um homem bom, discípulo que Jesus tanto amou seguidor de suas palavras. Lá vem ele.
Pedro vê a pedra! Tropeça na pedra. Lembra então que Jesus lhe dera uma missão, e sabe qual foi? Hum? Transformar aquela pedra numa grande construção. Pedro olhou a pedra, parece preocupado, mas sua missão nem havia começado. Mas Pedro, trabalhava e fiel logo trabalha com a pedra pra formar a construção. Mexe daqui, mexe dali… (Bater na pedra com martelo )_ Eh! Pedro a pedra está dura, hein? O que fazer então? Põe amor na sua missão e tudo dará certo! Isso Pedro, você já pode ir buscar outras pedrinhas pra se ajuntar na sua construção. Vejam só crianças, a missão é difícil, mas Pedro é bom e convence algumas pedrinhas a fazer parte da sua missão. Trabalha daqui… Trabalha dali. _ Mas, não está nada fácil, hein Pedro? Construir a morada de Deus exige muito esforço. Pobre coitado! Se sente triste e cansado! É preciso pedir ajuda ao dono da Pedra. Pedro rezou… Rezou… rezou… Para seu rebanho aumentar e ajudar a Pedra transformar. E Deus ouviu…
E de onde não se esperava, lá vem ele, um homem chamado Paulo que perseguia homens que carregavam pedras pra construção de Jesus. Corre que pega… E pega que corre. Lá vai Paulo pra capturar as pedrinhas, pobrezinhas… Mas, eis que no caminho, uma luz brilhou… um tombo levou…uma voz forte o chamou era Jesus, crianças, chamado Paulo a conversão, à mudança…E Paulo, que tinha o coração fechado, abriu pra Jesus e ficou todo iluminado. Assim, Paulo trouxe força, amor e união pra ajudar a Pedro na sua missão.
Pedro trabalhava e mais pedras arrumavam
Paulo pregava e mais pedras ajuntavam.
Onde estavam Pedro e Paulo a construção se formava.
Trabalhavam dia e noite, fazendo planos, pregando a palavra, ajuntando pedrinhas.
Muitas cartas, aos irmãos em Cristo, Paulo escrevia, para que novas pedrinhas fossem evangelizadas.
Mas acontece, crianças, que muitas vezes acontecia um fato horrível. Alguns intrusos, paus falsos de outras construções, chegavam à noitinha, silenciosos e maldosos e levavam com eles várias pedrinhas, que de bobas e fracas se deixavam levar.
E quando Pedro e Paulo chegavam e viam o estrago na construção não ficavam tristes não! Sabiam da dificuldade da missão. Eles criavam mais força! Pediam ajuda ao Mestre e retornavam corajosos no seu trabalho incansável. E, por isso, nunca desanimavam. Pedro e Paulo abençoados pelo Dono da pedra, atraíam cada dia, mais e mais pedrinhas tornando sólida a construção.
E eis o que vem surgindo do trabalho dos irmãos em Cristo! Não só uma pedra… Mas um montão delas que reunidas formaram a grande construção. “A Igreja” “Sonho de Deus”… “Realidade dos homens”.
E dentro da grande casa da Igreja, vivem milhões de pedrinhas, que somos todos nós aqui representados. E, por isso, São Pedro foi condecorado com uma chavinha e com ela abrirá a porta do céu pra todas as suas pedrinhas. Já São Paulo, esse aí convertido, mudado, recebeu um coração novo de Deus e de seu Espírito.
Viva São Pedro, Viva São Paulo! Viva a todos nós, pedrinhas nessa construção que é a Igreja, sinal de amor e conversão
Compromisso da semana: Rezar pelo papa Francisco, para que Deus lhe conceda saúde, paz e perseverança na missão.

Fonte:http://www.missacomcriancas.com.br/site/sao-pedro-e-sao-paulo-ano-c/

Nenhum comentário:

Postar um comentário