quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

2º DOMINGO DA QUARESMA





CFE 2016
"CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE"
A UNIÃO NO CUIDADO DA CASA COMUM



“Vida transfigurada.”









A: Olá crianças!!!
B: Oi (responde mal humorado)
A: Ué porque essa tristeza toda?
B: Já esqueceu? Olha só, tá tudo roxo. è o tempo da quaresma, temos que rezar muito e ficar triste.
A:  Rezar muito tudo bem, mas ficar triste e de mal humor, não tem nada a ver com quaresma. A quaresma é um tempo para rezar, refletir nossas atitudes, escutar mais a palavra de Deus e fugir das tentações.
B: Ai... Hoje de manhã inclusive, eu tive a tentação da preguiça, queria ficar dormindo brincando e não participar da missa. Mas ai refleti, pensei no amor de Jesus e pensei xô preguiça. E vim correndo pra missa.
A: É isso ai, todos nós devemos fazer assim também, procurar vivenciar a cada dia fugindo das tentações.

Oração
Querido Jesus,
Quero sempre te escutar e colocar em prática todos os seus ensinamentos!
O Senhor é a verdadeira luz que ilumina a minha vida!
Te peço que o Espírito Santo me ajude a ser seu imitador, Jesus, e assim eu
também possa iluminar a vida de todos ao meu redor.




EVANGELHO - Lc 9,28b-36

Teatro ou fantoches:

(a tartaruga entra e fica emburrada no canto. A borboleta entra no fundo da igreja cantando)


A BORBOLETA e a Tartaruga

BORBOLETA: Eu vou seguir JESUS  e você vai também, só falta comprar passagem, passagem para o velho trem. Olá D. Tarta, o que faz aí escondida em seu casco??O dia está tão lindo!

TARTARUGA: Quero ficar aqui… Me deixa aqui…Apaga esta luz!
BORBOLETA: Vem D. Tarta, o dia está tão lindo! Venha sentir o amor de Deus, temos tanto para louvar e agradecer…

TARTARUGA: Nem quero…Deus me criou e esqueceu que eu precisava ser um pouquinho mais ágil… Agora mesmo a D.Lebre me chamou pra brincar e quando percebi ela havia sumido…Sou tão lenta que não sei pra onde ela foi…Olha só demoro tanto a virar que quando viro a pessoa desapareceu…Ai, ai…Não quero saber de mais nada! Tudo culpa desta casca pesada e dura…

BORBOLETA: Deus sabe de tudo D. Tarta, e ELE pensou em tudo também! Quando nos criou já tinha um propósito para cada um. ELE nos ama tanto que nos chama pelo nome.

TARTARUGA: Você me desculpe, mas de mim ELE se esqueceu…Me fez na vagareza…É FÁCIL PRA VOCÊ QUE É LINDA E PODE VOAR PRA LÁ E PRA CÁ.

BORBOLETA: Você pensa que fui sempre assim. Um dia fui uma lagartinha, e rastejava de um lado para o outro. Comia folhas e era tão lenta quanto você. Mas eu mudei e você também pode mudar. Quer ver só como ELE te ama e pensou MUITO quando foi te criar:
Está vendo seu casco?

TARTARUGA: Claro eu não me separo dele nunca, é duro e pesado eu já disse! Só me atrapalha!

BORBOLETA: Que nada, ele serve para protegê-lo! Como você anda mais devagarinho que os outros animais, Deus te deu esta casca para que ficasse protegido de outros animais… Veja a lebre, se ela for ao rio beber uma simples aguinha e se o jacaré resolver almoçar, ela vira petisco pra ele; já você tem o cascão tão duro que ele não consegue quebrar!

TARTARUGA: Nossa, nunca havia pensado nisso! Hummm... Mas ainda tenho este  casco que me esquenta demais pode proteger contra o jacaré mas me deixa encalorado…

BORBOLETA: D. Tarta, DEUS te ama tanto que pensou também em protegê-lo dos gaviões por exemplo: lá do alto quando um gavião te vê as vezes acha que é um pedra, outra hora acha que é um bicho enorme porque se confunde ao ver suas manchas em seu casco, pensam ser grandes olhos. Assim despistam os predadores.

TARTARUGA: Pensando bem, começo a ver coisas boas em ser tartaruga… Carrego minha casa comigo, nem preciso fazer as coisas com pressa, posso ver as maravilhas de Deus em minha vida…

BORBOLETA: D. Tarta, Deus nos ama muito e pensou em cada detalhe quando nos criou. Veja como já está diferente. Seu sorriso iluminou seu rosto.

TARTARUGA: obrigada, vou sair e proclamar as maravilhas de Deus. (sai)


BORBOLETA: Viram crianças como a tartaruga mudou. È mais bonita quando esta triste e reclamando ou quando esta feliz e louvando? O relato do evangelho narra a transfiguração do senhor. O senhor se encheu de luz e até suas vestes ficaram brancas. Transfigurar é mudar. O senhor deixou-se transparecer e seus apóstolos o viram em profundidade. Nós somos também chamados por Jesus a nos transfigurar, a mudar de figura , a mudar a cara do que vivemos.  Acho, crianças, que foram por essas coisas pelas quais Jesus lutou , se mostrou iluminado .O fez para que fôssemos, nós, iluminados também pela sua paz , pelo seu amor , pela sua presença em nós .Ele é o próprio fruto da justiça… Ele é o fruto da paz e do amor. Vamos todos a seu exemplo buscarmos essa mudança em nosso meio. Amém.


Para melhor compreensão do significado da Transfiguração:


Lembrancinha: Borboleta-pirulito




                                                                           No EVA:


Materiais necessários: Cartolina na cor desejada, Tesoura, Estilete, 
Impressora, Pirulitos

Passo-a-passo:
O primeiro é guardar a seguinte imagem em seu computador e imprimi-lo 
diretamente na cartolina.


Depois recorte a borboleta pelo contorno e faça dois cortes onde estão as
linhas centrais.
Dobre a borboleta pela metade e passe o pirulito pelos dois cortes e pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário