sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

1º Domingo da Quaresma








“A caminho da Páscoa com Jesus.”










Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Mãe do céu... você sabia que Jesus foi tentado? lá no deserto... e sabia que foi o malvado, o inimigo de Deus que fez isso com Ele? Sabia?
To muito assustado!

Mãe: Filho, mamãe sabe sim... esta é uma das aulinhas da catequese que eu nunca me esqueci?

Personagem A: O que? você lembra isso da sua catequese... não é possível... você já é muito velha... quer dizer... crescidinha...

Mãe: Pois é, sou mesmo bem crescidinha. Mas realmente eu nunca me esqueci.

Personagem A: E por que, Mãe?

Mãe: Porque esta historia de Jesus me dá muita força para resistir as tentações e lutar contra o pecado!

Personagem A: Verdade, ele venceu o malvado! Meu herói!

Mãe: Sim, e não foi fácil para ele não... eu tenho certeza disso.

Personagem A: Nossa ele foi bem malvado, a minha catequista explicou que ele ficou falando muitas coisas para Jesus, duvidava e provocava ele...
Ai mãe, eu lembrei daquele menino da escola que vive me provocando, falando que eu não sou de nada, que sou um neném da mamãe!

Mãe: Pois é... sei bem como é... dá muita vontade de brigar com ele, não é filho?

Personagem A: Sim, mamãe... muita...

Mãe: Jesus, também deve ter tido esta vontade... Ele foi humano, como você e eu. Mas recebeu uma grande ajuda! A ajuda do Espirito Santo!

Personagem A: Que legal... e como foi esta ajuda!

Mãe: O Espirito Santo colocou no coração de Jesus as palavras certas, aquelas que deixaram o inimigo sem ação... sem resposta... eram palavras da Sagrada Escritura, a Palavra de Deus!

Personagem A: Entendi... Jesus é mesmo muito esperto!

Mãe: Sim, pediu a ajuda certa... nós também temos que fazer isso!

Personagem A: É muito difícil se acalmar né, mãe... mas se Jesus conseguiu também quero conseguir!

Mãe: Isso, filho... faça isto... e mostre para este menino lá da escola que você é um menino cheio do Espirito Santo... e deixe ele com vontade de conhecer Jesus também, de ser amigo Dele!

Personagem A: Combinado, mãe... Ah sabe outra coisa que a catequista disse?

Mãe: O que filho?

Personagem A: Da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, que este ano fala para a gente cuida da nossa casa comum... ela disse que a casa comum é o mundo, que Deus criou com todo amor... Bonito né mãe!

Mãe: Bonito, filho e muito bom este tema para fazer a gente pensar. Temos mesmo que cuidar aqui do nosso mundo, da nossa casa comum... é um bem precioso que Deus nos deu!
Vou procurar saber mais desta campanha para a nossa família ajudar também!
E vamos juntos ir preparando o nosso coração para Quaresma, né?

Personagem A: Isso, mãe... eu quero mudar... ser herói e vencedor como Jesus! E nesta quaresma eu vou vencer o mal... vou me esforçar mais... não vou fugir não! Vou enfrentar, como Ele fez...

Mãe: Isso, filho... Jesus vai nos dar a força necessária e todo amor para cuidar dos nossos e da nossa casa comum!

Personagem A: Isso aí, mãe... Não vejo a hora do papai, chegar... ele também precisa ajudar... Temos que estar unidos!

Sugestão de Música

Eu sei bem quem vai me limpar! Quem é?
Que esta musiquinha possa ajudar a refletir nas mudanças que precisamos ter...e a misericórdia de Deus!

Jesus foi tentando no deserto... o que é ser tentado? 
Quem foi que fez isso com ele?
E você também tem tentações na sua vida?
Quando você não conseguiu fugir delas, o que aconteceu?
E quando você conseguiu fugir o que sentiu?
E na sua casa, tem tentações... quem mais sofre com isso lá?
Como você pode ajudar para que todos possam vencer as tentações?
No nosso dia-a-dia temos diante de nós coisas que parecem boas, mas que na verdade não são. Pode ser que muitas vezes a gente tenha vontade de fazer coisas que não agradam a Deus, como bater num amiguinho, mentir, desobedecer os nossos pais... Essas coisas que aparecem pra nos fazer agir de maneira errada se chamam TENTAÇÕES. Elas tentam nos tirar do caminho certo, nos levando para o pecado. Jesus já passou por isso, como você e eu.




 Igreja celebra hoje (10) o início da Quaresma com a Santa Missa da imposição das Cinzas, e a Igreja do Brasil em particular abre a Campanha da Fraternidade, que este ano é ecumênica e tem como tema: “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24).

“Sabemos que se as crianças não forem orientadas e despertadas para o cuidado com a criação pouca esperança teremos. Cabe a nós ensiná-las a amar e cuidar da nossa Casa Comum”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário