quarta-feira, 17 de junho de 2015

12º DOMINGO DO TEMPO COMUM


JESUS ACALMA A TEMPESTADE     


            Marcos 4, 35-41

Jesus pode acalmar nossos corações e acabar com o medo.



Oração:
Vamos pedir que o Espírito Santo venha nos fortalecer e nos conduzir a entregar o barquinho para as pessoas que mais precisam da calmaria de Jesus! E, principalmente, que Ele nos conduza sempre a ser sinal de Jesus para todos!!!

Material:
  • Fita crepe 
  • Bíblia 
  • Pedaços de TNT ou papel de seda azul.
Use a fita crepe para desenhar quatro esboços de barcos simples no chão da classe. Faça de tamanho suficiente para que comportem algumas crianças sentadas. Deixe um espaço de pelo menos 90 cm entre os barcos. A brincadeira vai ajudar as crianças a se concentrarem na história bíblica. Os "barcos" serão uma lembrança de quando Jesus acalmou a tempestade. Nesta lição as crianças descobrirão que o medo é uma reação normal e que podemos confiar em Jesus como o único meio seguro de acalmar nossos corações e receios.


EVANGELHO Marcos 4, 35-41


Reúna as crianças em um dos lados da sala e explique que vão participar de uma brincadeira onde você vai escolher um número de dois a cinco. As crianças vão correr para formar o grupo correto de pessoas para ocupar os bracos desenhados no chão. Depois mande que voltem e formem um grupo só, num lado da sala; escolha outro número. Se algumas crianças ficarem fora dos barcos, diga-lhes que não devem se preocupar porque terão chance de brincar quando você escolher outros números mais tarde.
Depois de algumas rodadas, mande as crianças formarem pequenos grupos e se sentarem nos barcos. Diga: Ainda bem que nossos barcos estão no chão e não na água! Especialmente porque algumas crianças não conseguiram passagem! Nós os discípulos de Jesus numa noite de tempestade. Vamos relembrar essa história interessante. Foi nesse dia que os discípulos de Jesus descobriram que Ele tem poder sobre a natureza. Ele podia acalmar o vento e o mar da mesma forma que podia acalmar o medo que estavam sentindo. Usando seus barcos, vocês vão me ajudar a contar a história. Acompanhem a história e quando me ouvirem dizer a palavra "barco", levantem e pulem rapidamente para outro barco, antes da história continuar, as bandeirinhas poderão ser balançadas quando o mar estiver agitado.

Evangelho 
Cada vez que você disser a palavra "barco", faça uma pausa para as crianças passarem de uma barco para outro e sentarem-se novamente. Continue.
O dia tinha sido bem longo. Jesus passou o tempo ensinando várias coisas a respeito de Deus a uma multidão de pessoas. Falou bastante a respeito do amor e do perdão de Deus. Começou a escurecer e seus discípulos estavam num pequeno barco de pesca.(pausa) Os discípulos se revezavam no remo tentando atravessar o mar da Galileia. Vamos fazer de conta que vocês estão remando enquanto eu continuo a história.
Jesus estava muito cansado por ter passado o dia todo ensinando o povo. Resolveu tirar uma soneca. O barco deslizava pela água enquanto Ele dormia. (pausa). As ondas balançavam cariosamente Jesus para lá e para cá enquanto Ele dormia. Vamos balançar para lá e para cá, imitando o balanço do mar, agitando as bandeirinhas devagar.
De repente, apareceu um vento forte e as ondas ficaram muito grandes! Sacudiam o barco no mar! (pausa.) Jesus continuava dormindo, mas os discípulos estavam com medo. Segurem na beirada para vocês não caírem no mar! Os discípulos achavam que o barco iria afundar! (pausa)A tempestade ficou pior e os discípulos ficaram apavorados. (Agitar as bandeirinhas com força)  O que poderiam fazer? Tinham que acordar Jesus! Começaram a gritar:
"Jesus! Socorro! Ajude-nos!". Jesus acordou e ficou em pé no barco. (pausa)
Jesus ordenou o vento: "Pare agora"!, e ele obedeceu. Jesus ordenou as ondas: "Acalmem-se já!", e elas obedeceram. O vento e as ondas pararam ao comando de Jesus. Faça uma pausa e sussurre: Os discípulos ficaram de boca aberta! " Até o vento e as ondas lhe obedecem!", disseram. O medo passou completamente. 


Que coisa! Jesus tinha controle absoluto sobre as ondas, o vento e a tempestade! Os discípulos compreenderam que se Jesus tem esse tipo de poder de Deus, então não precisariam ter medo de mais nada! Sua confiança, fé e respeito por Jesus centuplicaram naquele dia. Vamos pensar um pouco mais sobre o poder de Jesus; esse poder que acalma nossos temores, preocupações e corações. Mande as crianças ficarem em seus quatro barcos para lerem os versículos bíblicos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário