quinta-feira, 17 de julho de 2014

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM






DEUS AGE COM PACIÊNCIA


"A paciência de Deus ensina-nos a tolerância."





Bom dia crianças!!!
Que dia maravilhoso estamos vivendo, não é mesmo? O domingo sempre é um dia muito especial, porque é o dia do Senhor e é o dia em que podemos estar mais perto de Jesus e no qual podemos aprender lições maravilhosas que nos ajudam a nos aproximarmos mais do nosso criador.

Vocês já imaginaram Jesus com a peneira, lere lere, lere lere lere...
Mas isso é só uma forma de falar crianças... sabem o que quero dizer?
Que quando Jesus voltar ele vai olhar todos os seus filhinhos amados e vai pegar todos aqueles que viveram como ele ensinou para levar com Ele.
Vocês entenderam? Eu quero também passar por essa peneira. Quero ser escolhida por Ele.
vou ensinar uma musiquinha pra vocês. Ela tem uma parte que fala assim "não quero ser joio Senhor, quero ser seu trigo de amor, semear a paz, a esperança, o amor e a salvação."
muito lindo não é mesmo?
Então vamos todos cantar? (quem souber a coreografia ensina as crianças e deixem elas dançarem de de duas em duas)

SE O SENHOR PENEIRAR 
Se o Senhor peneirar, eu quero passar para o lado de lá (4x)
Eu não quero ser joio, Senhor, eu quero ser trigo de amor.
Semear a fé, a esperança, o amor e a salvação. (2x)
Se o Senhor peneirar...

DANÇA DA AMIZADE
Esta é a dança, a dança da amizade
É alegria para lá e para cá
Laiá, laiá, laiá...
Laiá, laiá, laiá...

A palavra de Deus é luz para nossa vida. É por isso que (cantar) quando o Espírito de Deus se move em mim eu escuto como rei Davi. Eu escuto, eu escuto, eu escuto como rei Davi.(2x)



Evangelho
(Para saber mais leia: Mateus 13,24-43; Lucas 13,18-21) 

O Grão de Mostarda

Você vai precisar de: várias espécies de sementes de diversos tamanhos (abóbora, jaca, laranja, melancia, pinha e de mostarda).Você pode adquirir sementes de mostarda em casas onde vendem-se temperos.

Por menor que seja nossa fé podemos ser usados por Deus e realizar grandes coisas

Hoje, eu tenho um desafio para vocês. Vou lhes mostrar algumas sementes e vocês vão tentar descobrir de que frutos elas pertencem, entenderam? Podemos começar? Então vamos lá! (Mostre uma semente por vez e pergunte a qual fruta ela pertence. Deixe a de mostarda por último).
- De que fruto é esta semente?
- Muito bem! E esta aqui? (repita o processo com as demais sementes).
- Agora eu quero ver se vocês conhecem esta aqui (mostre a semente de mostarda) Ninguém a conhece? Vejam como ela é miudinha, quase não podemos pegá-la com os dedos sem derrubá-la de tão pequenina que ela é! Sabem este sementinha é de uma planta chamada mostarda. Jesus certa vez nos contou uma parábola interessante sobre esta semente.
Jesus andava de cidade em cidade ensinando a Palavra de Deus.
Jesus procurava fazer comparações para o povo entender o que Ele queria ensinar sobre o reino de Deus. Certo dia Ele apanhou pequenas sementes de mostarda para contar uma História.
Olhou para o povo e disse:
-” O Reino de dos Céus é como o grão de mostarda, ela é a menor de todas as sementes.Mas, quando você lança essa semente na terra, ela cresce e se transforma, torna-se a maior das hortaliças. Nos seus ramos
60 Histórias Bíblicas para Adoração Infantil as aves fazem os seus ninhos. Assim também é a nossa fé, pode ser tão pequena como um grão de mostarda, mas pode realizar grandes coisas para Deus.
Assim, queridas crianças, por menor que seja a nossa fé podemos ser usados por Deus para realizar grandes coisas para Ele.

Oremos para que Deus use cada um de nós para o Seu trabalho.


Dinâmica I
Colocar dois copos de água, um do lado do outro, sendo que um deles deve ter a água misturada com açúcar e o outro com sal ou um pouco de limão. Faça as crianças responderem se vêem alguma diferença entre eles e depois faça com que eles provem da água de cada copo. Depois vá explicando que aqueles que são obedientes a palavra de Deus, tem um falar doce, pois falam da parte do Senhor, mas, aqueles que não são do Senhor, são pessoas que vão crescendo com rancor e se tornam pessoas más e amargas. então mostre que ambos estão juntos, mas são diferentes e veremos as diferenças quando provamos... assim também são filhos do Senhor que são provados e aprovados pelo Senhor.

Dinâmica II
Mostrar figuras do Joio e do Trigo, para explicar como são parecidos e saber separar.
Levar uma figura de criança grande feita de papéis coloridos, de fisionomia meio triste, roupas não muito coloridas, escrito na boquinha: fazer fofoca, nos bracinhos: ser agressivo, nas pernas: ser preguiçoso, nas orelhas: ouvir mentiras (mal testemunho) etc.. 
Levar as partes desta mesma criança só com atitudes positivas, separadas para serem coladas por cima. Ir explicando para as crianças como mudar de atitude pode mudar nossa vida, inclusive nosso testemunho e ter uma nova forma de vida no Senhor. Elas mesmas podem ir colocando na criança (simbolizado pela mesma criança feita de papel) as partes positivas, cobrindo as partes negativas. As roupinhas bem coloridas simbolizando atitudes positivas.
(preparar papel individual para as criança com as partes positivas) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário