sexta-feira, 7 de junho de 2013

X DOMINGO DO TEMPO COMUM

X DOMINGO DO TEMPO COMUM



Jesus ressuscitou o filho da viúva de Naim



1. AMBIENTAÇÃO –– Bom dia, queridas crianças. Sejam todos muito bem vindos a esta salinha! Fazer oração conforme escolha.

Sugestão:

Papai do céu

Obrigado por entender nossas ações

Obrigado por perdoar nossos pecados

Obrigado por nos fazer filhos bem amados.

E agradecer-lhe por tudo , Pai querido

Do fundo do meu coração.

Amém





2. EVANGELHO

A viúva de Naim

Hoje, queridas crianças, vamos aprender a conhecer mais um pouquinho sobre Jesus.

Estão vendo essa mulher chorando?.









Sabem o que é uma viúva? Viúva é uma mulher que se casou e depois o marido morreu, então chamamos a mulher de viúva e Deus tem uma predileção muito especial por elas, afinal, elas ficam sem seus maridos e, bem antigamente, as pessoas gostavam de passar as viúvas pra trás, achando que elas por não terem maridos fossem desprotegidas e bobinhas.



Mas, acontece crianças, que existia lá em Naim, numa cidadezinha por onde Jesus estava passando, uma viúva que estava chorando muito e muito, diante de um caixão.



Jesus então perguntou por que ela chorava tanto, então contaram para ele que ela também tinha perdido seu único filho.



Jesus ,então, crianças, teve compaixão daquela mulher que nem o conhecia... se compadeceu pelo seu sofrimento e sabe o que Ele fez? Vocês não vão nem acreditar? Ele chegou perto do caixão e disse:



_Moço, eu ordeno a você: levante-se!



E o rapaz que já estava pronto para ser enterrado, mortinho da silva , e sabem o que aconteceu? O moço sentou-se no caixão e começou a falar, e Jesus o entregou à sua mãe.



Ah, gente, foi aquela festa!!! O povo louvou e glorificou dizendo assim :



_Que grande profeta apareceu entre nós! Deus veio salvar o seu povo!

Essas notícias a respeito de Jesus se espalharam por todo o país e pelas regiões vizinhas. E até hoje, crianças, contamos essa história pra vocês para que saibam o quanto Jesus se compadecia das pessoas e tinha grande poder .



Ela é linda... sabem por quê? Porque Jesus independente de quem seja, ama com paixão, tem misericórdia com as pessoas, tratam-nas todas igualmente.



Agora que vocês ouviram a história da viúva de Naim, que Jesus ressuscitou o filho da viúva sem conhecê-los, fez porque teve compaixão, fez porque sentiu amor por aquela mulher. Vamos avaliar como é que lidamos com aqueles que não conhecemos, ou até mesmos com aqueles que estão tão próximos de nós?



Pois é assim, crianças. Sem que a gente conheça, ou muitas vezes conhecendo as pessoas, é preciso ser misericordioso para com todos.Seguir os exemplos de Jesus , de sua fé , de seu amor .



Historinha da semana:

A alegria do palhaço

Era uma vez um palhaço chamado Lorota. Ele tinha um circo pra lá de bom que ficava sempre lotado de crianças. Ele era o palhaço mais alegre e mais feliz deste mundo, o circo era a vida dele.



Com ele trabalhava: a bailarina Lili, o trapezista Pula Alto, o mágico mais sensacional da história e a fabulosa mulher engolidora de espadas .



Era um circo que levava diversão e alegria por todos os lugares onde passava



Um dia, enquanto todos estavam participando do show do circo, eis que se deu a um grande e inesperado incêndio. Foi uma tragédia!!!!



Gente! Era povo correndo pra todo lado, era lata d'água pra cima e pra baixo. Era povo gritando e o circo fogo pegando.



Puxa!! Quando terminou aquela correria toda, estavam todos exaustos e que eles puderam ver como o circo ficou!!!



Meus Deus !!! Tinha virado cinzas, era só pó!!!



Que escândalo o palhaço fez. Queria porque queria seu circo de volta. Queria porque queria sua vida de volta.



Parece que tudo tinha morrido ali, era seu fim !!!!



Naquele dia a cidade parou, todo mundo se entristeceu e o palhaço calou-se . Não havia mais alegria, não havia mais show, não havia mais espetáculos.



Por um tempo, todos ficaram sem ter o que fazer.



Foi ai , nesse meio tempo, que o mágico chamou pela bailarina , que chamou a mulher engolidora de espadas , que por sua vez chamou o trapezista para um reunião .



Nessa reunião, o mágico falava da necessidade de salvar o circo, de dar vida nova ao palhaço que só fazia chorar e chorar, queria morrer, queria sumir ...



Pensaram muito no que é que podiam fazer, então a bailarina teve um idéia.



Para arrumar dinheiro é preciso trabalhar, ela podia dançar na praça, fazer o que gostava , assim passaria o chapéu e, quem sabe com o tempo arrumaria o dinheiro pra se construir um novo circo .



O mágico adorou a idéia e também disse que poderia dar espetáculos de porta em porta, assim ele estaria trabalhando pra ajudar o palhaço e a eles mesmos terem de volta o circo.



A mulher engolidora de espadas disse que também podia ajudar, ela venderia picolés, enquanto a bailarina se apresentasse. E o trapezista iria apresentar em escolas , quem sabe agora com a Copa do Mundo ,as diretoras não gostariam de suas palestras e que ele falasse aos alunos , não é mesmo ? Assim, logo todos unidos poderiam fazer o palhaço ficar feliz de novo .



E mãos à obra.



A bailarina dançava e dançava na praça e a mulher engolidora de espadas vendia que vendia picolés .



O mágico encantava as freguesas com toda sua graça, enquanto o trapezista fazia das suas nas escolas da cidade.



Assim, com a ajuda de todos na comunidade que se uniram para dar alegria ao palhaço e para também poder se alegrar com os grandes artistas do circo, dentro de pouco tempo , caindo moedinha aqui , caindo moedinha lá , quando olharam no chapéu tinham dinheiro demais !! Que felicidade !!!



Podiam agora, com o trabalho de todos comprar um novo circo .



Pois, crianças , assim aconteceu . O mágico foi buscar o palhaço, que estava vendado. E toda a cidade olhava com ansiedade qual seria a reação do palhaço diante da surpresa. Pois, foi quando, diante dos olhos do palhaço, ele viu de novo a alegria. Um circo lindo, novinho... novinho pra ele continuar dando alegrias , pra ele ter alegrias .



Assim ele pediu pra falar aos amigos.



Palhaço – Que alegria hoje vocês me deram. Eu estava triste, sem vontade de viver, mas com o gesto de vocês de solidariedade, de fraternidade no momento em que mais precisei , eu sinto que tenho agora uma nova vida ,que devo acreditar que as pessoas são boas e que elas merecem todo o meu amor .Muito obrigado , meus amigos .



E ai crianças, foi aquela festança lá no circo. Graças a solidariedade e a bondade das pessoas, o palhaço ganhou uma nova vida . E vocês? Tem ajudado as pessoas a ter uma vida melhor?Pense nisso e mãos à obra!

Fonte de pesquisa (preces e leituras) - www.homilia.com.br



4.ATIVIDADES:

a) Tapete de Brinquedos para os menores de 4 anos

b) Pintura Alusiva

c) Brincadeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário