quinta-feira, 17 de maio de 2012

Domingo da Ascensão do Senhor


Apucarana, 20 de maio de 2012.

1.BOAS VINDAS – Olá crianças, que bom poder falar das coisas lindas de Deus para vocês! Vamos iniciar cantando o sinal da cruz ( Em nome do Pai, em nome do Filho.../  Cantar também, outros cantos de evangelização infantil).

2.DINÂMICA PARA O EVANGELHO:
-Logo que Jesus ressuscitou, ele andou por muito tempo ainda entre seus discípulos, instruindo-os sobre a missão que deveriam continuar pregando, sobre o que aprenderam com ele, sobre a vida nova , o amor uns para com os outros , o perdão , a justiça ....depois, ele subiu aos céus e prometeu um dia voltar. Deu-nos a sua paz e todos nós ficamos aqui na Terra com a missão de Jesus.

E, hoje, faremos uma comparação com o que estamos fazendo com a nossa missão. Porque todos nós, cristãos, somos herdeiros da missão dos apóstolos , não é mesmo ?!

Vamos imaginar que somos esse balão (mostrar um balãozinho vazio). Quanto mais ações para Deus fizermos, mais e mais o nosso balãozinho irá se enchendo. (Ir soprando dentro do balão )

Toda vez que eu anuncio Jesus, falando dele para os outros , fazendo o que Ele me pediu , amando e perdoando, mais e mais gás meu balão terá e, um dia, essas ações nos levarão ao céu.

Pode acontecer, criança, que agora que temos esse balão cheinho do amor de Deus algo de muito ruim. Sabem o quê? Sempre vem o encardido, o dono do pecado , aquele que nos faz fazer tudo errado.... ele tem uma agulha do mal, bem fininha e num gesto típico de quem não presta ... fura nosso balão e , por mais que a gente tente enchê-lo, o ar bom sai pelo buraco e vamos acumulando um gás ruim que são nossos pecados :como desobedecer , não vir à missa , ter vergonha de falar de Jesus aos outros , ser preguiçoso , respondão , agressivo , violento, isso faz com que ele murche.. (aqui simula uma grande agulha do mal , enfie no balão e faça com que ele vá esvaziando aos pouquinhos até acabar .. ou vá estourando os balões )

Então precisamos pedir  a Jesus, que nos ajude a caminhar por  caminhos certos, que possamos deixar sempre nosso balãozinho cheio de boas  obras.
( Mostrar o cartaz com a imagem de Jesus em ascensão aos Céus e encerrar com a oração abaixo)

Oração:
Papai do céu
Obrigado por tudo !
Abençoa minha missão
Faça-me corajoso para realizá-la com ardor
Dei-me a graça de participar da vida nova
Sendo grande discípulo de suas palavras.
Conceda-me, Senhor, o “gás” necessário
Para que eu possa amar sem medidas
Perdoar quem me ofende
E estar sempre em oração
para quem dela tanto necessita.
Quero ser sempre um bom discípulo, Senhor.
Amém!


3.EVANGELHO: 
Jesus vai para o céu - Mc 16,15-20

Então ele disse:
- Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.
Depois de falar com eles, o Senhor Jesus foi levado para o céu e sentou-se do lado direito de Deus. Os discípulos foram anunciar o evangelho por toda parte. E o Senhor os ajudava e, por meio de milagres, provava que a mensagem deles era verdadeira. Palavra da Salvação ( Glória a Vós, Senhor)


4. CONVERSANDO SOBRE O EVANGELHO:
 ( encher vários balões e escrever em cada um: ALEGRIA/PARTILHA/BONDADE/BOAS AÇÕES)


E como a gente aprendeu que somos feitos balõezinhos que devemos amar e respeitar ao nosso Deus queremos oferecer a Jesus os balões que somos.

1.Balões cheios de alegria pra enfeitar a sua vida de pai amoroso.
2.Balões cheios de partilha pra ajudar os irmãos mais necessitados.
3.Balões cheios de bondade para dividir com todos que dela necessitam.
4.Balões cheios de ações que praticamos em nossa vida em nome do amor que sentimos e pelo nosso Deus

Estes balões é que nos  farão subir junto a Deus, pois estaremos a cada dia celebrando nossa missão , festejando-a com nosso irmãos e cada vez mais ligados ao céu e ao amor de Deus.
Balões coloridos representando nossa sinceridade, nosso comprometimento, nosso ânimo, nosso desejo de vencer cada etapa de nossa vida pra um dia estarmos todos no céu, sentados na grande mesa do Senhor.


5.HISTÓRINHA DA SEMANA:  O grande coração.

Técnica: Dramatização apresentando os personagens atrás do biombo horizontal.

Personagens: Grande Coração – Árvore Coposa – Passarim Rolim – Peixim Zim – Zezim – Dona Rosim
Um dia o Grande Coração veio ao mundo...e, depois de já ter cumprido Sua missão era hora de voltar ao céu... Mas, antes dava suas últimas recomendações aos seus amigos.
À Dona Árvore Coposa, diante de toda a sua grande quantidade de folhas, lembrava:
_Olhe, Coposa! É preciso não se esquecer de que não basta ter folhas verdinhas e brilhantes. É preciso dar frutos... E frutos saborosos! Esta é a sua missão!
E se dirigindo ao passarim Rolim disse:
_Ó Rolim, é preciso cantar muito...Espalhar as sementes pela natureza... Espalhar a alegria de ser filho de Deus a toda criatura.
E à dona Rosim disse:
_E você, Dona Rosim... Você precisa exalar seu perfume... Colorir e perfumar os jardins do mundo pra que todos se lembrem do Grande amor do Criador...
Ao Peixim Zim falou:
_Ah! E você, Pexim Zim, tem como missão nadar pelas águas colorindo e levando vida a todos os outros peixinhos... Alegrando as crianças... Fazendo acontecer a vida na água.
E olhando ao lado viu também o Zezim... É, aquele garotinho ali do lado. Vejam só. Dêem uma olhadinha...Então o Amor disse a ele:
_Você, Zezim, tem uma missão muito linda, pois é a criatura mais importante na minha criação: É você que terá que levar amor às pessoas... Respeitar todas as criaturas...Ter fé... Ser bom... Ajudar quem precisar... Ser bom... Ser caridoso...
E depois de dar todas as explicações, o Grande Coração foi subindo...subindo e enquanto subia ia dizendo:
_Deixo com vocês uma pequena isca de amor para que se precisarem possam buscar reforço no meu Coração...Cuidem bem da missão de cada um...Eu vou estar sempre com vocês...Lembrem-se de sempre se ajudarem, de serem unidos ao meu coração.
E assim aconteceu...A princípio os amigos se entristeceram por causa da ausência do Grande Coração, mas logo viram que se cumprissem bem a missão, a presença dele estaria viva entre eles...E assim fizeram.
E o tempo passou.
Coposa: - Olhem, gente! Como estou bonita, me enchendo de frutos! Eles vão amadurecer...Ficarão gostosos... saborosos... Farão a alegria dos passarinhos... das crianças... Não é mesmo Passarim Rolim?
Rolim: - Se é Dona Coposa! Eu já tenho ensaiado o meu canto, e ele está tinindo de afinadinho...Olhe só: (assobio...) e já estou pronto pra saborear seu frutinho e espalhar as sementinhas por aí...fazendo nascer um tantão de outras coposas como a senhora, não é mesmo, Dona Rosim?
Rosim: - ( abrindo suas pétalas ) Ê, passarim! Que entusiasmo, hein? Eu também já comecei a esparramar meu perfume...Você está sentindo? Todas as manhãs eu estico minhas pétalas e, com meu colorido, ajudo a enfeitar esse mundão de Deus! Estou até me vendo nas bonitas águas do lago...Ei...Olá Peixim Zim...E você? Como anda com sua missão? Tá nadando bastante? Enfeitando as águas e levando vida aos cantinhos do lago?
Peixim: - Glub...glub...claro, Dona Rosim! A minha missão é muito importante e é realizando-a que me sinto próximo do Grande Coração! É amiguinhos...mas uma coisa me preocupa: é o Zezim...Ele anda perdido...Não entendeu nada da sua missão...Se tornou um menino bagunceiro...conversador... Até na missa, ele faz bagunça...Fica tirando a atenção dos outros, responde...tá um problema! Lá vem ele...
Zezim: - Eu sou demais! ( cantando ) Acabei de pegar o pirulito de um menininho lá atrás...Ê choradeira! Eu adoro ver menino chorando, por isso é que eu dou uns cascudos neles...umas porradas...Êpa! Olha só aquela árvore...que frutaiada! Vô treinar meu estilingue! Olha lá! Tem até um passarinho pra eu treinar melhor! Vô fazer ensopado do bichinho e com as peninhas faço um cocar pra brincar de índio bravo!
Coitadinha da Coposa...Se contorcia toda tentando esconder seus frutinhos com suas folhas ...O passarim Rolim voava desnorteado de um lado para o outro, tentando se proteger... Até que Zezim se cansou de brincar com o estilingue e resolveu atacar com a vara de pescar, querendo pegar o Peixim...
Zezim: - Rá! Rá! Vô te pescar seu Peixim Zim. É hoje! E olha que eu nem gosto de peixe...É só pra tirar esse arzinho de vida aí do lago...Vou pegar suas escamas e vou fazer um colar!
E o Peixim então começou a correr de um lado pro outro, tentando fugir do Zezim... E ia para um lado Zezim mandava a chumbada pra lá...É...ele não tava pescando de verdade, não ! Ele queria acertar era a chumbada! Êta, Zezim! Parece que não ouviu nada sobre a sua missão! Corre, Peixim Zim! Corre, quer dizer nada ! Esconde aí, nesse matinho perto da Dona Rosim!
Zezim: - Êpa! O Peixim Zim se escondeu... Seu safado! É, mas eu ainda posso mandar uns treco nessa meninada...Rê...rê...Ô meninada feiosa... boboca.... Bucha de papel em vocês!
E...de tanto bagunçar e correr o Zezim começou a ter um sonão...Bocejou e adormeceu ali mesmo, na beirada do lago...Então o Peixim saiu do esconderijo...bem cuidadoso e foi olhar de perto.
Peixim: - É pessoal...o Zezim dormiu. Graças a Deus!
Rosim: - Ê dó! Ele era um menino tão bom! Parece que esqueceu tudo o que o Grande Coração falou!
Árvore: - É...como pôde? Onde está nele a criatura especial criada por Deus? Onde está o amor que ele tem que levar a todas as criaturas? Onde está a sua bondade...caridade e ajuda a quem precise dele? Parece que ele esqueceu de sua missão...alguma coisa está afligindo o coração do Zezim.
Passarim: - Ei, gente! Tive uma idéia! Vocês se lembram de tudo o que o Grande Coração falou naquele dia? Que estaria sempre conosco, e nos deixaria uma isca de amor para quando a gente precisasse...E nós não podemos deixar nosso irmãozinho se perder da missão...É preciso ajudá-lo.

Todos: - Isso! Precisamos! É ! É isso aí!
Peixim: - Mas quem vai conseguir pegá-la...Ela fica alta demais.
Passarim: - Já sei! Vamos nos juntar...Se todo mundo ajudar, o vento pode me levar lá no alto e eu fisgo a isca de amor pra trazer pro Zezim se lembrar e seguir finalmente sua missão...
Todos: - É isso mesmo ! Vamos lá!

Então Dona Árvore Coposa começou a fazer um balanço danado e dele vinha um vento forte...Dona Rosim com seu perfume, enviava ondas dele pro vento se animar e ir mais longe...Ah! E o Peixim? Balançou-se na água até levantar muitas ondinhas que somavam-se ao esforço da árvore...e, então, o Passarim Rolim foi voando alto, alto...até que se enroscou na isca de amor e então puxou-a correndo e foi aquela alegria... Dela caiu tanto amor...direto do Grande Coração que em Deus descansava...E veio descendo e se enroscando no Zezim...
E ...toda aquela carga de amor caiu no Zezim que acordou diferente e falou pros amiguinhos.
Zezim: - Ai, meu Deus do céu! Nossa, gente! Eu tive um sonho...um sonho...não, um pesadelo!... Sonhei que era mau...bagunceiro...e nem sabia da missão que o Grande Coração me havia dado...Já pensou? Sonhei que prejudicava as pessoas... os meus amigos. Queria destruir tudo... Algo ruim tinha tomado conta do meu coração. Acho que é o pecado e ele me fez esquecer da missão.
E ele foi contando seu pesadelo pros amigos que o ouviam com carinho...mas, o mais importante foi saber que juntos eles conseguiram levar o Zezim de novo pro caminho do amor e, que de agora em diante ele se sentiria também próximo do Grande Coração realizando sua missão de amor .

E sabem de uma coisa, crianças? Assim também somos nós, às vezes, que esquecemos nossa missão, esquecemos que Jesus a confiou a nós. Então é preciso que outras pessoas nos ajude-a encontrar o caminho certo e nos mostrar que Jesus não está somente acima de nós, mas dentro de cada um de nós.

6.ATIVIDADES:
1.    Tapete de brinquedos para os menores de 2 anos
2.    Pintura: colorir o desenho sobre a Ascensão do Senhor.
3.    Jogo: Cuidar de sua missão
Material: um balão para cada criança.
Desenvolvimento:  cada criança deverá ter uma balão cheio de ar, que deverá cuidar com todo cuidado, porque estará representando as boas ações que nos levam a Jesus. Em destaque, terá uma catequista que representará o mal, no qual perseguirá as crianças ( pega-pega) para tentar estourar os balões.
Conclusão: as boas ações causam inveja as pessoas do mal, por isso, devemos sempre ficar bem longe de tudo que é ruim e  continuar a fazer as nossas boas ações, elas que nos farão felizes e nos aproximarão de Jesus.

Fonte: http://catequesecatolicajc.blogspot.com.br/2009/05/missa-completa-para-criancas-ascensao.html/ Colaboração: Prof.ª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – www.nsalegria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário