quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

II DOMINGO DA QUARESMA

A TRANSFIGURAÇÃO  Mc 9-2-10


Acolhiha: A colher as crianças desejando a paz.

Animação: Música a escolha do grupo

Oração: Pai Nosso e Ave Maria com gestos.

Partilhar  : Sobre o Tempo da Quaresma ( 0 que significa, o que devemos fazer para viver  este tempo de acordo com a vontade de Deus) .

                                A transformação do gato Mimi

Havia um gato. Mas não pensem vocês que era um gatinho bonzinho do tipo que a gente gosta de alisar no sofá não.
Seu nome era Mimi. Não tinha um rato sequer nas redondezas que não temesse o gato, até os cães passavam longe do gato furioso que com suas garras afiadas vivia os desafiado, quem mais sofria com o gato eram as crianças. Pobrezinhas! Quando á noite passavam nas ruas escuras do bairro, sempre topavam com aquela cara feia e brava, com aqueles olhos vermelhos e assustadores,  partindo para cima delas.
Outro dia, nem conto pra vocês o que ele fez?! O seu Pedro, aquele vendedor de leite lá do bairro, ia sempre muito cedinho, levar pra as crianças o seu leitinho. Quando Seu Pedro abriu a tampa da lata de leite para poder servir as leiteiras das mulheres, descobriu que o Gato Mimi havia tomado todo leite das criancinhas.
Mas, gente do céu... Era tanta mulher correndo com as vassouras atrás do gato que até parecia festa das bruxas!  Gato neste dia estava aprontando, num descuido do Cachorro e do Cavalo, Malvado, amarrou o rabo dos dois e criou uma enorme confusão... Cada qual queria ir para um lugar, mas não tinha jeito.
Era preciso dar um sumiço no Mimi, ensinar a ele uma lição expulsá-lo do bairro ou quem sabe outro destino, o de matá-lo? – pensavam agora todos os moradores.
O Mimi sabendo das intenções dos moradores ficou a armar um plano, mas quase não tinha lugar pra ficar, pois, todos estavam à sua procura.
Foi nesse meio tempo, fugindo de lá pra cá, que ele escondeu numa cozinha, que era da D.Maria, pobre e boa velhinha que todos tratavam com amor e carinho.
D.Maria sabendo da história do Mimi, não se importou, vendo-o debaixo da mesa longo um leitinho arrumou, mas o gato Mimi, nunca sentiu amor e todo desconfiado deu um miado forte e mal partindo pra cima da D.Maria dando-lhe uma unhada que a feriu.
Mas vocês não imaginam, crianças, o que fez D.Maria Cuidou do seu machucado e depois buscou um pedacinho de pão, molhou no caldinho do frango e deu para o gatinho comer. O gato nunca virá coisa igual. Nunca sentirá um gesto de carinho, estava acostumado com tanta maldade que diante da bondade e da generosidade se desarmou.
Começou a observar a bondade sem igual daquela velhinha que contava histórias ao pé do fogão pro gatinho mimi.
O gatinho, diante do amor de D.Maria, se transformou... Transfigurou-se... Não queria mais brigar, nem os cachorros enfrentar, vivia ouvindo as histórias de que a gente deve saber perdoar, saber amar e saber acolher que devemos ser bom e amigo de todos
Agora ele era um gato bom, porque aprendeu que a mudança só é gerada no amor, é preciso deixar o coração agir.

CONCLUSÃO: Vocês viram crianças?! Transfigurar é mudar de atitude, é sair de um estado de maldade, pra um estado de bondade. É fazer bem as pessoas. É assinalar o caminho para os outros também encontrarem Jesus. Fazendo assim, todos nós recebemos de Deus a luz do amor, que um dia nos levará a ficarmos bem pertinho dele no céu.

No evangelho de hoje Jesus se transfigura ,os apóstolos ficaram contagiados com a paz que havia tomado conta deles.
Assim é nossa vida, quando Jesus faz parte de nosso dia-a-dia, a transfiguração acontece e todos querem ficar perto de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário