domingo, 27 de novembro de 2011

"Vigiai e Orai"


1º Domingo do Advento: Marcos 13,33-37

Acolhida: Boa noite, queridas crianças.
Hoje estamos celebrando o tempo do advento, a alegria da chegada de Deus menino.

Oração: Pai Nosso (cantado)
Cantar musicas de Jesus

Historinha da semana
Vidabol

Técnica:Dramatização
Personagens: Anjo, Goleiro, Jogador “animal”, Jogador desanimado, Jogador dinâmico, Jogador drogado e Jogador vigilante, Zagueiros (quantos tiverem disponíveis para o momento... mentira, vaidade, egoísmo, etc).
Sonoplastia: Música da seleção ao fundo
Material: bexigas para serem usadas como bola, duas vassouras para simbolizarem a trave do gol e uma vara com ferrão para o goleiro furar as bolas.
Anjo - Olá crianças! Hoje teremos um grande campeonato de Vidabol... O quê? Vocês não sabem o que é? É o futebol da vida!
E olhem só... Estão chegando os jogadores... Eles agora jogarão com esta bola, que representa a vida. Antes de chegarem ao gol, os jogadores enfrentam os zagueiros que ajudam o goleiro, e eles são terríveis... A mentira, a inveja, ambição, ichi... São os pecados... Vejam, lá está o gol, mas... Esperem... O mau é o goleiro... E é ele que nos impede de conseguir o gol... É... A vida é assim mesmo...
(Entra o primeiro jogador)
Jogador “animal”- Eu sou “ANIMAL”... Vou levando a bola... Derrubando meus adversários... Ninguém me segura... (ele vai derrubando um, empurrando outro...) O comentarista pode falar: “Ele até que é bom, derruba a inveja, a mentira, mas ele fica se achando o “bom-geral”... E manda a bola para o gol... E o goleiro a fura...” É... a vaidade acabou ajudando o goleiro”...
Goleiro- Aqui eu furo bola de quem se “acha”...
(Entra novo jogador)
Jogador desanimado – Ahn... Agora sou eu? Tem certeza? Você aí, vai soltar a bola pra eu jogar? Mas tem que ser agora? É que eu não sei jogar... Tenho medo... Tem que ser assim? Então joga ela aqui pertinho...
Anjo – Mas não poder ser mole assim, não... Tem que lutar pela bola! Anda sô, que os zagueiros já estão chegando...
Jogador desanimado – Mas eu não dou conta... Você mandou a bola longe... Minha perninha é pequenininha!
Goleiro – E quem não luta pela bola, eu furo mesmo!
(Entra o terceiro)
Joagador dinâmico - Sou eu! Eu sou muito dinâmico... Estou o tempo todo ocupado... (Faz aquecimento e entra no maior pique)
Anjo – Mas senhor jogador, a vida está passando... (Corre sem sair do lugar e não vê a bola)
Jogador dinâmico – Eu estou correndo, não está vendo?
Anjo – Mas você não sai do lugar!
Jogador dinâmico – Estou tentando, mas é tanta coisa que eu faço... Deixa assim... Estou correndo e a vida vai bem assim...
Anjo – Mas a vida está passando, a bola está indo... Os zagueiros estão levando... Você não está vigiando...
Jogador dinâmico – Quê isso! Eu controlo a minha bola de longe... Do jeito que está vai bom!
Goleiro – Vem bolinha, com o titio! Menos um gol!!
(Entra novo jogador)
Jogador drogado – Agora sou eu... Ah... Que essa bola é uma “droga” e eu estou doidinho pra ficar livre dela... E enquanto isso vou tomando uns “birinight”, fumando uns cigarrinhos... Ô seu goleiro... Dá um jeito aí, pô!
Goleiro – Vou te ajudar seu moço... Vem bolinha! Esse coitado entregou sua bolinha na minha mão... E sabe o que eu faço com quem me dá a vida? Puf! Eu furo!
Anjo – Mas não é assim o Vidabol! É o futebol da vida! Tem que levar a bola, driblar os zagueiros e fazer o gol pra Deus! Tem que se respeitar as regras... Ser vigilante... Lutar pela bola... Sempre atento ao chamado da trave para fazer o gol...
(Entra novo jogador)
Jogador vigilante – Senhor eu me habilito! Vou jogar o Vidabol e ensinar essa meninada como fazer o Gol! Vou levando Deus comigo... Pode soltar a bola!
Goleiro – Opa... Quem é esse aí? Robinho? Pode vir que eu já fui goleiro até do (falar o nome de um time da região ou algum famoso) Vou te quebrar! Vou até incentivar meus zagueiros para terem mais cuidado com esse aí... (e chama mais a desigualdade, a injustiça para reforçarem a defesa)
Jogador vigilante – Quebrar nada! Tô com Deus! Deus está comigo! Vamos Senhor! Estou vigilante! Não vou desanimar! E vou derrubar esse goleiro do mau e abrir o caminho do gol de Deus para vocês crianças! Vocês querem fazer o gol ou não?
Narrador – E nosso jogador passa pelo egoísmo... Pela ambição... Dribla o orgulho... Dá um chapéu na injustiça... E lá vai ele para a frente do gol... O goleiro vem atrás da bola... Pedala Robinho! Dá uma pedalada de cá... Outra de lá... Dribla o goleiro... Ichiii... O goleiro volta para o gol desajeitado... Estou sentindo... Vai Robinho! É GOOOOOOOOLLLLLLL!
Narrador – Pois é crianças... Assim como o Robinho fez o gol, nós também precisamos aprender a fazer o nosso...
Vamos com alegria, nos preparando para o Natal... Num bonito gol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário