quinta-feira, 3 de novembro de 2011

AS BEM AVENTURANÇAS- Mt 5-12



CELEBRANDO NESTE DIA OS SANTOS E SANTAS DE DEUS.

Animação:
música a escolha do grupo

Perguntar se eles sabem o nome de alguns Santos, pode-se contar a história da vida de um santo, falar da importância de cada um de nós buscar a santidade.

Oração:Fazer um Oração de louvor com as crianças. Encerrar com a Oração do Pai Nosso e Ave Maria (com gestos )
Evangelho: As Bem-Aventuranças

(Sugestão- utilizar fantoches, ou contar )
Menina - Aninha
Menino - Luizinho

Menina : Bom dia crianças... (espera resposta...)
Bom dia Luizinho
Menino : Bom dia (Luizinho fala bem desanimado)
Menina: ô Luizinho você tá parecendo tão triste e desanimado....
Menino: É hoje eu tô triste mesmo.
Menina: Mas o que aconteceu com você ?
Menino: É lá em casa...
Menina : O que aconteceu na sua casa ?
Menino : Briguei com meu irmão, e quando minha mãe foi falar comigo acabei respondendo pra ela... E até palavrão eu falei... Ai que raiva do meu irmão ...grrr Ele é muito chato mesmo...É ele que me irrita demais.
Menina : ô Luizinho então é isso que tá te deixando triste assim...
Às vezes a gente faz coisas que não deveria fazer. E no fundo a gente sabe que está fazendo errado. E acaba ficando triste .... desanimado...
Menino: E é tão ruim quando a gente se sente assim...
Menina : É Luizinho, mas Jesus veio para que nós não precisássemos nos sentir assim. Jesus convida quem está cansado e triste para aprender com Ele.
Menino: Como assim ?
Menina: É Luizinho hoje por exemplo no Evangelho Jesus nos ensina uma receita de felicidade.
Menino: Receita de felicidade ?? Como assim ?
Menina : É alguém sabe o que significa bem aventurado que Jesus falou no evangelho ?
( espaço para as crianças participarem .)
Bem aventurado quer dizer felizes...
Quem quer ser feliz ?
Menino: Eu quero (Luizinho levanta a mão bem rápido)
Menina : Eu também (Aninha levanta mão também) E vocês crianças ?
Menino : Então vamos rever uma parte dessa receita e tentar entender o que Jesus vem nos ensinar...

(Escrever algumas das bem aventuranças abaixo colocar em uma caixa e pedir para as crianças ir tirando e lendo. Ex Felizes os pobres de coração.
O Fantoche que fará o complemento:Jesus nos ensina a ser humildes.)

Criança:Felizes os pobres de coração. Menina :( Jesus nos ensina a ser humildes)
Criança:Felizes os que choram pois Jesus consola. Menina :(Jesus nos ensina a enfrentar nossos problemas com otimismo )
Criança:Felizes os mansos .Menina :( Jesus nos ensina a sermos calmos)
Criança:Felizes os misericordiosos.Menina :( Jesus nos ensina a sermos caridosos)
Criança:Felizes os limpos de coração.Menina: (Jesus nos ensina a sermos honestos e puros)
Criança:Felizes os pacificadores.Menina: (Jesus nos ensina a procurarmos a paz e não a guerra)

Menina : Sabe o que é Luizinho, Jesus com seu amor tão grande por nós Ele quer ver a gente feliz. E Ele sabe que só seremos felizes quando seguirmos Seus ensinamentos.
Deixa eu perguntar para alguma criança aqui...
Quando você briga em casa ou na escola você se sente feliz?

(deixar responder)

Não né .... Ninguém é feliz com raiva no coração... Por isso Jesus nos ensina para perdoar pois Ele sabe que só assim você será feliz...
Entendeu Luizinho ?

Menino : Entendi e gostei muito. Jesus é demais !!! Toda essa conversa me deu uma vontade de rezar...
Menina : Então vamos rezar todos juntos..
Eu falo e vocês repetem...
Jesus querido, eu quero ser feliz seguindo os Teus ensinamentos, mas às vezes é tão difícil... Por isso eu lhe peço meu Pai. Vem nos ensinar, vem nos ajudar a fazer a Tua vontade. A seguir a Tua receita de felicidade. Eu amo Teus ensinamentos. Eu te amo meu Deus querido. Amém.

Atividades: pinturas e brinquedos

Nenhum comentário:

Postar um comentário